quarta-feira, 20 de maio de 2020

Abusos Sexuais na Igreja ..cheira mal!


Reflexão
                                                   Abusos  Sexuais na Igreja ..cheira mal!

                                

          Este triste episódio de abusos sexuais dentro da Igreja e que são denunciados na comunicação social (1), devem ser penalizados cível e criminalmente de forma exemplar, é que para alem das vitimas, as que parecer serem crianças, é uma chaga aberta, que desmobilizada, afasta as pessoas, pior é que põe toda a gente em cheque na Igreja, Padres, Leigos, religiosos e religiosas, afeta mais os homens,  que como orientadores grupos de jovens, catequistas, professores moral fica tudo envolvo neste lamaçal, espero que a hierarquia , os leigos que saibam destes casos os denunciem, é uma vergonha, como se pode evangelizar neste clima.
        Devem ser tomadas medidas mais perenes, grupos mistos de catequese,  falar abertamente do assunto parece tabu, deve haver uma rotatividade na pastoral, de modo a não permitir que quer leigos, Religiosos e Religiosas, Consagrados estejam mais do que 5 a 10 anos nas mesmas Paroquias, Dioceses, de modo justamente a não permitir que o medo, a denuncia possam ser abafados, esquecidos.
      Atualmente os mecanismo estão aí.mas é triste ver que os casos continuam, pena foi que estivéssemos tantos pontificados a esconder, este vírus dentro da Igreja, com os casos conhecidos nos EUA, Irlanda, França, Alemanha e em Portugal também.  Perdeu-se tanto tempo no Pontificado de João Paulo II, que depois por pressão da opinião publica, levou Bento XVI a renunciar, por isto e também por escândalos fiscais e financeiros.
        Uma Igreja que amo, prezo, mas que suscita este divisionismo, falatório pelas piores razões, bem sei que a pedofilia, abuso de menores, violência Domestica são chagas espalhadas um pouco por toda a sociedade e instituições , mas como diz a sabedoria popular, «com os outros posso bem», preferia não escrever este post, mas se soubesse de algum caso no seio da Igreja denunciava-o, sem qualquer duvida.
         Calor está que a Igreja, somos todos os Batizados que todos os dias fazemos coisas boas, milagres, o milagre da normalidade é o que mais acontece, sabemos isso, e isso não é noticia, mas «como a mulher de César não basta dizer que é séria, tem de ser seria».
      Tudo o que seja comportamentos de abusos, prepotência, de Clérigos e Leigos, á luz do direito canónico é desde logo punível, quanto mais numa sociedade - e bem - mais despertar para estes assuntos em que é crime publico.
        Doa a quem doer, apurando-se os factos, reunidas provas e denuncias escritas e periciais, é de punir, exemplarmente. É triste haver este mancha, que estraga todo o pano, mais do que uma chaga é um prego na Cruz do Senhor.
       Bem sei que a Igreja é muito mais que um par de doentes, possuídos, que no seio da Igreja espalham o medo, desamor, desesperança, afastamento.
        Coragem para CEP, para seguir em frente, e não é só de casos de abusos sexuais, mas de todos os comportamentos desviantes que possa existir no clero, abusos de funções. A Igreja é feita de homens logo pecadora, sabemos isso, mas é uma Instituição em que a Moral, Ética, Respeito são matrizes que não se pode manchar.
          Numa Semana em  que a Igreja lembra a Comunicação Social, tem aqui a Igreja um parceiro com que deve contar, sabemos que a presunção de inocência  é uma mais valia até transito em julgado, mas o afastamento compulsivo nesses casos deve ser imediato e ensinar-se nos seminários como lidar com estas situações pedindo mesmo suspensão cargos, funções e ministérios. Porque a Igreja está acima de tudo, claro que as pessoas têm direito a defender-se, mas os tempos da moral, confiança, ética, não se compadece com os tempos da Justiça.

Disse
Sérgio Neves
       
_________________________________________________________________________________
Fonte que li para escrever este post.

(1) https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/igreja-ja-analisou-doze-queixas-de-abusos-sexuais?ref=CmaoMinuto_DestaquesPrincipais&n=1

_________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário