domingo, 3 de fevereiro de 2019

CATEQUESE PAROQUIAL -um Conceito

REFLEXÃO,

                                               CATEQUESE PAROQUIAL -um Conceito

                                             


          Não existem com toda a certeza modelos perfeito de catequese paroquial, mas não me parece que o modelo de canalizar as sessões de catequese para durante a semana, com grupos de 20 crianças se possa fazer uma Catequese  próxima, de testemunho, de doutrina que se queira. Depois com grupos ao Sábado pequenos com  5 a 8 crianças. Isto é o que acontece em muitas e muitas paroquias.
       Percebo que ao fim de semana os pais das crianças queiram sair da rotina, passear, isso é importante sem duvida , agora o que acontece na Grande Lisboa é já não haver horários  de funcionamento de catequese ao sábado, quanto mais ao Domingo.  São os próprios catequistas a promover este tipo de catequese  « á  lá minute» , a despachar, tudo a correr. Uma coisa de doidos, que faz com que os catequistas tenham uma margem pequena, é o que temos, depois não se vive e convive em Paroquia, nao se chega aos miúdos , logo não se chega aos pais.   Depois a Catequese expositiva está esgotada, falamos para miúdos das novas tecnologias, avançados em muita coisa, mas imberbes em questões de  Fé.   É que a pratica da Catequese quase exclusivamente á semana leva que aos fins de semana as Paroquias estejam moribundas, falo pela minha,ora isto vai conduzir á ruptura, vazio.
       Ora o que preconizo, sou um  mero Leigo atento   que vejo que como as coisas estão a catequese definha, por muitos bons que sejam os catequistas, os manuais, os testemunhos, as salas, senão houver uma adaptação tambem por parte dos pais.
       As medidas que preconizo: 

  •   Catequese aos fins de semana  Sábado e Domingo, eventualmente  abrir  á sexta-feira, 
  •   Grupos de catequese de 10 miúdos 
  •   Grupo de catequese de pais 
  •   Conciliar catequeses com a Missa
      Abrido a excepção de catequese à sexta feira , o cuidado de não deslocar para aí toda a força de catequistas,  limitar inscrições, não abrir mais do que 2 grupo por cada ano de catequese.  Na catequese a participação dos catequizando na Eucaristia é importatissimo, depois importante também a catequese domestica, o trabalho na Fé dos pais, em casa, pela oração , testemunha, presença, pelas convicções.
     É possivel salvar a Catequeses Paroquial, sim, acho que ainda vamos a tempo agora tem de haver  um limpeza uma transição,  se se tiver que dar dois passos a trás, com menos adesão de crianças, para mais tarde  recuperar-se o tempo perdido.  
     Ter grupo de 20 miúdos durante a semana e depois aos sábados e domingos  não ter grupos 
    Fica á consideração dos Parcos, Bispos , leigos responsáveis,tem a Igreja de aceitar tudo . Urge parar para reflectir sobre o que queremos.   É que agora vive-se pouco a Eucaristia, esta é uma razão para mobilizar a catequese para Sábado e Domingo justamente para se poder celebrar a Pascoa do Senhor.

Rogai por nós.


Reflexão de Sérgio Neves 
      
    


       

Sem comentários:

Enviar um comentário