LIVROS RELIGIOSOS
Evangelhos Apócrifos - 2 ª edição 1999- Editorial Estampa.
Da minha Biblioteca - 2 ª edição
Nota Previa :
Tenho este livro na minha estante faz mais de 10 anos certamente, oferecido pelo meu compadre António Ribeiro, não sei porque peguei nele agora, num momento em que me sinto muito mais próximo, em Oração, Palavra de Deus á mensagem de Jesus.
Curioso também tem sido os últimos post, que parecem ser afastamento da Igreja, mas antes, sinto que tenho de ser Igreja, afinal sou Batizado, a Igreja somos nós, todos os batizados, portanto também Eu.
Devo dizer que como aprendiz de Historiador, faz sentido a sua leitura, tinham que existir mais fragmentos de cronicas, relatos , escritos da vida de Jesus, da sua Infância, dos pais adotivos de Jesus, do tempo de Jesus, dos amigos e contemporâneos de Jesus.
Com este post inicio uma nova etiqueta « Livros Religiosos», que não são documentos oficiais da Igreja, embora falam dela, portanto faz sentido estar neste blogue e não no Ensaios de Historia e Estoria.
* Falando deste livro, o que Ele suscitou em mim, foi estranho, não me afetou a Fé, antes pelo contrario , tenho a humildade para perceber que se os +70 livros que compõe a Bíblia Cristã e Católica, são fruto da tradição, estudo, inspiração de Deus, que têm sido sucessivamente estudados anos a fio, por exegetas,Teólogos, Historiadores , portanto quem sou eu para pôr em causa, agora suscitou questões, problemáticas que me ajudam a perceber, aprofundar a Fé.
Em forma de estante a Bíblia Católica, na tradição dos 70, traduzida do Grego tem estes e não outros livros, segundo os entendidos porque são estes que são fieis ensinamentos, relatos da tradição Judaico-Cristã, são os que comparativamente com outros escritos ( Apócrifos)não se contradizem, não contam factos não demonstráveis noutras fontes, ou porque simplesmente os Teólogos, Exegetas, Doutores da Igreja e Teólogos provaram não serem livros fidedignos por não são inspirados por Deus, alem de que contam pormenores irrelevantes das figuras centrais do Cristianismo primitivo, da Figura de Jesus, Maria e José.
* O livro em questão joga com termos Apócrifos (1), que quer dizer segundo os autores , é todo aquele livro que não segue os Cânones, saem fora da regra, do estabelecido, aquele escrito escondido, vagueando pelo dicionário apócrifo é o mesmo que dizer coisas escondidas (2) , por oposição aos Evangelhos Sinópticos (3) são aqueles três Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas que relatam, descrevem os Mistérios de Jesus de forma comum e Gnósticos (3) que também são apócrifos, por relatam a vida dos primeiros cristãos , neles se destacam os Evangelhos de Tomé, Maria, Filipe, são considerados livros perdidos da Bíblia que a doutrina pouca relevância lhes dá, mas que certos episodios da vida de José, Maria serão explorados pela Fé popular e que chegam aos nossos dias, embora não estejam consignados na Bíblia comummente aceite por todo o crente.
Os apócrifos suscitam duvida, levantam ou podem levantar duvida aos Cristãos, mas para os investigadores levantam duvidas quanto ás origens( 4), relatam em muitos casos aspetos não muito bonitos, «católicos» das personagens.
Relatos da infância de Maria, de Joaquim e Ana seus pais,o que podem contribuir para esclarecimento, doutrina da Igreja, foi excluído da Bíblia, no entanto os Cristianismo Católico é sobejamente Mariano.
Portanto depois de ler este livro percebo que existem fragmentos destes livros, portanto tem fonte histórica (5) , não os aceitamos mas Eles aí estão, puderam ser documentos falsos, relatos ficcionais, mentiras, literatura distorcida da realidade, mas que entraram pela Fé popular, algumas tradições advém, ou são alimentados justamente por estes escritos dispersos, com origens muitos deles desconhecidas, de difícil comprovação.
Urge se calhar refletir sobre eles. Este livro obrigou-me a reflectir sobre Eles.
Eis algumas questões que me suscitou:
-Como contrariar estes Evangelhos que falam da Infância de Jesus, Maria quando na Bíblia tradicional existe um hiato de tempo entre Nascimento Jesus, depois só se fala do Menina já na Sinagoga com 12 anos, depois há novo hiato de tempo até entrada em Jerusalém já adulto?
- Porque razão não se dá relevo á vida de Jesus da sua meninice até estado de Adulto partindo do Evangelho Pseudo- Tomé?
- Porque se descredibiliza tanto o Evangelho de Tiago?
- Porque se diz que os Evangelhos, textos Apócrifos não são inspirados por deus , quando relatam e exprimem os sentimentos de pessoas convertidas?
- Porque se esconde, desvaloriza a infância de Jesus? Porque fez disparates e travessuras como qualquer Criança?
- Porque não relatar a vida da Família de Jesus, dos seus pais?
- Porque razão só se quer abordar um Jesus ,figura publica, Filho de Deus, e não um Deus, feito Homem?
Em resumo este livro levanta duvidas, é bom a Fé , ser espicaçada, revolta, nada é dado por adquirido, de facto as profecias realizam-se para indicarem elas próprias o anuncio (6), de facto José na Bíblia dos 70, é uma figura desvalorizada, secundaria, mas no Evangelho de Tomé, é amplamente falada, descrita.
No fundo os Apócrifos tentam chegar onde os Evangelhos Sinópticos se calam, não seguem esse caminho, Tomé é dos que mais segue outro caminho (7).
Os Evangelhos ou textos Apócrifos, são expressão também dos opositores, aos novos convertidos,são a expressão de correntes minoritárias, aproveitam os hiatos de tempo (8), com estilos muito dispares dos Sinópticos é verdade.
Os Evangelhos Aproficos são também designados por Evangelhos Estrangeiros.
Os Apócrifos dão destaque a José,Maria, põe o Jesus a falar muito mais da ressurreição e como ressuscitados, achei curioso os escritos sobre José, o Carpinteiro, de tradição Árabe, se fale dos numerosos anjos, com Miguel o distribuidor da bondade e com Gabriel o distribuidor da Luz( 9).
Ficamos com a perceção dos inúmeros textos, Evangelhos Apócrifos , temáticos , como os da Infância de Jesus, Judaico-Cristãos portanto dos primeiros cristãos, da Paixão, tradição popular.(2)
Eis a lista de Evangelhos Apócrifos que são relatados no livro:
- Evangelho de Tomé
- Evangelho de Bartolomeu
- Evangelho de Pedro
- Evangelho de Filipe
- Evangelho dos Egipicios
- Evangelho dos Heberus
- Evangelho de Maria Madalena
- Evangelho dos Nazarenos
- Evangelho dos Ebionitas ou 12 Apostolos
Saudações em Cristo
sergio neves
________________________________________________________________________
Fontes para alem do livro utilizadas:
(1) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp 9-12
(2) https://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifos_do_Novo_Testamento
(3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelhos_sin%C3%B3pticos
(4) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp 13
(5) esconstruindoateologia.blogspot.com/2014/04/por-que-nao-aceitamos-os-evangelhos.html
(6) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp31
(7) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp32
(8) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp33
(9) Evangelhos Apócrifos - 2ª edição 1999- Editorial Estampa, pp29
__________________________________________________________________________