domingo, 30 de abril de 2017

ANGELUS TV - Novo Canal Católico português

COMUNICAÇÃO

                                       
                                          ANGELUS TV -  Novo Canal Católico português
                                                     
                                           


       Um novo canal generalista Católico, em português e feito em Portugal.  Pelo video promocional percebesse que  é feito a partir da Canal Canção Nova, aliás não se nega a experiencia ganha a partir da Comunidade Canção Nova, com o aparecimento deste novo canal, o projecto Canção Nova, perde um nicho que até aqui tinha, percebia-se a excessiva «Brasileirismo do canal 186  da Nós - o Canção Nova,  Faz agora sentido a transformação da programação  Canção Nova, com mais temática, programas feitos em Portugal, abertura a diferentes movimentos, como o Movimento Cursilhos de Cristandade - Programa De Colores, mas o Angelus TV aparentemente quer ser um canal generalista, Católico, quiçá  inspirado na congénere da Radio Renascença, aliás teria muito a ganhar  com a parceria .
     Esta ideia de fazer um canal generalista exclusivamente da Igreja Católica Portuguesa, não é  nova, o embrião da TVI era esse, fazer da 4, a Televisão e o sucesso que a RR o era na Rádio.
      Ora as coisas são assim, e mais uma vez nasce um projecto em Fátima em ano de centenário  das aparições, um projecto que começa com 800 mil euros e com  investimento comunitário.  Para já vai criar concorrência á Canção Nova, que se perdeu ou confiou em demasia na receita vinda do Brasil, do Renovamento Carismático.  A excessiva Brasileirização não é muito aceite.  Este projecto Angelus TV, promove também uma sangria na CN, que não sei como  vai lidar com a situação.  Não sei se há espaço para mais um canal com este target, Percebo a necessidade de recentrar  na vida da Igreja em Portugal.
      A fundadora da Angelus TV  Sandra Neves era uma cara bem conhecida da Canção Nova, 1º na TV e mais recentemente na Radio, com este projecto que já tem 4 anos, vão sair muitos colaboradores da CC, A ver vamos como vai se aguentar a CC e o Angelus TV, terá que haver diversidade caso contrario vai ser destruição dos 2 projectos. 
       A CEP apoia projecto, vê claramente  neste projecto mais uma forma de Evangelização.   A Comunidade Canção Nova, presta um trabalho de grande valor á Igreja Católica em Portugal e fora de Portugal, vai perder alguma força nesta fase, o Angelus será novidade, 
        Sem medos e apelando ao Espírito Santo se clhar haverá espaço para 2 canais.  Já se percebeu que o terço as 21h30 vai ser transmitido no ATV, Quem sabe se o Terço aos  fins de semana também  será uma realidade.
     





disse

sergio neves 
                 

terça-feira, 25 de abril de 2017

O Cerco RR , a vida atribulada da emissora Católica.

ACONTECIMENTOS,

                                 O Cerco  da RR , a vida atribulada da emissora Católica.


                                           



     Com a aurora da revolução a vida da Igreja  foi seriamente afectada, acusada de conluio com o Regime de Salazar do Estado Novo, a Igreja Católica vive um novo Anti-clericalismo - tipo o de 5 Outubro de 1910.
      Cerco ao patriarcado de Lisboa no Campo de Santana, exigindo tudo e mais alguma coisa, bem como o cerco e tomada de posse administrativa  da Radio Renascença, Emissora Católica, ficando alguns meses a emitir tendo nos comandos a extrema -esquerda.   Por pressão de D. Antonio Ribeiro, o primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo  um católico fervoroso,  mandou que se destruíssem os emissores da Buraca.
     Felizmente tudo acabou em bem ,  hoje está ai comemorar 80 anos de vida. 


disse 

sergio neves 

De colores 9 - Voz dos Pastores - DOM ANTÓNIO MONTES

COMUNICAÇÃO,

                             De colores 9 - Voz dos Pastores - DOM ANTÓNIO MONTES


                                


      Para mim até ao momento o melhor programa DE COLORES.

RESUMO DO PROGRAMA


    Neste programa D. Francisco Senra Coelho parte  de um discurso agregador, mas do que estar a falar para fora, está a falar para os cursilhistas. Percebesse isso mesmo. A forma como começa o programa fala de Convicções, mais do que proselitismo, Não se aceitam becos sem saída. Partindo da experiência de  São João Paulo II, na  tolerância profunda de trabalhar com todos. 
     A comunhão com a Canção Nova, quase que como necessidade, de inovar , ser Igreja ir mais alem, da Beleza do Evangelho , de Jesus Cristo.
    O amor exprimisse pelo pormenor. Com caricia, Deus paga  com  amor a nossa  ingratidão.
   
    Partindo do Testemunho de Eduardo Bonin: 


    « Que  detalhe Senhor tiveste junto de mim,  quando me chamaste, quando me elegeste, quando me disseste que eras meu amigo».

    


   «Da força do Templo para o Mundo»

  «Não são  cães de casa, mas  de caça»

   Gratidão - era uma doença própria dos cães.

Os cursilhos de Cristandade  levam-nos à essência,  em Fátima Paulo VI lembrou aquando dos 50 anos das aparições em 13 Maio de 1957 «HOMENS SEDES HOMENS»


                                                               OS   CURSILHÁVEIS 

       Partindo da mensagem de D.  António Montes isso é claro.  D. Francisco actualiza na linguagem do Papa Francisco, em que o Movimento comprometesse com a Sociedade, a humanização constante da dignidade Cristã e Humana.

          A  VERTERBAÇÃO  é justamente colocar a humanidade em pé, direita,  Cristão é Igreja, não vai só à Igreja.

         O MCC ajuda o baptizado a descobrir a sua vocação.  Descobrir o Deus , Pai, descobrir-se que se é filho, tratar Deus por Paizinho,

         O MCC movimento vocacional, descobrir a vocação Baptismal, a santidade. Ao serviço dos outros.

        Vertebrar Cristandade,  é ser corpo da Igreja, vértebras, vivas e vivificantes, que iram essas vértebras conquistar outras pelo testemunho.

         Com convicção, consolidação da verdade da vida, bússola, ancora da liberdade.

        Valorização da Humanização.
        
   
  Portanto  deve ir ao um cursilho: 

  •  Todas as pessoas que tem vocação imediata vértebras, que geram á volta de si  ambientes humanizados.  
  • Todos os que são vértebras devem fazer  um cursilho de imediato.


NÃO DEVE IR : 

  •  Quem nao se consegue encontrar consigo mesmo
  •  Porque não tem maturidade
  •  Por problemas psíquicos, psicológicos.  
  •  Traumas
  •  Pós-Depressão
  •  Que nao se consegue concentrar
  Devem antes esperar, por melhor oportunidade. 

 OS RECASADOS -    As circunstancias á LUZ da Exortação Alegria do Amor, leva a que  podem não estar em pecado grave. Tem de haver discernimento,acompanhamento de Padre, director espiritual, por tanto a situação de não limpável, deve ser visto à luz da sua subjectividade,  uma teologia numa teologia clássica de São Tomas de Aquino.

   Um discernimento do próprio, a sua consciência , apoiada e testemunhado por um Padre.
  
    Cada pessoa é um caso,cada historia é uma historia.

    É à luz da consciência de cada um que se  decide se pode ou não. Mas com ajuda de um presbítero.

   Consciência - o ultimo santuário de cada pessoa.


nota:  de facto é uma abordagem nova, que causa perplexidade, mas de facto tudo está lá. Alegria Amor  -Cap VIII.

       -  Atenção que se tem de verificar  a nulidade de um casamento. Passar por este projecto.Sobretudo para os recasados.


    TUDO PASSA POR UM DISCERNIMENTO : 

  -  Verificar se há culpa
  -  Se tem vitimas 
  -  Feridas
  -  Se existe apoio para com filhos de outro casamento
  -  Se não houve  violência, abandono.
  - Se existe educação filhos e vivência sacramentos
  - Sempre levada pela mão de um Pároco, Presbítero.


   SE  A PESSOA VIVE NA GRAÇA DIGNIFICANTE, com autenticidade.Pode receber os Sacramentos logo, é cursilhavel.  Partindo de uma realidade da Diocese de Buenos Aires. 

    MCC é um movimento da Igreja , deve ir cursilho que é vértebra, líder  ambiente , que pode vir a ser. 

_________________________________________________________________________________

OPINIÃO COMO CURSILHISTA.   CURSILHO 539.
             
      


      Este  programa andou mais pelo documento Alegria do Amor, do que pela Documento de D. António Montes.  Fica a questão afinal do que fala o Documento de D. António Montes por oposição a Alegria Amor.
     Talvez o titulo do programa devesse ter o titulo  - Os Cursilhaveis à luz Alegria do Amor  e outro Documento D. António Montes.
     Mas é o melhor dos programas pela coragem de mudança, de esclarecimento, discernimento.
    Eu acrescento que este programa ao ser visto por Cursilhistas e potenciais Cursilhistas , novos portanto tem de haver  equipa de acolhimento e direcção espiritual para fazer  pré-cursilho.

disse 

sergio neves 
de colores

terça-feira, 18 de abril de 2017

De colores 8 - a voz dos pastores CEP

COMUNICAÇÃO,

                                                          De colores 8 - A voz dos Pastores  CEP
                                                   




     Neste episódio D ,Francos Senra Coelho  aborda o documento da CEP - Conferencia Episcopal Portuguesa, relativamente ao MCC -Movimento Cursilhos de Cristandade.  
     A importância do Movimento , que surge também da ação Católica. O documento do CEP data de 11-11-2010, data que não é inocente, que  é memoria do combate á 1 ª republica que hostilizou muito a Igreja, celebres pela intenção de Afonso Costa - Mata frades- , reduzir a Igreja á secularidade. 
     Fala também da importância dos Bispos pelas diferentes dioceses e onde se tem acolhido os cursilhos de Cristandades, 
     O mundo hoje é de comunicação sem distancias e o Movimento tem de se adaptar, hoje o mundo vai muito para alem da territorialidade,  A Nova Evangelização é justamente isso, abordagem diferente  que vá encontro das pessoas em constante mobilidade. 
  O MCC aprofunda o tema do trabalho leigo na sua paroquia num tempo de compromissos temporários, eis que surge ação programada. 

disse 

sergio neves 

sábado, 15 de abril de 2017

De colores 7 - A Voz dos Pastores - Papa Francisco

COMUNICAÇÃO,

                                             
                                        De colores 7 - A Voz dos Pastores - Papa Francisco








       Neste episódio  D. Francisco Senra Coelho  fala da experiência que foi a Ultreia Europeia em Roma em Maio de 2015.Dos encontros e desencontros que ocorreram, mas que na boa tradição Cursilhista «de que tudo está previsto», tudo correu bem.
        D. Francisco começa por falar-nos que deve mostrar uma atitude de verdade na vida.  Auxilia-se sempre de pensamentos de Eduardo Bonin sem a preposito no caso « A verdade  cedo ou tarde flutua por si mesmo, não precisa de flutuadores».
        Devemos trabalhar em comunidades de verdade, não pela imagem aparentaria.  
        A fecundidade da verdade é o fermento, que faz crescer o amor, amizade e a confiança.
        Não devemos trabalhar para a imagem.
        Mas falando da Ultreia Europeia tinha tudo para correr mal. desde os desencontros da agenda do Papa, o controle apertado na entrada para  anfiteatro Paulo VI, muitos tiveram de ficar no exterior.
    Mas o Papa pediu desculpas aos presentes, mas sabia que a capacidade de improviso dos Cursilhistas o deixava á vontade e descansado.   Se Francisco levava uma discurso escrito a meio dele percebeu que o movimento está preparado para o improviso falou mais 45 minutos, 30 deles em discurso olhos nos olhos com o Cursilhistas, 
       Relembrou o espírito fundacional do Movimento o 1 º encontro com Cristo. 
      Que nos devemos preparar nas bem-aventuranças, com as obras de misericórdia - sem o sabermos preparava-nos para o Ano Misericórdia que iria anunciar em breve para 2016.
   A Igreja tem sempre carismas para cada momento, o do MCC foi dado a Bonin e seus companheiros na Ilha de Maiorca. 
     Que cada Cursilhista tem o seu momento de montanha. Que o seu apostolado deve assentar pela amizade, alegria  á luz do Evangelho e no respeito pela hierarquia da Igreja.
      Levar as vivências para os ambientes onde estamos inseridos.
    O MCC é um movimento da amizade, confiança.  Quem lá esteve e D.Francisco Senra Coelho esteve presente ficou com a sensação  que o Movimento é do Papa Francisco - talvez pela vivência que teve dele em Buenos Aires.  Ficou a sensação de responsabilidade, pois do movimento espera muito Francisco no seu pontificados.
     Colocar  Jesus Cristo nas nossas vidas, em todos os momentos.

     Cristo conta comigo e nós com a sua graça 

De colores 

sergio neves 

539 Grande Lisboa em  2013.


   
                       

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Decolores 6 - A VOZ DOS PASTORES - Cardeal Bergolio.

COMUNICAÇÃO,


                                   Decolores 6 - A VOZ DOS PASTORES - Cardeal Bergolio.



             

    REFLEXÃO ESSENCIAL:        

     Neste episódio a conversa anda á volta de uma carta do ainda Cardeal Bergolio dirigida aos Cursilhistas de Buenos Aires.
       Bergolio propõe aos Cursilhistas que não abandonem os ideias fundacionais, aliás que se renove  sempre nos propósitos Kerigmatico e Ambiental.    
       Reconhecer que os 4 pioneiros  Bonin, Hervás, Sebastian Gaya e Juan Capó a base do MCC.
       Bergolio  já nesta carta fala que um cursilhista é um Discípulo  Missionário da Palavra.
       Que temos de acolher  no movimento transformações.
       Não esquecer que o MCC é um movimento Kerigmnatico.
       Deve estar ao serviço da Igreja, da Diocese, em comunhão com a Igreja
       Ser coerente.
       Estar aberto á vida
       Aberto a uma conversão pastoral.
      Evangelização assente na Liberdade 
      Não é um movimento de proselitismo.
      
                                                   «Silencio de Deus é a surdez dos homens»

       A confiança  grassar no relacionamento de um cursilhista 

                              «Quem se casa com uma moda, na moda seguinte é viúvo»  Eduardo Bonin.



disse 

sergio neves 


             

sábado, 8 de abril de 2017

PROGRAMA DE FRANCISCO EM FATIMA

ACONTECIMENTOS,

                                         PROGRAMA DE FRANCISCO EM FATIMA


                                             


      O Papa Francisco virá a Fátima na peregrinação de Maio,  afim de celebrar também como peregrino os 100 anos das aparições, Chegar via Monte Real,  a base aérea das FAP, que dista de Fátima  em linha reta 54 km,   Francisco estará 20 minutos na capela da Base, tal como teve Paulo VI e João Paulo II aquando de uma das suas visitas a Portugal.
         As fronteiras  de Portugal estaram fechadas, o espaço aéreo de Fátima estará também fechado, Francisco será recebido pelo PR Marcelo no mesmo dia, de seguida irá assistir procissão das velas e no dia 13 de  Maio presidirá  ás cerimonias do centenário.  Estará  com PM António Costa,  Partirá de seguida.
         A presença do Papa será o maior desafio de sempre para as autoridades,  colocará Portugal no centro das atenções mundiais,  mas o mundo católico espera muito deste momento.   Mas como em  tudo os «vendilhões do templo » estão a encher-se com este momento, e isto é o que de pior tem e sempre teve o fenómeno de Fátima.  Compreendo que se tenha de criar grandes condições para a recepção dos peregrinos, mas fazer o marketing, o negocio que se faz deve tema de reflexão posterior.
    Francisco vem credibilizar a memoria dos Pastorinhos, o Catolicismo popular, recentrar a mensagem, na oração.
        Um momento de grande confirmação de Fátima como Altar do Mundo.

disse 
sergio neves