terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O que a Igreja deve se bater!

REFLEXÂO,
                                                              O que a Igreja deve se bater! 

                                       
                                                  



     A Igreja é a Assembleia dos Batizados, que foi criada por mão de Deus, instituída a Pedro, foi o primeiro ocupar o lugar de Chefe, é criação de Deus, Santa por Natureza, mas porque tem nos batizados os seus membros é pecadora por natureza também.  
     Ao longo dos Séculos foi se adaptando , marcando o seu tempo, soube sempre ler os sinais dos tempos, já teve um poder despótico, indesejável aos olhos de hoje, nós que somo filhos da Revolução o Francesa, filhos do Concilio Eucumenico do Vaticano II.
    Chegados aqui com todos os problemas, defeitos e virtudes, urge que os Srs.Padres, Cardeais, Bispos, consagrados e Batizados percebam o seu papel como sal e fermento neste mundo cada vez mais individualista.
     O Pontificado de Francisco tende a abrir a Igreja para o Mundo e o Mundo para a Igreja e parece-me que não é  por proselitismo, mas por sedução, testemunho.
     Ora a corrente reformista de Francisco , não é mudar por mudar, porque todos sabemos que as modas duram estações, e na Ética e da Moral não é como mudar de roupa,  ou seja , cor, estilo, estamos no reino dos valores, agora tem a Igreja - tenho Eu como constitutivo dessa Igreja , que para chegarmos aos Irmãos, ao outro, tenho que dar atenção, justamente ao outro.
    Todos os Cristãos Batizados têm valores que não abdicam como o Mistério da Santíssima Trindade,  Virgindade de Nossa Senhora,  Sagrada Família, Sagrada Eucaristia, a eternidade, valores da Vida.
    Agora não quer com isto dizer que devamos repudiar, esquecer, afastar, mesmo que seja afastamento com amor e caridade , irmãos que por vicissitudes da sua vida tiveram de praticar crimes graves, praticar a interrupção voluntaria da  gravidez, suicídio, a morte assistida, divorcio,uso de meios anticoncecionais, tenho para mim que a liberdade de consciência, de relação individual com Deus, não quero com isto banalizar estes atos, mas perdão, tolerância , acolhimento,  caridade deve estar sempre presente, porque tudo isto pode acontecer com quem está perto de nós, familiares, filhos, amigos.
     A Igreja tem valores seguros defesa da  Vida , da Paz, mas também valorização da pessoas humana, do individuo, da relação entre os povos, da solidariedade, do amor, , fraternidade, caridade.



     Antes de censurar é acolher.
     Antes de apontar,  é orar.
    Antes de criticar é  escutar.
    Antes de  afastar é  atrair.
    Antes de impor é seduzir.
    Antes de influenciar é testemunhar.
    Antes de opor é dar esperança.
    Antes de virar costas é dar atenção.
    Antes de criar muros é construir pontes.

Feliz ano de 2020 para todos ! 

Saudações em Cristo 

Sérgio Neves

João Domingos Morais Braz descanse em Paz!

ACONTECIMENTOS,
                                            João Domingos Morais Braz descanse em Paz!

                                    

      O Sr.Padre João Braz que pude me cruzar com Ele, quando era equipista  juntamente com a minha esposa Dora, nós como casal  casal de ligação á equipa em que o Sr.Padre era conselheiro espiritual, podemos sentir o grande carisma, poder da palavra, sem grande necessidade de colocar os galões por assim dizer. 
     Muito ponderado, calmo, com um poder de palavra e profundidade teológica.  A sua imagem condiz com a sua postura, muito atento aos outros, parte com 58 anos, o Senhor por certo teve nele o Pastor calmo, ponderado, exigente , cordial, seguro de si. 
      Deixa obra firmada em Alqueirão, Mem-Martins, agora estava em Alcabideche, parte 29 anos de sacerdócio com marca grande como já referi na Vigaria de Sintra e nas Equipas de Nossa Senhora.
     Como ex-equipista, descanse em Paz,por cá espalhou concórdia, amor, verdade, serenidade e fraternidade entre os crentes. Á extinta equipa de Mercês I composta pelo casal Henrique/Esmeralda e tambem Piedade e Jorge Varandas bem hajam e muita força.
       Aos meus amigos que foram desde Setembro de 2018 paroquianos do Srs Padre em Alcabideche Zeca, Luísa, Olinda, Jorge, temos a certeza que a eternidade é o limite portanto havemos de nos encontrar lá.

   disse 

sergio neves

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Familia valor sagrada !

REFLEXÃO,

                                                                    Família valor sagrada !

                                               


    Que fique claro que como Cristão a família que tenho como referencia é a Sagrada Família de Maria e José.  Agora não quer com isso dizer que não perceba que nos dias de hoje, porque tenho ler os sinais dos tempos as pessoas se constituam com outras visões de família, mas tenho para mim que no fundo têm a Família de Jesus a grande referência no amor, da caridade, na solidariedade, paixão, não tenho que impor esta Família, feita do amor de um homem com uma mulher, no meu caso desde há 25 anos aproximadamente-, foi a família que nunca tive, afinal a Minha era divorciada e Eu nasci de uma relação extra-conjugal, portanto mais do que ninguém aceito todo o tipo de relaçoêss familiares, não digo que esta ou aquela forma de fazer família são melhores ou piores são diferentes, mas a referencia maior é a SAGRADA FAMILIA, agora mais uma vez digo que temos de saber acolher os outros, com amor, caridade, é possível haver amor, gratidão, caridade, harmonia entre um casal do mesmo sexo, em recasados, em concubinato,    sim é possível, e tenho a plena certeza que o  amor misericordioso de Deus atua nesta famílias também.  
      Tenho a convição, a Fé, que todas as famílias são imagem de Deus, claro está que a Igreja,, nós crentes temos de defender aquela em que nos identificamos, que sabemos que é modelo, mas acolher as outras também deve ser o nosso objetivo, dentro daquilo que são as nossas possibilidade e responsabilidades.  
     Devemos acima de tudo rezar por elas, aproximar aquelas que é possível «limpar » para receberem o Sacramento do Matrimonio, as outras  acolhe-las, rezar por elas, aproxima-las da Igreja, porque todos somos filhos de Deus, todos fazemos falta, só assim nos conseguimos salvar.
     Um enorme obrigado á minha Família Domestica, mas também há família alargada,  preciso dela, sempre, rezo por Ela e pelo seu sucesso, mesmo nas horas boas e más.

Saudações em Cristo

sergio neves
                                           

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Voluntariado na CSI -Irmas Hospitaleiras

ACONTECIMENTOS,

                                          Voluntariado na CSI -Irmas  Hospitaleiras

                                    
         Imagens dia 8 de Dezembro Missas das 11h30 Igreja da Casa de Saúde Idanha

                                     No altar o compromisso de mais de 30 voluntários





                  Em comunidade Hospitaleira, junto de Doentes, Irmãs, paroquianos,  Profissionais e familiares orgulhosamente fizemos compromisso, honrando desta forma quem tão bem nos acolhe, recebe, que saibamos e saiba levar o lema de São Bento Menni : 

                                                      «   FAZER O BEM ,BEM!»



      Faço este post nao para me gabar, envaidecer, sou voluntario na Casa de Saúde da Idanha sim , com todo o gosto, de há 2 anos para cá que faço   parte desta grande família, tenho crescido como família, como voluntario e como Acólito que  uma vez nao puder exercer onde deveria na Paroquia, venho a Paroquia vizinha exercer -e ainda bem-.
     Mas falando do voluntariado que faço na Unidade 14, mais do que interagir com os doentes desta unidade e leva/los para serviço religioso, e aprender com eles, pelos testemunhos de vida, de amor, fraternidade e  gestos que recebo, mais do que dar é o receber.  
     Uma Casa onde se faz jus ao nome que se eleva a Hospitalidade.
    Ano após ano faço a renovação do compromisso de voluntario e espero assim tenha forças, comportamento, comprometimento, vir aqui escrever outro post de agradeçimento a Nosso Senhor por fazer parte desta  multinacional da Hospitalidade, que é a Comunidade Hospitaleira. 
    Foi dos momentos mais fortes deste meu Advento.
    Bem hajam a todos os amigos Hospitaleiros,

disse 

sergio neves 
        

domingo, 15 de dezembro de 2019

Sêde tolerantes com todos!

REFLEXÂO
                                             Sêde tolerantes com todos!

                                     


2ª leitura do III Domingo do Advento , Ano A.
                                             
LEITURA II – Tg 5, 7-10
Leitura da Epístola de São Tiago
Irmãos:
Esperai com paciência a vinda do Senhor.
Vede como o agricultor espera pacientemente
o precioso fruto da terra,
aguardando a chuva temporã e a tardia.
Sede pacientes, vós também,
e fortalecei os vossos corações,
porque a vinda do Senhor está próxima.
Não vos queixeis uns dos outros,
a fim de não serdes julgados.
Eis que o Juiz está à porta.
Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência
os profetas, que falaram em nome do Senhor.


      Esta leitura de hoje, foi como um murro no estomatite,  daquelas leituras sempre atuais, e que estava a precisar de ouvir, meditar e levar no coração para o meu dia a dia.  de facto no Advento tempo por excelente para despojamento, libertar o saco das nossas misérias,  fragilidades, limitações.
       É fácil e atrevido apontar o dedo ao outro, fazer melhor é que é mais dificil.
       Ser paciente como o agricultor que apesar das adversidades não desiste, não vira as costas e não se pôe a criticar este e aquele.
        Julgar para não sermos julgados, o tempo se encarregará de dizer quem afinal tinha ou não razão.

disse 

sergio neves    

sábado, 14 de dezembro de 2019

Tempo de Advento . unico!

REFLEXÂO,



                                                            Tempo de Advento . único!


                                        




    Tempo do Advento, tempo propicio á reflexão, ponderação, recolhimento  interior por um lado, mas de entrega aos outros, prepara-se durante 4 semanas o Natal do Senhor, da barriga de Maria nasce a vontade de nos despojarmos de nós mesmo e irmos ao encontro do outro.

     Neste tempo de Advento tenho experimentado isso, nos testemunhos que tenho recebido:
  •  Os testemunhos de ultreia
  •  A fé a ser posta á prova
  •  O banco alimentar que me envolve na recolha de alimentos , mas mais do que isso, gestos de solidariedade inter-geracional.
  •  As missas penitenciais   ás 6h30
  • Os terços para pedir as melhoras de doentes , especialmente os oncológicos
  •  A missa do Parto que pude participar, tradição de novena em tempo de Advento  de tradição Madeirense.
  •  Os concertos de Natal dos jovens
  •  A inscrição para  Lanche de Natal no Estabelecimento da Carregueira.
  •  A festa do Compromisso dos Voluntários da CSI -IH
  •  A procissão da Nossa Senhora da Conceição da Idanha
  • As Mudanças solidarias da CVPAZ a famílias
  •  As reuniões de grupo
  •  As formações temáticas
     Tudo tem sido aproveitado , falta uma boa confissão e exame de consciência,  porque estamos sempre a pecar, a desviar a rota, preferirmos  o caminho largo ao estreito, tem sido preenchido mas muito enriquecedor.
     Tempo de Advento é isso, tomada de consciência que o que fazemos é sinal de Deus em Nós, presença de Deus para os outros e nos outros, é caminho, nunca é chegada.

disse

sergio neves

sábado, 7 de dezembro de 2019

A mentira é como o Azeite ..., a hipocrisia é igual!

REFLEXÃO,

                                       A mentira é como o Azeite ..., a hipocrisia é igual! 


                                           
 
      Sou muito exigente comigo sobretudo quando me empenho no que faço na Igreja e fora dela, nos ambientes, choca-me a lata, a falta de vergonha, dos irmãos na Fé, que fazem mal aos outros, pisam os outros, mal tratam os outros,  dizem uma coisa e depois fazem outro diametralmente oposta, são gabarolas, gostam de dar nas vistas, pior são os que não têm a noção do mal que fazem aos outros, por estes dias pude ver uma pessoa, a fazer isto, numa palestra disse para toda a gente ouvir que  « VÊ CRISTO SEMPRE NOS OUTROS, VÊ SEMPRE AS RISCAS BRANCOS -BOAS DAS PESSOAS» fim de citação, Eu nem queria acreditar, no que estava ouvir, pois nem colocou a tónica que por vezes erra, já nem pedia que tivesse a hombridade de dizer que naquela sala devia um pedido de desculpas, mas que houve uma vez que isso não aconteceu, que ficou cega e mal tratou um irmão, ridicularizou-o,  agiu mal, pior abandono o movimento, grupo, e a gora volta como se nada tivesse acontecido.  Repito não está em causa o erro, porque todos erramos, aliás nem tenho magoa, rancor, perdoei, fiz questão de dizer que estava tudo bem, esperava agora alguma coragem, não a pessoa mentiu, foi hipocrita e estragou tudo de belo que disse, porque o resto  foi excelente, mas neste ponto não foi verdadeira.
     O que estava sarado ficou agora exposto novamente, o que me leva afastar, esta frase diz bem o que me vai na alma.
      Hipocrisia, revela-se nestas coisas.  Bastava a pessoa dizer que nem sempre vejo as riscas, já aconteceu  - que nesta sala estava um irmão em que deixou de ver as suas riscas brancas e vi só as pretas-, mas não  propaganda-se o que não se é.  Só me resta afastamento, vou para onde só mais util.

Disse

sergio neves 

sábado, 2 de novembro de 2019

Uma Igreja local distante dos necessitados!

REFLEXÃO,

                                              Uma Igreja local distante dos necessitados!

                                          





       É muito bonito ver o Papa Francisco a pedir ás Paroquias, aos Padres, aos Presbíteros para estarem próximos de quem sofre, dos necessitados, de evangelizarem nas escolas, nos ambientes, e o que vemos é Senhores Padres preocupados com o seu lugar, com as celebrações - que são importantes atenção-, com a construção de novas Igrejas e espaços de culto, do alto dos púlpitos, em seminários e ações de formação criticarem os leigos, exigirem que tenham mais filhos , que sejam mais fieis á Igreja,  mas depois quem assim fala, procede de forma diferente, afasta os crentes, onde podiam ajudar, não o fazem, criticam o abandono dos seniores, mas depois também não contribuem para que hajam centros de dia e lares nos próprios Centro Paroquiais.
       Uma Igreja que quer que os Leigos estejam nos ambientes, a defender a Doutrina Social Igreja, mas depois esta   tanto  «come com uns como com outros » dependendo dos interesses locais, regionais ou de Estado.  
        Ainda há dias vi um Padre apelar para que quando votássemos verificássemos os programas dos partidos , o que defendem em relação aos princípios da Igreja, e Eu pergunto o que tem a Igreja com isso? O que contribuiu para o bem comum?  O que poderia fazer e não faz? Não deveria estar na linha da frentes no combate á pobreza, desigualdades, em ajudar necessitados, em ajudar os casais e as famílias com a construção de creches, lares e centros de dia?  Não será essa também a sua vocação?   Evangelizar pelo exemplo e não pelo proselitismo,  não uma Paroquia que se limita ao rito e Evangelizar mas também na Caridade.
        Todos as Unidades Pastorais deveriam ter  ATL, JI, Creches, Centro de Dia, Lares para fazer a ponte entre infância, Adolescência e 3º idade.
         Fico triste com o afastamento da Igreja das necessidades sociais, e não só as necessidades espirituais e religiosas.
           Este post não é contra neguem é uma constatação. A Igreja não se deve substituir ao Estado, mas estar ao seu lado na ajuda e estender também o seu braço de Mãe para com os que necessitam , que se calhar somos todos nós. 
            Claro que isto dá trabalho, precisa-se de Padres, Diáconos, Leigos motivados, prestáveis para fazer isto, e não é só em  Misericórdias, mas nas Paroquias e Unidades Pastorais.

disse 

sergio neves

domingo, 29 de setembro de 2019

Catequese sobre O Misterio da Igreja - Pe.Jacnto Farias

ACONTECIMENTOS,


                           Catequese sobre  O  Mistério da Igreja - Pe.Jacinto Farias
                                       


    O inicio da Catequese na minha paroquia ficou mais enriquecido, com esta Catequese, reflexão do Padre Jacinto Farias -Deohniano-.
     Não é que o que tenhamos ouvido fosse novo, mas fez-se eco, deve fazer-se, os Catequistas mais do que tudo, do que transmitir é testemunho, vivência, mais do explicar , é viver o que se explica.
     A Fé vive-se e celebra-se, vive-se o que se transmite.
     No fundo a Catequese é a transmissão da Fé que se acredita.
     Mas tudo parte da Igreja, no Mistério celebrado na Liturgia , daí a importância que participar na Santa Missa todos os Domingos e sempre que se possa noutros dias.
    A Igreja é Palavra e Corpo, a Igreja é corporal, manifestação visível,  dos Sacramentos
    O Padre Farias insistiu muito no ponto da Oração,  não tens o que fazer , reza, reza ainda mais, porque nunca é demais.
     Partindo de leituras Bíblicas, desenvolveu o seu raciocínio foi fantástico.
      Falou da importância dos Sacramentos, mesmo os de cura, são momentos em que podemos pôr á prova a nossa Fé, tentar perceber o  que Deus quer para nós nesse momento,mas nunca perder a dignidade.
      Viver sempre no mesmo fundamento.Igreja é família, Comunidade Apostólica..
      Gostei imenso e deu-me grande animo para mais um ano, agora com outra responsabilidades.


disse

sergio neves

Irmã Antonia Pinho, assasinada brutalmente! Onde estão as feministas em sua defesa?

REFLEXÃO,
            Irmã Antónia Pinho, assassinada  brutalmente!  Onde estão as feministas em sua defesa?


                           



    A irmã Antónia Pinho, era uma serva de Deus, que utiliza a mota  para fazer a sua pastoral junto dos excluídos da sociedade, adorada por todos, chegava ao coração das pessoas, vivia para ajudar os outros, foi brutalmente assassinada e violada, tratando-se de uma consagrada religiosa Católica, não teve a defesa dos movimentos feministas, da esquerda como se fosse uma mulher qualquer.  ou seja dois pesos e duas medidas.
   É pena por aqui se vê como é tratado os assuntos em que envolvam  sacerdotes , freiras, são vitimas de crimes bárbaros,   mas a  sociedade trata de os tratar de forma diferente, não vi o BE, o Mais, a comunidade LGTB, outras ONG a virem a terreiro a exigir a responsabilização de quem quer que fosse, nem uma palavra. Pois é da Igreja,!
   É neste coisas que se vê, como os radicalismo, tornam-se arrogantes, distantes, não estabelecem pontes.
    A Irmã não precisa que a defendam, porque morreu mártir, a sua Fé salvou-a, o criminoso esse será julgado pela justiça dos Homens e só Deus sabe o que fazer com a sua alma.
     Deixei passar varias semanas para perceber o que diriam os demais partidos, muito pouco, diga-se.

disse

sergio neves 

domingo, 22 de setembro de 2019

Padre Alberto Dias um exemplo

ACONTECIMENTOS,

                                           Padre Alberto Dias um exemplo

                                         

                               




   O  Padre Alberto  Dias está junto do Pai já algum tempo, mas deixou um legado na Vigararia da Amadora, mais propriamente nas Paroquias Queluz, Monte Abraão e Massamá estas ultimas onde as ajudou a «fundar», como Pastor era duro , mas doce ao  mesmo tempo, excelente confessor, de uma lisura, saiamos de lá aliviados, mas convictos que o pecado é de facto  uma perda de tempo.
   Por onde passou deixou marcas, mesmo na Paroquia de São João de Deus, á Praça de Londres, ninguém o esquece, prova disso pude testemunhar ainda nesta semana , tive Ultreia justamente no auditoria da Igreja, eis que vi esta oração que a Comunidade lhe consagra e de facto espelha bem o que foi este Pastor, Monsenhor.
    Padre Alberto Dias, muito grato pela ajuda que me deu espiritualmente, sempre consciencioso, próximo, sabia dizer as coisas certas da forma certa, sem humilhar, denegrir. 
      Mais vejo muito Srs.Padres a gabarem-se de terem construido isto e aquilo , quando foi a visão , a forma subtil de se rodear dos mais influentes que deu bons frutos quer para Massamá, quer para Monte Abraão.
       Deixo-vos com a oração digam lá que não é a figura do Padre Alberto Dias?

Saudações em Cristo.

sergio neves

sábado, 21 de setembro de 2019

Estive 10 anos num movimento saí...e os hipocritas não sabem por que razão

REFLEXÃO,

             Estive 10 anos num movimento saí...e os hipócritas não sabem por que razão
                             





      Não quero lavar roupa suja, neste blogue , mas é hipocrita andar por aí gente a divulgar, ou a denegrir a imagem de quem tanto deu a um dado movimento, saí sim porque as coisas não funcionaram,  as pessoas vivem os movimentos, os compromissos pela rama, os que se dizem Cristãos ainda são piores, t~em uma soberba do tamanho do universo,depois difamam. denegrirem, a propósito e a desproposito, é uma tristeza, é triste repito.
      Ver a figura de incoerentes,  a professarem o que não acreditam é triste isso sim.
    Da  minha boca não ouviram criticas, lamurias, acusações, simplesmente deixem em paz, esqueçam que existo, tenho mais que fazer e pensar., mas não me esqueço da hipocrisia, a suposta irmandade que existia afinal era balofa.
      É triste ouvir  por  outros a  hipocrisia, o desconhecimento, afinal o que se passou, estarei doido, ou querem-nos fazer ? São estúpidos ou querem fazer os outros de estúpidos?
      Pois se calhar querem passar uma imagem de coitadinhos, que tudo está bem  no reino da Dinamarca!|  Se calhar está optica deles. 
       Aos que acham ainda que têm razão vivam com Ela se isso lhes dá prazer, resposta,.

disse 

sergio neves 


Vou resistir mais um ano, por quem está mal nã Sou Eu

REFLEXÃO,

                                    Vou resistir mais um ano, por quem está mal não Sou Eu

                                             



   É triste quando nos sentimos escorraçados de um movimento, grupo , mas porque é que tem de ser Eu a sair, alguém me fez  pensar que não o devo fazer,
   Vou continuar, mesmo que não acreditem , porque na Igreja e na Vida faço-o por Nosso Senhor Jesus Cristo, deu-me a liberdade de escolher, apesar de incompreendido, apesar da hipocrisia e a cobardia de muitos mantenho-me fiel, vivo a Igreja cumpro se calhar o mínimo mas mantenho-me fiel.
   Se acham que me vão derrubar, estão enganados, vou ressurgir ainda mais forte, mesmo contra os adamastores desta vida,  mesmo que me tentem denegrir, desmoralizar, Eu sei o que Deus tem para mim. felizmente tenho amigos que me ajudam a pensar diferente, Sou útil.
   Estou para servir não para me servir, se não gostam que tenham a coragem de me expulsar.
 
 
  disse

sergio neves 

OS DESCARTAVEIS!

REFLEXÃO,

                                                       OS DESCARTÁVEIS!

                                             





   O Papa Francisco fala em descartáveis para os jovens e idosos, que são desprezados pela sociedade, mas no interior da Igreja quem pensa diferente, quem ousa pensar dissonante da maioria pelos vistos é descartável,  estou-me a borrifar para os cargos, os títulos, as responsabilidades, querem correr comigo tudo bem, mas pelo menos tenham o respeito, o carácter para me dizer não é vir a saber por outros que já não conto,  seja da de cargos da catequese , seja de cargos no MCC , por mim tudo bem , não esqueçam  de pelo menos me avisar, não vir a saber por outros, por mim tudo bem, mas pelo menos avisem.
  Se é esta Igreja que querem construir tudo bem, fiquem com Ela, porque Eu vou continuar adorar Deus, a sua Obra e não aquela que o Homem constrói.
   Não tenham medo o Sérgio Neves, não atemoriza ninguém,  já percebi que Sou descartavel, mas pelo menos digam-no na cara. 
    Eu resistirei a tudo por tudo o que faço é para Deus e não para os Homens,

Saudações em Cristo 
De colores 
 

Sérgio Neves 


terça-feira, 3 de setembro de 2019

Novo Cardeal Português -Dom Tolentino Mendonça

ACONTECIMENTOS,

                                         Novo Cardeal Português -Dom Tolentino Mendonça

                                       


 
     Ficamos todos muito contentes com mais uma eleição/nomeação de um novo Cardeal Português, enche-nos o ego, mas não trás novos fieis e não motiva jovens e não jovens para aderirem, ou se manterem fieis á Igreja de Cristo, aliás cada vez mais temos Igrejas vazias, centro Paroquiais ás moscas, a Igreja a ser substituída por outras formas de intervir na sociedade,os jovens não são chamados, a Igreja não sabe ou não quer chegar-se a Eles, pode ser paradoxal, mas neste momento em que temos o maior n º de Cardeais no Vaticano, 2 deles com forte possibilidade de ser escolhidos a meu ver para sumo-pontífices numa futuro eleição Papal,  em Portugal a Igreja esconde-se , envolve-se em polémicas que facilmente resolveria , tivesse capacidade não de embarcar em modas, mas ser reta, objetiva, transparente, sem perder a sua identidade, estar junto dos que sofrem, dos jovens, dos desprotegidos, mas simultaneamente tendo na sua génese as três grandes virtudes teologais: Fé ,Esperança e Caridade.   Nesta altura os Srs.Padres estão mais preocupados com as novas colocações em Paroquias, outros a fazerem força e agarrarem-se como lapas aos lugares que ocupam á décadas, sem se preocuparem com o rebanho, querem é agradar ao Bispo que os tutela.
      Entretanto a pratica religiosa é o que é, cada vez mais distante, quando é uma maravilha a Palavra e o alimento de Deus, alguém que nos ama como nós somos, com erros, pecadores, frágeis. 
       É muito bonito os politicos colarem-se a estes anúncios apostólicos e depois fazerem com que a Igreja desapareça de Escolas,Hospitais e  Prisões, é triste mas é assim.
      Uma Igreja que deixa de ser peregrina, que caminha ao lado do seu povo, mas aburguesou--se que se preocupa com os lugares, estatutos, meritos e não evangeliza, que não chega ás pereferias desta vida.
      É caso para dizer temos novo Cardeal, uau, mas a minha Paroquia cada vez mais é missa ao Domingo e pouco mais, porque o Sr.Padre está há mais 3 décadas e cristalizou e demovo pessoas,   e as que lá estão até por força da debandada agarram-se como lapas aos cargos, tachos, estatutos, verdadeiros beatos.
    Em resumo Dom Tolentino Mendonça é uma referencia intelectual, tal como o é Manuel Clemente, Pe-Hugo Santos,   mas para que nos serve se no nosso m2 a debandada e a pratica religiosa é o que é?


disse 

sergio neves 

domingo, 12 de maio de 2019

125 anos Irmãs Hospitaleiras em Portugal 1894-2019 «Um amor que recria»

ACONTECIMENTOS,

                      125 anos Irmãs Hospitaleiras em Portugal 1894-2019   «Um amor que recria»

                                             

              Igreja da Casa Saúde da Idanha!   Imagens dos Co-Fundadores das Irmãs Hospitaleiras:
                 São Bento Menni
                 Maria Josefa Recio
                 Maria Angustia  Gimenez



      Em boa hora em Janeiro de 2018, decidi fazer parte desta grande família que são as Irmãs Hospitaleiras, faço voluntariado nesta instituição ao Domingo, tenho uma Unidade atribuída, levo os doentes que queiram ir participar no serviço religioso; no caso a Celebração Eucaristia Dominical. Participo tambem quando posso, nos dias de festa, Natal, Triduo Pascal, feriados religiosos, para mim tem sido importante, pois da simplicidade das celebrações, aos exemplos de coragem, determinação dos doentes, a sua Fé, encorajam-me a continuar, a ser assíduo, participativo, tento participar nas acções de formação que a Instituição permite, existe um acolhimento, uma forma Hospitaleira de nos relacionar-mos, tenho tido grande apoio, foi-me pedido tambem para participar como Ministro Extraordinário, no caso como Acólito, na Distribuição da Comunhão,  faço o que posso,tenho bem presente em mente o grande lema da casa «Fazer o Bem  bem». No dia da vigília de oração pelos 125 anos de Presença  «um amor que recria, tive oportunidade de partilhar em Hora diante do Santíssimo Sacramento, o valor inestimável que as Irmãs Hospitaleiras têm na minha vida.

                                

        O carinho, atenção, a consideração que têm pelos seus voluntários, reflecte bem  o cuido pelo outro, nas suas mais diversas facetas, já sabemos que se entramos na casa como Funcionário, como Consagrado, Voluntário, somos até ao fim,de modos a que façamos o nosso trabalho seriamente, sem hipocrisias, todos a trabalhar para o conforto, bem-estar dos doentes.  Existem problemas, dificuldades, incompreensões, crises de crescimento, de passar de uma Instituição exclusivamente religiosa para uma unidade  Hospitalar Privada, mas nunca deve perder o seu carisma, o seu ADN, a essência, tenho de ler as cartas do São Bento Menni, que mais não é que os pensamentos, reflexão teológica deste Santo que é co-fundador desta grande obra Hospitaleira.
          Por mim fica o compromisso de mais empenho, estudo, ação para fazer mais numa instituição que há sempre tanto que fazer.
      Gostava de neste post dar uma palavra  á Irmã Arminda, que sempre me ouviu, respeitou, acolheu, desde a primeira hora esteve a meu lado nos momentos difíceis como o do falecimento da minha querida Mãe.   Agora que a irmã partiu para outra missão, noutra casa em Assumar, fica o muito obrigado.
           Deixo uma mensagem de São Bento Menni  que me foi dado numa pangela na noite da Vigília de Oração :

                                           



         Para  a frente, para a frente, para a frente ; por nós mesmos nada podemos, mas tudo podemos assistidos pelo poder de Maria .»     C 432*

*Carta de São Bento Menni  432.


          E  tambem as perguntas para uma reflexão mais pessoal :

      Consagro a minha vida a Maria? 
      Sinto-A como verdadeira MÃE que cuida de mim e me protege em cada momento?

disse

sergio neves 

domingo, 28 de abril de 2019

As pessoas têm fraca melhoria!|

REFLEXÃO,

                                                   As pessoas têm fraca melhoria!|


                                                 



        Interrogo-me constantemente pela falta de memoria que as pessoas no seio da Igreja, movimentos,  grupos têm,  andamos nas coisas sem reflectirmos muito sobre o que fazemos, o que testemunhamos, dizemos,  os nossos silencios, ausências, pequenas mentiras, omissões e depois admiramo-nos com o que acontece, como  injustiças, afastamentos, saídas, fugas, virar de costas, falta de partilha, vivência em comum, neste momento sinto isso, culpa de todas atenção, mas fico estupefacto como as pessoas vivem os compromissos, as partilhas.
              De facto nestas coisas quando se chega a uma beco sem saída, sem dialogo, sem espírito de equipa união, mais vale sair, e ter a coragem de deixar as coisas assim, assumir a culpa, do outro lado que fiquem com a razão - mesmo que não a tenham, porque de facto nem se apercebem do mal que fazem aos outros ou não fazendo mal, tambem não se chega-, portanto é melhor assim, o tempo tratará das feridas, do que ficou por dizer, talvez quem sabe individualmente um dia se diga alguma coisa.
             Para já  a união que pelos vistos nunca houve ou deixou de  existir, pelo menos que fique com o grupo que sobrou, saio sem mágoa, se calhar já vou tarde, tudo fiz para dar á volta cansei-me de ter de aturar tudo, aceitar tudo, agora  acham a minha saída absurda,  fico com a sensação que afinal nunca nos conhecemos, fica os momentos  bons vividos, os outros não importa agora falar. 
          Em jeito de comentário final de facto :      As pessoas têm melhor curta, fraca, ou então acham-se o centro do universo.
          Tenho pena dos que pelo meio nada contribuíram para um desfecho assim, em linguagem militar direi que são os danos colaterais.

disse 

sergio neves   


domingo, 7 de abril de 2019

Afinal , o que restou?

REFLEXÃO,

                                                                 Afinal , o que restou?


                 


    Da minha...perdão nossa passagem pelas Equipas, o que ficou, as amizades, as ferramentas individuais e em casal para  superação, convívio, relacionamento, com o Eu, com o Nós e com o Outro.   A importância de o Eu se abrir ao outro -  esposa ou esposo-, mas tambem aos outros, não ser uma ilha, dentro de uma ilha.    
       De 2010 a  Março de 2019  foram as reuniões de equipa, de sector, os encontros  Regionais, Nacionais, acções de formação, as festas varias, os jubileus de Sacerdotes e de outros casais, os retiros, as partilhas sentidas - enquanto as houve-, o Pôr em Comum - quando se fazia-, as orientações do Conselheiro espiritual - quando teve preocupação de as fazer-, no sector quando fizemos ligações, uma experiencia superlativa, única, esses momentos não se esquecem, os maus momentos com saídas de casais, do movimento mas tambem do Sacramento Matrimonio, a morte, algumas coisas que não tendo sido esclarecidas no seu devido tempo levaram a nossa saída. 
        No global foi bom, cumpriu-se, não chegamos aos 10 nos, foi pena, muita coisa ficou para trás, em prol do movimento, que é excelente desde que não seja adulterado os seus princípios, respeitados  cada lugar, quando há efectivamente uma harmonia  entre casais, no crescimento espiritual, quando se torna em meros encontros de amigos e conhecidos á volta da mesa - que  é bom que haja-, não pode, não deve ficar por aí. 
         Uns puxam por outros, atenção, caridade, o conselho oportuno  faz toda a diferença, quando o desleixo toma parte, o veneno está a correr no sangue da equipa, criando temores com cura irreparável, porque a essência da equipa fica ferida de morte. 
      Mas a vida continua, as amizades é o que mais fica, ficamos mais ricos, sobretudo como a imagem o traduz, no dever de sentar- a melhor ferramenta que podemos aplicar numa vida a dois.
        Bem hajam todos que se cruzaram connosco, ao longo destes anos, até uma dia, a seara é grande vamos trabalhar noutros locais e valências.
        Restou o dever de sentar.

Saudações  Equipistas 
sergio



terça-feira, 2 de abril de 2019

O Legado de São João Paulo II - 15 ANOS APÓS A SUA MORTE!

REFLEXÃO,

                                 O Legado de São João Paulo II  - 15 ANOS APÓS A SUA MORTE!
                                         

                                       






       Um Papa com um pontificado de mudança, de grandes convulsões, que teve de lidar com o fim do bloco Socialista, curioso porque se foi  Ele que ajudou a quebrar muros, cortinas, foi tambem  Ele que quis liderar a ponte religiosa e politica do leste com o ocidente, que ao mesmo tempo que falava para os jovens , era exigente e intransigente com a pratica religiosa, que era simultaneamente progressista e implacável contra os meios anti conceptivos, alguém que morreu no seu posto, sem abdicar, quando outros lhe diziam para resignar, Ele manteve-se até ao fim, imagem de marca, agarrado ao baco de Pastor, todo alquebrado , qual cântico Bíblico de David do Antigo Testamento.
     Lembrar que nasceu 18-05-1920 na Polónia, viveu tempos difíceis a guerra, do pós guerra, na Igreja no pós Concilio Vaticano II, alguém que concretizou a mensagem de Fátima, vez Dela o Altar do Mundo, tal era a sua devoção por Nossa Senhora.
      Um Papa que nos deixou em 02-04-2005 mas é eterno , no sorriso, na dedicação aos outros, pela estima que tinha pelos jovens, pelas visitas apostólicas que gostava de fazer.  Pelo que escreveu mas muito mais pela sua ação.
      

domingo, 31 de março de 2019

A aspiração de uma Equipa, grupo!


REFLEXÃO,
                                              A  aspiração de uma Equipa, grupo!

                                                 



     Num momento em que estou em rota de colisão com a natureza das coisas, dos factos, não porque não tenha pena de abandonar grupos, causas e carismas mas porque tambem contribui por inercia para que o desfecho fosse o anunciado à muito.  A falta de compromisso, fidelização, preocupação uns com os outros.  Ora a meu ver como isto não acontece, o equívocos, o afastamento, o fim das coisas  é uma normalidade.
    Então a meu ver o que deve ter uma equipa, grupo para crescer, em unidade, sabedoria e em graça:
  • Um líder, pastor,  conselheiro ou director espiritual à altura das circunstancias,que saiba moderar,   faça pontes, esteja muito à frente, no pulsar da equipa ou grupo.
  • Tem de haver harmonia entre casais, pessoas e individualmente
  • Havendo um problema algo pouco claro, devem parar e ver como ultrapassar uma dificuldade.
  • Não se deve promover o efeito bola de neve
  • Constituir grupo efectivamente e não grupos dentro do grupo
  • Não deve haver a hipocrisia
  • Quando se torna insustentável o relacionamento a saída deve ser encarada com naturalidade
  • Se for um grupo cristão, de espiritualidade conjugal, de primeiro encontro deve se caminhar e promover a vivencia dos sacramentos, regras, da folha de serviço
  • A fidelidade há equipa, grupo é um bem maior.
  • A confidencialidade é de ouro, quebrado isso perde-se tudo.
  • Deve com a saída preservar-se o que foi vivido no tempo e espaço.
  • O tempo encarregar-se-á de fazer ver quem tinha razão, ou não, se é que isso é importante.
  • As rupturas devem servir para quem fica para melhorar, não voltar acontecer.
  • Amizade, o reconhecimento devem ficar, no entanto não se deve forçar o que não se conseguiu em seu devido tempo.
  •  Dosear momentos de reflexão, partilha, alegria, discussão, não saltar tempos, viver cada momento como se fosse primeiro, único e o ultimo sob pena de  numa crise se arremessar pedras e coisas que se podia ter evitado e não se evitou.
  • Ter tempo para conhecer o outro, saber acolher, chegar ao outro, quantos grupos se unem , estão anos a fio juntos e não se conhecem?

      Um post  genérico, sem destinatários, que  é mera coincidência no tempo e espaço com a realidade, mas que ao longo da nossa vida pode, já aconteceu, o pode vir acontecer.  
          A união, a preocupação   com o outro, saber até onde se pode ir é garante per si de sucesso, longevidade e qualidade de relação, dar-se ao outro é o mote, devia  Eu repetir tantas e tantas vezes isso.

    disse 

sergio neves 



     

Desfidelização

REFLEXÃO,

                                           Desfidelização 


                                   

       Um dos grandes problemas de hoje dos grupos, movimentos, responsabilidade social, participação da sociedade civil, religiosa e não só é a desfidelização , as pessoas não se querem comprometer, porque isso implica tempo, espaço, dedicação, o egoísmo prolifera, ganha espaço, e mesmo quando alguém se dá aos outros, tem que se adaptar aos outros, nem sempre isso existe no lado oposto.
      Ou seja temos grupos, instituições, movimentos, acções sensibilização, participação em associações, no condomínio,  assiste-se a um envelhecimento porque os novos, casais, leigos em geral não se querem comprometer, até porque muitas vezes os grupos constituídos,  não estão solícitos aceitar os outros, falta relação.  Escolhe-se os amigos e conhecidos, não se quer fazer relação com quem se não conhece.
         O processo de desfidelização é fácil, porque descompromete, até podemos gostar, saber da existência,  da importância, mas mais coisas não, ou coisa nenhuma.
             Este processo que designo de desfidelização acontece, tende a alastrar, e com isso perdemos todos, assisto a isto nas Paroquias, Movimentos, Associações Desportivas, Pais, nas Eleições com taxas de abstenção, fraca participação dos jovens - que depois não querem ser descriminados-, o caminho não sei qual é , mas o actual conduz  a uma desvinculação  como sociedade.  O individualismo ganha espaço ao colectivismo  que é considero coisa de - comunista..
          Temos muito que aprender, depois ficamos todos muito admirados de ver sempre as mesmas caras.  O processo está em curso é pena, porque fragiliza as instituições.

disse 

sergio neves 

            

sexta-feira, 29 de março de 2019

Ecos da Mensagem de Dom Manuel para a Quaresma 2019!

REFLEXÃO,


                               Ecos da Mensagem de Dom Manuel para a Quaresma 2019!


                           


    Dom Manuel  com aquele ar cândido e doce,  nesta mensagem entregue com a mensagem do Papa e envelope para se fazer a renuncia, que alias no ano passado foi para diocese na Republica Centro africana.

    « A quaresma é sempre tempo de graça e conversão»

     Para mim tem sido uma perdição, das Quaresmas mais difíceis, porque chegado aqui com a mochila cheia de coisas inúteis, outras de importância mas que me dividem, que não me permite especializar, focar no essencial,  Ele é participar nas ENS, na Escola de Responsáveis do MCC, na CVPAZ, na Paroquia, em grupos  vários, Banco Alimentar, Ultreias, enfim, interrogo-me o que tem ficado para trás, o que podia ter feito bem e não fiz, o tempo que tenho dado sem que com isso pouco tenha evoluído.
      Ano após ano tenho retirado da Mochila o que já não consigo chegar, foi assim com as voltas de rua da CVPAZ, o Serve the City,  este ano com as ENS. grupos vários do Whatsapp, porque efectivamente não conseguimos chegar a tudo e a todos.    É  difícil os desmame , porque os laços existem, mas têm que ser dados estes passos, cada coisa tem o seu tempo. Não custa quando as relações já há muito estão envenenadas, a erosão  já havia feito o resto.
      Fazer o possivel, dar atenção à família aos mais próximos.

   « Já a conversão é, em si mesma, obra da graça divina, que não deixa de nos atrair para Deus»

       A confissão é importante, esta quaresma já o fiz por 3 vezes e parece que tenho de fazer outra vez não porque seja coisa muito graves, pecados graves, mas porque a Quaresma é este tempo propicio a revelações, escolhas, tomadas de posição que aos olhos dos outros possam ser loucura, mas são ponderadas, podem é ser seguidas , mas a hipocrisia não pode ganhar.   Mas é verdade que viver em Graça torna-nos mais fortes, protegido do maligno.


    «São  grandes as contradições que sentimos, entre o que devia ser e o que  o contradiz»

   É isso parece uma contradição, fazer escolhas , desinstalarmo-nos , era mais fácil manter-me nos grupos, nos movimentos, fazer numero, ligar a contagem do tempo e dizer a todos que faço parte de algo há tantos anos, e pergunto o que tenho ganho?  O que tenho evoluído? O que tem contribuído para crescimento  Espiritualidade?  Em bom português quem está mal muda-se.

  «....As trágicas noticias de violencia domestica..... A corrupção abala a confiança indispensável, à vida social..»
     

   Andamos todos atentos e bem a este flagelo da Violência domestica , as causas são mais profundas, como a corrupção isto porque lá está como sociedade desresponsabilizamo-nos, a tal  desfidelização a que nos sujeitamos, e depois claro porque não olhamos  uns pelos outros as consequências são trágicas.  Fechamos os olhos ou não queremos ver a violencia, deixamos nas mãos dos outros a administração da Polis, e queixamo-nos de haver políticos e uma elite corrupta.


« Filiação divina significa  viver de Deus para Deus, como Jesus com o Pai, no Espírito que os une...»

    O que me chateia e faz afastar de grupos , movimentos,relações é que apesar dos meus erros, defeitos, e são muitos, vejo que os outros fazem as coisas para dar nas vistas, serem reconhecidos, são uns gabarolas, não se importam de ter os holofotes da fama, da soberba,  Eu sou oposto disso, tenho  vómitos com situações dessas e vejo tanto isso na CVPAZ, MCC, ENS, Serve the City, portanto esse tipo de comportamento, e as  pessoas não têm vergonha nenhuma.  Esse tipo de coisas faz-me abandonar as coisas,  não consigo  dominar, tenho numa 1 ª fase melhorar não conseguindo, saio.  Pode não ser a melhor forma, mas é a forma que me deixa em Paz.

  «As praticas quaresmais - esmola, a oração e o Jejum»

    É um tempo propicio,  é possivel, reflectir sobre o que fazemos, o que podemos melhorar e sair, a Quaresma como já reflecti atrás, obriga-me a mudanças, é a época de mudança por excelência, penso pela minha cabeça, com a ajuda  de Deus, sei e já percebi que Ele não está de acordo com alguma coisa de faço e digo, mas não me abandona.

« Quando jejuares, que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que  está oculto, te dará a recompensa»

     A ingratidão é o que mais abomino noutro semelhante, é maior do que  Eu, fico danado, as pessoas comem muito queijo.   Esquecem-se depressa de quem lhes fez e quer bem.


   «....digamos, que religando-nos a Deus nos religue a tudo e a todos»


   Senti isso este ano daí a saída de certos grupos e movimentos, deixei sentir que estávamos ligados não pelo o essencial mas pelo superfulo,  que mais do que apresso humano, outras coisas fúteis no ligam, a clubite doentia  -o futebol , sempre o futebol., e não a verdadeira família que é a Religião, Igreja, aliás penso mesmo que  muitos nem pratica religiosa têm, pior é quando quem deve ser o Pastor se demite da sua função.

    «Quaresma há de levar.me da distracção  á conversão....»


    Não sei quantas pessoas vão ler este post, se é que alguém o vai ler, mas fica aqui uma pagina aberta, coração aberto e destroçado, este tempo de deserto é isso mesmo  reflexão, há coisas que não se revertem, ter coragem para tomar estas posições é difícil, agora é seguir em frente, acreditar que se calhar vou ter a melhor Pascoa de sempre,


   «....insistência  do Papa Francisco  numa Ecologia Integral que  supere de vez o egoísmo que desarmoniza  a totalidade que  devemos viver ....»


    Sim certas atitudes que tomo, dou por mim a pensar se sou só eu a ver assim, depois de muito ponderar e partilhar com algumas pessoas próximas chego á conclusão que afinal algo existe, só que uns superam , outros assobiam para lado, outros nem quer tomar posições, porque o que conta hoje em dia é a imagem.

   « A primeira lua cheia da Primavera que marcará como sempre a Pascoa deste ano, há de trazer nos bem mais do que isso, se nos encontrar melhores»

   Curioso que nunca tinha pensado porque razão a Pascoa é uma festa móvel,  eis uma razão tão natural como esta, a 1 ª lua cheia  da primavera, como nunca tinha pensado que a Anunciação de Nossa Senhora coincide com a Quaresma , a vida e a morte de mãos dadas, o desígnio de facto cumpre-se. 
     De facto a Quaresma como um horizonte Pascal que imagem bela e simples esta.


disse 

sergio neves 





    
   

segunda-feira, 25 de março de 2019

Ecos Mensagem Papa Francisco para Quaresma 2019!

REFLEXÃO,

                                    Ecos Mensagem Papa Francisco para Quaresma 2019!


                                       


      Está a ser uma Quaresma desafiante, onde tenho sido testado a toda a prova, o Chifrudo anda aí sem duvida!
       Tenho uma intolerância  á Hipocrisia, todos somo um pouco hipócritas tenho noção disso,  mas aquela hipocrisia que vem da terra, que esteve no fumeiro, e agora é servida aos pacóvios da Cidade, essa dispenso.
     O Papa Francisco nesta mensagem lembra que podemos caminhar para a realização  da Salvação que já recebemos, graças ao mistério pascal de Cristo. 
    Sempre que nos chama  a viver um itinerário de preparação , cientes de que tornar-nos semelhantes a Cristo....é um dom inestimável da misericórdia de Deus. 
       Como sabemos a causa de todo o mal é o pecado, que desde a sua aparição  no meio dos homens interrompeu a comunhão com Deus, com os outros e com a criação.
         Esta expectativa da criação  ver-se-á  satisfeita quando se manifestarem  os filhos de Deus, isto é quando os Cristãos e todos os homens entrarem  decididamente neste «parto» que é a conversão.
         Queridos irmãos e irmãs , a quaresma do Flho de Deus, consistiu em entrar no deserto da criação para fazê-lo  voltar a ser aquele jardim da comunhão  com Deus que era antes do pecado  das origens.


     Francisco bem apela á conversão mas esta Quaresma tem sido para libertar a mochila de instrumentos que não consigo tocar ao mesmo tempo, que me envenenam, que  tenho de fazer o desmame, falo das ENS, de grupos whatsapp, grupos adoc á pressão.
          
    
      Disse 

sergio neves 
        

domingo, 17 de março de 2019

FIM DE LINHA!

REFLEXÃO,

                                                                      FIM DE LINHA!



                                       


     Na vida de Igreja, movimentos, por vezes temos de dizer basta, estabelecer regras, ser coerente com Elas, abnegado, saber o caminho a trilhar ,mesmo que seja em contra -corrente, não ir a reboque das situações, alertar, avisar, de modo a que  durante o caminho se vão corrigindo passos, se a navegação não percebe isso, ou não querer perceber, então deve-se sair, a bem de todos, sem sentimentalismos, apesar da dor da despedida, do virar de pagina, acontece , faz parte da vida, crescer, estar num movimento para crescer ,caso contrario  é uma perda de tempo, engano, enganar-se a si e ao próximo.
      2010-2019 um caminho que fica para trás, foi bom enquanto durou, sair é um acto de caridade para com os outros, já que não houve  discernimento para perceber-se que o caminho estava a ser mal feito, ficar no apeadeiro, extinguir a linha, um fim de linha, pode ser  misericordioso.
       A todos que nos acompanharam na caminhado bem-haja, valeu a pena, no entanto lamenta-se que lá pelo meio da viagem, deixa-se de haver a fama  inflamada de outros tempos, de compreensão, caridade, atenção, agora fica o inevitável, até já , até sempre, até logo. Ficamos neste apeadeiro da Vida , o caminho faz-se caminhando.
       Até sempre.

disse 

sergio neves