ACONTECIMENTOS,
4-AGOSTO «DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANEY»-O DIA PADRES
4-AGOSTO «DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANEY»-O DIA PADRES
São João Maria Vianey, um padre visionário, um exemplo, um modelo para Padres, Párocos, para o sacerdócio, que soube sempre estar á frente do seu tempo, mas ao lado do povo sofredor e dos Padres tentados. Alguém que com os insondáveis mistérios de Deus, soube, reflectir, ajudar os seus pares Padres a terem um caminhada mais leve, menos tenebrosa, um auto-didacta, que desafiou quem tinha mais inteligência que Ele, apear de tudo era um homem bom, obediente, que vivia na mais profunda simplicidade. Apesar de todas as perseguições a que foi sujeito deixou um desígnio: obediência, caridade, piedade e perseverança na Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
52 minutos de um documentário sobre um Homem Santo e um Santo Homem
Neste dia 04 Agosto, como Eu gostava de todos os Padres fossem de uma entrega total ao seu povo, soubessem quando tinham de libertar as amarras do seu povo, são pecadores como Eu com toda a certeza, mas têm maior responsabilidade na condução de um rebanho, ora um Padre é um nómada, não pode cristalizar num local, é fecundo quando mais se entregar á missão que Deus Nosso Senhor.Perceber que uma comunidade, um lugar, não é seu, é lhe confiado, é obra de Deus. Ter o discernimento de perceber que uma geração é o tempo necessário para deixar uma marca, a marca de Cristo. O resto é a comunidade a realizar. Quando os ligares cristalizam, quando os cristãos solidificam nos lugares sem deixar espaço para os novos, os que entram de novo, torna-se fastidioso ver ovelhas abandonar o redil, claro que a seara do Senhor é grande, mas era importante o Pastor perceber que mudar de ares era bom. Com é bom também um Pastor viver em humildade, em sabedoria e graça, de perceber que a mudança, viver simples é uma condição de ser condutor de ovelhas. Como um Pastor deve ser equidistante dos regedores, dos detentores do poder.
Felizmente muitos pensam assim ,outros não, são a esses que me dirijo percebam, quando já tenham feito a sua parte, que é bom deixar respirar as comunidades, seguir outro caminho. Pior é quando se não pratica o que se diz, ou quando se cola ao poder de César, Tivemos mal ou bem a separação do Estado da Igreja, era bom que se mantivesse a a Igreja equidistante do poder.
Nesta reflexão do dia 4 de Agosto, em que se lembra o seu Padroeiro, o modelo, era bom que a humildade, caridade de cada gesto impera-se na condução das paroquias, movimentos, instituições da Igreja que são Santas por natureza, mas pecadoras porque conduzidas por homens.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário