terça-feira, 21 de abril de 2020

Igreja peregrina que sempre esteve no terreno!

REFLEXÂO,

                                             Igreja peregrina que sempre esteve  no terreno!


                                               



      A Igreja Portuguesa e muito menos a Conferencia Episcopal Portuguesa têm um spin comunicacional, que lhes permite  dourar a pílula, criar alavancagem, para aparecer nos principais mass media do pais, mas desde o inicio da crise sanitária, já estava no terreno , aliás como sempre está.    Quer por ação das Paroquias, dioceses, movimentos de leigos e institutos.
       Todos sabemos, ou pelos menos deveríamos saber que muito do assistencialismo do pais em termos de geriatria é suportado pela Igreja, com certeza que  a titulo privado, costeado pelos utentes e famílias, na sua totalidade, ou em parte, ou mesmo em parceria com o Estado.
        Mas há mais na distribuição de refeições são muitas as instituições e Paroquias, neste particular no Porto, a Igreja Senhora da Conceição,, o projeto Porta Solidaria.
         A Caritas Diocesana, por esse pais fora, as Misericórdias, a Comunidade Vida e Paz na ajuda a Famílias Carenciadas e aos Sem Abrigo disso são exemplo, claro que não é noticia o facto do Santuário de Fátima ter doado vários ventiladores, mas fê-lo, porque a Igreja está no terreno desde sempre,não é de agora.  
        As  conferencias Vicentinas por esse Portugal fora e ilhas também.
       A Igreja está lá mas não precisa de se pôr de bicos de pé , para que se saiba que faz,  rege-se pelo Evangelho « não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita»
       A Igreja está lá, porque a Igreja é a comunidade dos Batizados, se nós fazemos, logo estamos a fazer Igreja.
      Desenganem-se as más línguas, a Igreja viva, dos Leigos, está sempre no meio da massa, no meio da sociedade.

 disse
Sérgio Neves


disse

Sem comentários:

Enviar um comentário