domingo, 17 de maio de 2020

Querida Amazonia - Exortação Apostolica Pós-Sinodal - reflexão


Documentos da Igreja
 

                                Querida Amazónia - Exortação Apostólica Pós-Sinodal* - reflexão

                                   






     O Papa Francisco não pára de nos dar documentos para ler, estudar, mastigar e refletir, nunca li tantos documentos da Igreja do que neste Papado.
     Lê-se tudo muito bem, apesar de ser uma linguagem simples, tem muito sumo, retira-se para alem dos Sound Bytes, existe muito para trabalhar, maturar, discernir, realizar no concreto da vida.
      Foi assim com Alegria do Evangelho, Alegria do Amor, Louvado Seja.
     No rescaldo do Sínodo da Bispos que se realizou em Roma de 6 a 27 de Outubro 2019,saiu um documento Documento Amazónia : Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral.
     Fica aqui uma síntese do que para mim me tocou mais nesta exortação apostólica que marca também a celebração de mais um ano de Papado de Francisco. Já lá vão 7 anos.  A perfeição!
  •    A Amazónia é um todo plurinacional  3, pp6
  •   Tudo o que a Igreja oferece  deve encarnar-se de maneira original em cada lugar do mundo, para que a Esposa de Cristo adquira rostos multiformes, 6 pp 7.
  •  Francisco tem 4 sonhos para Amazónia :
  1.  Sonho com uma Amazónia  que lute pelos direitos dos mais pobres  7 pp 7
  2.  Sonho com uma Amazónia que preserve a riqueza cultural  7 pp 7
  3.  Sonho com uma Amazónia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural.. 7 pp7
  4.  Sonho com comunidades Cristãs capazes de se devotar e encarnar de modo na Amazónia que deem á Igreja rostos novos traços amazónicos.

  •   O nosso é o Sonho duma Amazónia que integre e promova todos os seus habitantes...que deve integrar a justiça nos debates sobre  o meio ambiente para ouvir o clamor da Terra como clamor dos pobres.  8 pp 9
  •  ....Isto favorece os movimentos migratórios....Por isso o clamor da Amazónia não brota apenas do coração das florestas , mas também do interior das suas cidades 10, pp10
  •  Estamos a ser afetados pelos madeireiros, criadores de gado e outros terceiros. Ameaçados por agentes económicos que implementam um modelo alheio nos nossos territorios ...somos uma região de territorios roubados 11 pp11
  • Já o meu antecessor , Bento XVI  denunciava a devastação ambiental da Amazónia ...a Amazónia  tem sido apresentada como  um enorme vazio que deve ser preenchido 12 pp11
  • Ás operações económicas , nacionais ou internacionais que danificam a Amazónia e não respeitam o direito dos povos nativos ao território e á sua demarcação... Não podemos permitir que a globalização se transforme num novo tipo de colonialismo 14 pp13
  • ....Não é salutar habituarmos-nos ao mal; faz-nos mal permitir que nos anestesiem a consciência social... 15  pp 14
  • Os Bispos da Amazónia brasileira recordam que a Historia da Amazónia revela que foi sempre uma minoria que lucrava á custa da pobreza da maioria 16 pp 15
  • É , nos dias de hoje, a Igreja não pode estar menos comprometida, chamada como está a ouvir os clamores dos povos amazónicos .....«peço humildemente perdão, não só pelas ofensas da própria Igreja, mas também pelo crimes contra os  povos nativos durante a chamada conquista da América .....Aos membros dos povos nativos agradeço e digo novamente que  com a vossa vida, ois um grito lançado à consciência....19, pp 17

 Agora no ponto seguinte Francisco faz quanto a mim a maior referencia, desta exortação apostólica, uma apelo a todos, á consciência social de todos e de cada um, no respeito de todos, mal Ele sabia que meses depois estaria o Povo Amazónico ameaçado , como está com esta Pandemia, sobretudo o que habitam no território Brasileiro.*1

  •   Sentido Comunitário  A luta social implica capacidade de fraternidade, um espírito de comunhão humana Então sem diminuir a importância da liberdade pessoal.....A vida é um caminho comunitário onde as tarefas e as responsabilidades se dividem e compartilham em função do bem comum 20 pp18
  • Cristo redimiu o ser humano inteiro e deseja recompor em cada um a sua capacidade de se relacionar com os outros 22 pp 19
  • Não podemos excluir que membros da Igreja tenham feito parte das redes de corrupção, por vezes chegando ao ponto de aceitar manter silêncio em troca de ajudas económicas para as obras eclesiais 25 pp 21
  • ...Trata-se de reconhecer o outro e aprecia-lo como outro....27 pp 22
  •  O objetivo é promover ; isto porem não implica colonizá-la culturalmente...cultivar sem desenraizar, fazer crescer sem enfraquecer a identidade promover sem invadir 28 pp 23
  • ....para evitar esta dinâmica de empobrecimento humano, é preciso amar as raízes e cuidar delas, porque são um ponto de enraizamento que nos permite crescer e responder aos novos desafios 26 pp27
  • ....Alegra-me ver aqueles que perderam o contacto com as suas raizes tentarem recuperar a memoria danificada 35 pp 28

 Francisco agora no ponto 37 toca no pormenor que se torna pormaior a meu ver, talvez o mais importante a questão das raízes, dialogo e compartilha  independentemente da fronteira, transformar-se em Ponte.

  •  É a partir das nossas raízes que nos sentamos á mesa comum,lugar de dialogo e de esperanças compartilhadas.Deste modo , a diferença, que pode ser uma bandeira ou uma fronteira, transforma-se numa ponte .........Uma cultura pode tornar-se estéril , quando se fecha em si própria e procura perpetuar formas antiquadas de vida.....  Se não progredirmos nesta direção de corresponsabilidade pela diversidade que embeleza a nossa humanidade  37, pp 29 e 30
 Culturas ameaçadas , povos em Risco

  •   ....A desintegração das famílias....a família é . e sempre foi , a instituição social que mais contribuiu para manter viva as nossas culturas  39, pp30
  •   Em qualquer projeto para a Amazónia é preciso assumir a perpectiva dos direitos dos povos e das  culturas. 40 pp 31
  • ajudar o coração do homem a abrir-se confiadamente àquele Deus que não só criou tudo o que existe, mas também se nos deu  a si mesmo  em Jesus Cristo.......As Palavras de Bento XVI quando dizia que, ao lado da ecologia humana, a qual , por sua vez, requer uma ecologia social 41 pp 33
  • Se o cuidado das pessoas e o cuidado dos ecossistemas são inseparáveis..... Abusar da natureza significa abusar dos antepassados, dos irmãos e irmãs, da criação e do criador, hipotecando o futuro...... .A terra tem sangue e está sangrando , as multinacionais cortaram as veias da nossa  Mãe terra. 42 pp 34
   
Francisco muito critico para com o abuso dos Ocidentais e das suas multinacionais que exploração os recursos de forma abusiva não só para as populações , mas também para a Mãe Natureza.


  •   O equilíbrio da Terra depende também da saúde da Amazónia. 48 pp38
  •   Não basta prestar atenção á preservação das espécies, mais visíveis e, risco de extinção. É crucial ter em conta que para o bom funcionamento dos ecossistemas , também são necessários os fungos, algas, os vermes.....49 pp 39
  • Se a chamada por Deus exige uma escuta atenta do grito  dos pobres e ao mesmo tempo da Terra 52 pp 41 e 42.
  • ....Por nossa causa , milhares de espécies já não darão gloria a Deus com a sua existência, nem poderão comunicar-nos a sua própria mensagem. Não temos direito de o fazer 54 pp 42 e 43
  • Pelo Contrario se entrarmos em comunhão com a floresta, facilmente a nossa voz se unirá à dela e transformar-se-á em oração 56 pp 44
  • Por todas estas razões , nós os crentes encontramos na Amazónia um lugar teológico, um espaço onde o próprio Deus se manifesta e chama os seus filhos 57  pp 44
  • ....se não mudarem as pessoas, se não forem incentivadas a adotar outro estilo de vida, menos voraz, mais sereno, mais respeitador, menos ansioso, mais fraterno 58 pp 45
  • A Igreja , com a sua longa experiência espiritual, a sua consciência renovada, sobre o valor da criação, a sua preocupação com a justiça , a sua opção pelo últimos 60 , pp46
  • Para quantos o encontraram , vivem na sua amizade e se identificam com a sua mensagem, é inevitável, falar dele e levar os outros a sua proposta de vida nova,62 pp 48

Para Francisco tal como já havia dito na Alegria do Evangelho é importante a Igreja chegar a todos e respeitar a sua identidade,não perdendo a sabedoria  Cristã transmitida ao longo dos séculos

  •  A inculturação empenha a Igreja num caminho difícil mas necessário 69 pp 53
  • ...Ele é também o Ressuscitado que penetra todas as coisas* 74, pp 56
 *Muito interessante como Francisco  trás para a exortação São Tomas de quino , um dos Doutores da Igreja, a maneira como Deus está nas coisas é tríplice : 
 -uma é comum, por essência, presença e poder.
- Outra pela Graça nos seus Santos
-A terceira , singular de Cristo , pela União.

  •     ....Hoje é indispensável mostrar que a Santidade não priva as pessoas de forças de vida e alegria  80 pp 61
  •    Por isso a Eucaristia pode ser fonte de luz e motivação para as nossas preocupações pelo meio ambiente, e leva-nos a ser guardiões da criação inteira. 82 pp 61 e 62
  •  O Concilio Vaticano II solicitara este esforço  de inculturação da liturgia nos povos indígenas mas passaram-se  já mais de cinquenta anos e pouco avançamos nesta linha  82 pp62
  • ...As nossas celebrações deveriam ajudá-los a viver a experiência na liturgia Dominical e   encontrar a luz da Palavra e da Eucaristia que ilumina as nossas vidas concretas 83 pp 62 e 63

     Outro ponto que Francisco exige especial atenção, é mais do que um apelo à Igreja Amazónica, que a pobreza seja razão para não se admitir no seu seio.  Ele bate muito nesta tecla.

  •   Uma Igreja transformada numa Alfandega 84 pp 63
  •  Segundo a Igreja a misericórdia pode tornar-se numa mera expressão romântica, se não se manifestar concretamente no serviço pessoal 84 pp 63
  • A pastoral da Igreja tem uma presença na Amazónia, devido em parte á imensa extensão territorial , com muitos lugares de difícil acesso, grande diversidade cultural, graves problemas sociais e a própria opção de alguns povos se isolarem 85 pp64
  •  O modo  de configurar a vida e o exercício do ministério dos sacerdotes não é  monolítico, adquirindo matizes diferentes nos vários lugares da Terra..87 pp 64

   Curioso Francisco faz muito isso recorre a escritos de Papas anteriores, agora para explicar, as funções de um Sacerdote, o devir, as obrigações , recorrer a São João Paulo II, e explica que mais do que hierarquia, não se está acima dos outros mas ao lado dos outros.

  •    Alguns pensam que aquilo que distingue o sacerdote seja o poder, o facto de ser a máxima autoridade da comunidade, mas São João Paulo II explicou que , embora o sacerdócio seja considerado  hierárquico, esta função não equivale a estar acima dos outros mas ordenar-se integralmente á santidade dos membros do Corpo Místico de Cristo 87 pp 65
  • ....Ele é a cabeça da Igreja porque tem o poder de comunicar a graça a todos os membros da Igreja  85 pp 65
  •  Isto é o meu corpo, Há outras palavras que só ele pode pronunciar . Eu te absolvo dos teus pecados 88 pp 66
  •  Os leigos poderão anunciar a Palavra, ensinar, organizar as suas comunidades, celebrar alguns Sacramentos, buscar varias expressões para a piedade popular e desenvolver os múltiplos dons que o  Espírito derrama neles  89 pp 66
  • A Eucaristia é também o grande Sacramento que significa e realiza a unidade da Igreja 91 pp 67
  • Precisamos de promover o encontro com a Palavra e o amadurecimento da Santidade 93 pp 68
  • Uma Igreja de rostos Amazónicos  requer a presença estável de responsáveis leigos, maduros e dotados de autoridade 94 pp 68
  • A vida consagrada ,capaz de diálogo, síntese encarnação e profecia....mas faz-lhes falta  um novo esforço de inculturação  95 pp69
  • .....Estabelecer , entre as Igrejas locais de diversos países sul americanos que estão na bacia Amazónica , uma pastoral de conjunto com prioridades diferenciadas 97 pp 70
  •  .....A transumância amazónica não foi bem compreendida nem suficientemente elaborada do ponto de vista pastoral 98 pp 70
  •    ....As mulheres mantiveram a Igreja de pé nesses lugares com admirável dedicação e fé  ardente 99 pp 71
  • ....As mulheres prestam à Igreja  , a sua contribuição segundo o modo que lhes é próprio e prolongando a força e a ternura de Maria , a Mâe 101 pp 72
  • Numa Igreja Sinodal, as mulheres , que de facto realizam um papel central nas comunidades amazónicas, deveriam poder ter acesso a funções inclusive serviços eclesiais que não requeiram a Ordem Sacra e permitam expressar melhor o seu lugar próprio....Daqui resulta também que as mulheres tenham uma incidência real e efetiva na organização 103 pp 73
  • Nós Católicos , possuímos um tesouro nas Escrituras Sagradas 107 pp 75
  • ...Temos também uma grande riqueza nos sete Sacramentos.....firmemente em Jesus como único Redentor do Mundo, cultivamos uma profunda devoção á sua  Mãe.   107 pp 78
  •  Como Cristãos a todos nos une a Fé em Deus, o Pai que nos dá a vida  e tantos nos ama


    Mal sabia o Papa Francisco o que se seguiria um mês depois na Amazónia, no Mundo com o COVID 19, um documento que era como um grito de alerta para Mundo, para América detentora da Amazónia, para a Pastoral local, hoje sabemos que a debandada de aldeias, é grande para o interior da Selva, com todas as consequências que daí advém., fica um excerto da oração Á Mãe Amazónia

   « Em vós confiamos, Mãe da Vida!
      Não nos abandoneis
      nesta hora escura.
     Ámen »

Mais um documento para mastigar, pensar, discernir!

Saudações em Cristo

Sérgio Neves



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Fontes utilizadas para reflexão deste post:

*Exortação Apostólica pós-sinodal  Querida Amazónia, Fevereiro 2020, Paulinas Edições.

*1https://brasil.elpais.com/planeta_futuro/2020-04-23/a-dupla-ameaca-para-os-povos-da-amazonia.html
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