domingo, 30 de dezembro de 2018

Eduardo Bonnin Aguilló - 100 anos - 4 Maio 1917-2017

acontecimentos
                                  Eduardo Bonnin Aguilló - 100 anos - 4 Maio 1917-2017


                                     


      Eduardo Bonnin homem da Acção Católica em Espanha, que percebeu desde muito cedo que tinha de conquistar os ambientes, cada metro quadrado para Cristo, que não bastava cumprir os  serviços mínimos de um Cristão, viver os Sacramentos e ir Missa 1 vez por semana, era preciso fermentar os ambientes, conquistar os ambientes  atravês da vertebração de Ideias, ir ao encontro dos que influenciam esses mesmos ambientes. Para isso tens de te encontrar contigo mesmo, com Deus e com os outros e isso é possivel vivendo uma vez a experiência de um Cursilho de Cristandade. 
     Eduardo Bonnin vivia os Movimento sempre em obediência á Igreja, á  Hierarquia, ao Bispo, sempre á luz do Evangelho.
       E tudo começou com uma preparação de jovens numa peregrinação a Santiago de Compostela, mas a visita á prisão de Maiorca com os Condenados , foi o episódio marcante.   Depois como em tudo os «Revolucionários» são ultrapassados pela própria historia, acontecimentos e o Movimento dos Cursilhos ganhou fronteiras, ou foi mais alem - Ultreia-, e está espalhado pelo mundo. Eduardo viveu sempre na sombra, não gostava de protagonismo, isso obtiveram quiçá outros, mas o grande «cérebro» do entraçado dos Cursilhos foi de Eduardo,  outros têm mérito  sem duvida Monsenhor Sebastian Gaya, entre outros,   os tripè de Bonnin  Cristo, Pessoa e a Amizade.
        Convido a todos os cursilhistas  a lerem a Biografia e o Pensamento deste grande génio, autodidacta. Mais que um movimento, criou massa fermentada para a seara do Senhor Cristo; a Igreja.

disse 



Sergio Neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário