Novo Cardeal Português -Dom Tolentino Mendonça
Ficamos todos muito contentes com mais uma eleição/nomeação de um novo Cardeal Português, enche-nos o ego, mas não trás novos fieis e não motiva jovens e não jovens para aderirem, ou se manterem fieis á Igreja de Cristo, aliás cada vez mais temos Igrejas vazias, centro Paroquiais ás moscas, a Igreja a ser substituída por outras formas de intervir na sociedade,os jovens não são chamados, a Igreja não sabe ou não quer chegar-se a Eles, pode ser paradoxal, mas neste momento em que temos o maior n º de Cardeais no Vaticano, 2 deles com forte possibilidade de ser escolhidos a meu ver para sumo-pontífices numa futuro eleição Papal, em Portugal a Igreja esconde-se , envolve-se em polémicas que facilmente resolveria , tivesse capacidade não de embarcar em modas, mas ser reta, objetiva, transparente, sem perder a sua identidade, estar junto dos que sofrem, dos jovens, dos desprotegidos, mas simultaneamente tendo na sua génese as três grandes virtudes teologais: Fé ,Esperança e Caridade. Nesta altura os Srs.Padres estão mais preocupados com as novas colocações em Paroquias, outros a fazerem força e agarrarem-se como lapas aos lugares que ocupam á décadas, sem se preocuparem com o rebanho, querem é agradar ao Bispo que os tutela.
Entretanto a pratica religiosa é o que é, cada vez mais distante, quando é uma maravilha a Palavra e o alimento de Deus, alguém que nos ama como nós somos, com erros, pecadores, frágeis.
É muito bonito os politicos colarem-se a estes anúncios apostólicos e depois fazerem com que a Igreja desapareça de Escolas,Hospitais e Prisões, é triste mas é assim.
Uma Igreja que deixa de ser peregrina, que caminha ao lado do seu povo, mas aburguesou--se que se preocupa com os lugares, estatutos, meritos e não evangeliza, que não chega ás pereferias desta vida.
É caso para dizer temos novo Cardeal, uau, mas a minha Paroquia cada vez mais é missa ao Domingo e pouco mais, porque o Sr.Padre está há mais 3 décadas e cristalizou e demovo pessoas, e as que lá estão até por força da debandada agarram-se como lapas aos cargos, tachos, estatutos, verdadeiros beatos.
Em resumo Dom Tolentino Mendonça é uma referencia intelectual, tal como o é Manuel Clemente, Pe-Hugo Santos, mas para que nos serve se no nosso m2 a debandada e a pratica religiosa é o que é?
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário