REFLEXÃO,
As Palavras impulsionadoras do Papa Francisco para as vocações
Na semana passada invocamos as Vocações, sobretudo as consagradas, é já uma pratica, uma tradição que na Paroquia a que faço parte é costume rezar-se não só nesta semana , mas durante todo o ano rezamos no final de cada Eucaristia, do Terço, da exposição do Santíssimo Sacramento esta Oração :
Coração Sacerdotal de Jesus , Santificai os Sacerdotes
Coração Sacerdotal de Jesus, Multiplicai os Sacerdotes
Coração Sacerdotal de Jesus, atuais, atuais pelos Sacerdotes
Nossa Senhora do Rosário de Fátima , Rainha do Clero,
Rogai pelo Santo Padre, pelos nosso Patriarca, por todo o Clero e pelos nossos Seminários
Talvez tenha sido isto que já nos levou ater tantas vocações na Paroquia, o Hugo Santos, Sérgio Mendes, Rui Gregório, Joaquim Loureiro, para alem da Verónica que se está a consagrar também.
Portanto a oração individual, comunitária, perseverante, leva a bons frutos, resultados.
O Papa Francisco com a capacidade de comunicar que se lhe reconhece, leva-nos a meditar nas vocações através de 4 palavrinhas (1): - Gratidão
- Coragem
- Tribulação
- Louvor
Parecem simples, de rápida reflexão e resposta, mas depois de meditarmos cada uma delas leva-nos a percorrer a nossa responsabilidade, nem todos somos chamados, nem todos somos os escolhidos, sabemos que é Deus que vem sempre ao nosso encontro, é sempre Ele que Capacita os incapacitados, e não escolhe os a partida são capacitados. É Ele e sempre Ele a vir ao nosso encontro.
Partindo da Gratidão , como é bom nós reconhecermos que houve quem nos levasse a fazer uma caminhada, na vida da Igreja, Pais, Catequistas, Orientadores de Grupos de Jovens, Consagrados e Consagradas e Sacerdotes.
O esforço, a oração que muitos e muitos fazem para que alguém tenha a coragem de dizer sim a Deus, eis a outra palavra que nem se quer deveria existir porque se acreditamos no Senhor, Ele nunca nos falta, portanto um ato que aos olhos dos Humanos é uma virtude, a Coragem, para Deus é um desígnio que deveria estar logo entendido no nosso ADN Batismal.
Tribulação, uma Palavra que demonstra bem o que nós seres humanos somos, frágeis, egoístas, pequenos, ignorantes, perante o mundo, perante Deus, com o nosso pecado , deitamos tudo a perder, perdemos tempo, desviamo-nos do chamamento, do caminho,da nossa vocação mas apesar disso Ele está sempre connosco. Caminha ao nosso lado, mesmo na tribulação, no pecado, na tentação, aceita as nossas opções de vida, acolhe-nos como Pai, se duvidas tenhamos, basta ler a Parábola do Filho Pródigo.
Louvor , encaminhados que estamos para a vocação, no caso Sacerdotal, consagrada, devemos louvar, bem dizer o Nosso Criador todos os dias da nossa vida, porque ser Consagrado, Consagrada, Sacerdote é uma dádiva, uma tenção de Deus. Como dia a passagem da Sagrada Escritura « São muitos os convidados , mas poucos os escolhidos». Os seminaristas, futuros Sacerdotes devem louvar também por todos, os que anos a fio rezaram para que a sua vocação fosse uma realidade. Que nunca se esqueçam de uma comunidade de Amor, que por Eles rezou, acreditou, doou tudo o que tinha.
Francisco fala ao coração das pessoas , humildes, reabilita todos os escrito de Papas ulteriores, faz missão, caminho, a todas as periferias quer chegar.
Saudações em Cristo
Sérgio Neves
______________________________________________________________________________________________________________________
Fontes que me inspiraram para realizar este Post:
(1) https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/mensagem-papa-francisco-dia-mundial-vocacoes-2020.html
_______________________________________________________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário