REFLEXÃO,
Pedido do Papa Francisco : antes de criticar, “travar a língua”.
Pedido do Papa Francisco : antes de criticar, “travar a língua”.
O Papa Francisco tem tanta razão no que diz, criticar é tão fácil, Eu faço-o tambem, rumores não tenho por habito, agora criticar o que vejo , muitas vezes sem ter em conta tudo o que possa estar de trás de uma posição, atitude, ordem. Vemo-lo tambem nas Paroquias, percebe-se isso tão bem quando as leituras não são preparadas, as celebrações, os cânticos, as Homilias, sabemos que a Palavra de Deus, o «sermão» é um instrumento de Deus através do consagrado de chegar à Assembleia dos Baptizados, mas por soberba, vaidade , falta de caridade dizem-se coisas que não são justas, não se sabe escolher o momento para dizer, o local próprio, enviar recados, em tom de ameaça é tão feio, do tipo. «senão fores ao retiro, reunião, para o ano não dás catequese, ou fazes parte deste ou daquele grupo, movimento, actividade», de facto é uma vergonha, que se utilize o púlpito, a presidência, um cargo, um ministério, para ridicularizar, enxovalhar, maldizer uma Ovelha, até se pode ter razão, mas perde-se pela forma como se escolhe o tom, o discurso.
Ameaçar quando existe voluntariado, entrega das pessoas, mal ou bem , fazem o seu melhor, erram tudo bem, tem razão porque as coisas estão marcadas e depois assiduidade, pontualidade é o que é!
O Papa Francisco tem razão, mas tem tambem de ver e ouvir o que se diz por esses púlpitos afora, a previsibilidade das Palavras, sempre as mesmas homilias, dirigir-se aos crentes «com duas pedras na mão», é verde que o pecado anda aí, o Demo tem de ser vencido, mas não é hostilizando as pessoas que se ganham para Cristo.
Mas sim nesta Quaresma vou seguir o conselho de Sua Santidade, «Travar a Língua».
Esta semana uma leitura de Ben Sirá 6, 5-17 « Um amigo fiel , é uma poderosa protecção, quem o encontrou descobriu um tesouro» Amen.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário