terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O que a Igreja deve se bater!

REFLEXÂO,
                                                              O que a Igreja deve se bater! 

                                       
                                                  



     A Igreja é a Assembleia dos Batizados, que foi criada por mão de Deus, instituída a Pedro, foi o primeiro ocupar o lugar de Chefe, é criação de Deus, Santa por Natureza, mas porque tem nos batizados os seus membros é pecadora por natureza também.  
     Ao longo dos Séculos foi se adaptando , marcando o seu tempo, soube sempre ler os sinais dos tempos, já teve um poder despótico, indesejável aos olhos de hoje, nós que somo filhos da Revolução o Francesa, filhos do Concilio Eucumenico do Vaticano II.
    Chegados aqui com todos os problemas, defeitos e virtudes, urge que os Srs.Padres, Cardeais, Bispos, consagrados e Batizados percebam o seu papel como sal e fermento neste mundo cada vez mais individualista.
     O Pontificado de Francisco tende a abrir a Igreja para o Mundo e o Mundo para a Igreja e parece-me que não é  por proselitismo, mas por sedução, testemunho.
     Ora a corrente reformista de Francisco , não é mudar por mudar, porque todos sabemos que as modas duram estações, e na Ética e da Moral não é como mudar de roupa,  ou seja , cor, estilo, estamos no reino dos valores, agora tem a Igreja - tenho Eu como constitutivo dessa Igreja , que para chegarmos aos Irmãos, ao outro, tenho que dar atenção, justamente ao outro.
    Todos os Cristãos Batizados têm valores que não abdicam como o Mistério da Santíssima Trindade,  Virgindade de Nossa Senhora,  Sagrada Família, Sagrada Eucaristia, a eternidade, valores da Vida.
    Agora não quer com isto dizer que devamos repudiar, esquecer, afastar, mesmo que seja afastamento com amor e caridade , irmãos que por vicissitudes da sua vida tiveram de praticar crimes graves, praticar a interrupção voluntaria da  gravidez, suicídio, a morte assistida, divorcio,uso de meios anticoncecionais, tenho para mim que a liberdade de consciência, de relação individual com Deus, não quero com isto banalizar estes atos, mas perdão, tolerância , acolhimento,  caridade deve estar sempre presente, porque tudo isto pode acontecer com quem está perto de nós, familiares, filhos, amigos.
     A Igreja tem valores seguros defesa da  Vida , da Paz, mas também valorização da pessoas humana, do individuo, da relação entre os povos, da solidariedade, do amor, , fraternidade, caridade.



     Antes de censurar é acolher.
     Antes de apontar,  é orar.
    Antes de criticar é  escutar.
    Antes de  afastar é  atrair.
    Antes de impor é seduzir.
    Antes de influenciar é testemunhar.
    Antes de opor é dar esperança.
    Antes de virar costas é dar atenção.
    Antes de criar muros é construir pontes.

Feliz ano de 2020 para todos ! 

Saudações em Cristo 

Sérgio Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário