domingo, 30 de dezembro de 2018

A Mensagem de Fátima, sem hipocrisia

  REFLEXÃO,                       


                                                A Mensagem de Fátima, sem hipocrisia

                                                             

                                         

   13 de Maio é dia Nossa Senhora de Fátima, dia que lembra mais uma aparição da Virgem Santíssima  na Cova de Iria,  aos Pastorinhos - Francisco, Jacinta e Lúcia-, aparece num contexto de extrema necessidade para o Pais devoto, ainda a «braços com um regime politico que lhe era hostil, onde ser Católico ser símbolo de antigo-regime - leia-se Monárquico-. Afonso Costa já havia «corrido» com as ordens e institutos religiosos,  os bens haviam sido expropriados, a Igreja circunscrevia-se à «Sacristia», para agravar tudo este clima a Republica foi obrigada a entrar numa Guerra, os favores pagam-se, se em África era a sobrevivência dos territórios ultramarinos, já o envido de tropas para campos da Flandres - o CEP - foi o que se pode dizer enviar «carne para canhão», tropas mal preparadas, uma guerra mal explicada, o resultado foi o conhecido, mortes, mortes e mais mortes.  É este o panorama das aparições, um Portugal fechado, rural, crente - é certo e o mais importante-, tivemos pois a sorte de Nossa Senhora escolher o nosso território para se manifestar e  «pedir» que rezássemos o Terço todos os dias, deixou também um legado - mistérios-, que já foram revelados desde o Papa que sob a sua protecção foi salvo num atentado - São João Paulo II, a conversão da Rússia e o fim da Grande Guerra, são as três grandes mensagens de Fátima.  

  Cenário : 

  - 1917 Portugal  rural, fechado, os crentes precisavam de ajuda.  Nossa Senhora de Fátima aparece neste contexto.
     -  Necessidade de afirmação dos Crentes fase novo regime. 
     - Portugal envolto na Grande Guerra 1914-1918.
     - Chegada ao poder do regime Comunista Marxista - Leninista na Rússia


 Mensagem :

     - Pacificação da guerra e protecção de Portugal 
     - Conversão da Rússia e do Leste Europeu
     - Protecção Evangélica do Papado
     - Devoção Evangélica à Nossa Senhora do Rosário 


  Aproveitamento: 

      - Perseguição aos Pastorinhos
      - Desprezo da Igreja  da época.
    -Com Estado Novo a «Mensagem » de Fátima será aproveitada; o contexto guerra a isso ajudou.
     - A visita de Paulo VI, aproxima a Igreja desta devoção popular. embora as posições deste Papa fase à guerra no Ultramar Português crie um clima de crispação com o Governo de Salazar.
     - Aproximação definitiva da Igreja com os milagres de Fátima acontece com a aurora da liberdade em que a conferência Episcopal estabelece a Sede em Fátima.
       - Hoje o Santuário é uma grande Cidade Religiosa, um pólo de Congregações, Institutos, Organizações todas ligadas á Igreja, é a grande Sede do Catolicismo em Portugal.



      Fátima é mais do que expressão de Fé, é pertença do povo,foi o povo crente que levou  Fátima ao Santuário Mariano mundial que é hoje, a Igreja unicamente deu expressão disso e tira proveito desta devoção popular.  De local culto, premonitório, Santuário altar do mundo. Hoje é comummente aceite que Fátima é local peregrinação, promessas, devoção, sacrifício. À volta de Fátima o Turismo religioso desenvolveu uma industria hoteleira com um peso enorme na economia local e regional, hoje já falamos no eixo  Leiria-Fátima, como região de turismo, portanto os interesses já estravazam muito para alem da mensagem pioneira de Fátima 

         Fátima hoje é já um «fenómeno à escala mundial», que o seu crescimento é sustentável desde que seja pensado, coordenado por todos os interessados; Igreja, Estado, Poder Local, Autoridades Policiais, Industria Hoteleira, cidadãos «peregrinos» que têm de ser ouvidos, pois as mortes que recorrentemente acontecem nas estradas a caminho de Fátima deve acabar. 

Soluções: 

- Criar caminhos oficiais onde a segurança de todos seja o principal,
- Regulação pontos de paragem, estadia, organização espaços, parques merendas, 
-Todas as autoridades envolvidas à cabeça  Igreja que não se pode limitar ao Santuário e sua gestão, tem de ser gestão integrada, muito para alem do religioso.


   Viver a mensagem de Fátima pela oração, mas dar condições de acesso ao templo, 2017 está ai à porta, muito há que fazer.


tenho dito 

Sérgio neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário