sábado, 15 de abril de 2017

De colores 7 - A Voz dos Pastores - Papa Francisco

COMUNICAÇÃO,

                                             
                                        De colores 7 - A Voz dos Pastores - Papa Francisco








       Neste episódio  D. Francisco Senra Coelho  fala da experiência que foi a Ultreia Europeia em Roma em Maio de 2015.Dos encontros e desencontros que ocorreram, mas que na boa tradição Cursilhista «de que tudo está previsto», tudo correu bem.
        D. Francisco começa por falar-nos que deve mostrar uma atitude de verdade na vida.  Auxilia-se sempre de pensamentos de Eduardo Bonin sem a preposito no caso « A verdade  cedo ou tarde flutua por si mesmo, não precisa de flutuadores».
        Devemos trabalhar em comunidades de verdade, não pela imagem aparentaria.  
        A fecundidade da verdade é o fermento, que faz crescer o amor, amizade e a confiança.
        Não devemos trabalhar para a imagem.
        Mas falando da Ultreia Europeia tinha tudo para correr mal. desde os desencontros da agenda do Papa, o controle apertado na entrada para  anfiteatro Paulo VI, muitos tiveram de ficar no exterior.
    Mas o Papa pediu desculpas aos presentes, mas sabia que a capacidade de improviso dos Cursilhistas o deixava á vontade e descansado.   Se Francisco levava uma discurso escrito a meio dele percebeu que o movimento está preparado para o improviso falou mais 45 minutos, 30 deles em discurso olhos nos olhos com o Cursilhistas, 
       Relembrou o espírito fundacional do Movimento o 1 º encontro com Cristo. 
      Que nos devemos preparar nas bem-aventuranças, com as obras de misericórdia - sem o sabermos preparava-nos para o Ano Misericórdia que iria anunciar em breve para 2016.
   A Igreja tem sempre carismas para cada momento, o do MCC foi dado a Bonin e seus companheiros na Ilha de Maiorca. 
     Que cada Cursilhista tem o seu momento de montanha. Que o seu apostolado deve assentar pela amizade, alegria  á luz do Evangelho e no respeito pela hierarquia da Igreja.
      Levar as vivências para os ambientes onde estamos inseridos.
    O MCC é um movimento da amizade, confiança.  Quem lá esteve e D.Francisco Senra Coelho esteve presente ficou com a sensação  que o Movimento é do Papa Francisco - talvez pela vivência que teve dele em Buenos Aires.  Ficou a sensação de responsabilidade, pois do movimento espera muito Francisco no seu pontificados.
     Colocar  Jesus Cristo nas nossas vidas, em todos os momentos.

     Cristo conta comigo e nós com a sua graça 

De colores 

sergio neves 

539 Grande Lisboa em  2013.


   
                       

Sem comentários:

Enviar um comentário