domingo, 31 de dezembro de 2017

Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!

ACONTECIMENTOS,

                                               Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!

                                     
                                                          D.  António Francisco 


D. Manuel Martins 


       Quando se parte para o Pai devia e é motivo de alegria , servir o Senhor e partir com a missão cumprida, o dever de Baptizado concretizado. 
       Ambos os Bispos em diferentes momentos fizeram o que tinham de fazer como sucessores dos discípulos, serem testemunho do Evangelho, fazer o Céu aqui e agora, cumprir o Reino de Deus no presente, partir com um legado perene.    
        D. Manuel Martins  teve uma pastoral difícil, num tempo conturbado, na península de Setúbal, apelidado de Bispo Vermelho, que tudo fez para estar junto dos mais pobres,  junto dos que sofrem, quer fossem Baptizados ou não, junto do povo sofredor, fê-lo muitas vezes contra a posição da CEP, mas na certeza que estava a cumprir os desígnios de Deus e da sua Igreja .
     Foi respeitado por todos, viveu o PREC, em condições dificílimas, soube não ter medo, foi destemido , esteve perto do povo sofredor no pós 25 de Abril numa época em que os salários não eram pagos, a Lay Off era quem mais ordena. Enfim um Bispo modelar , tivessem outros tido a coragem que Ele teve e a Igreja teria mais e mais crentes, seguidores do Evangelho. 
      Quando alguém morre com este calibre e é admirado até por aqueles que em vida eram seus opositores e choram também a sua morte é sinal de elevação, grandeza, importância.
       D. Francisco não teve tempo de aquecer o lugar, morreu prematuramente,  teve um legado difícil substituir imagine-se D. Manuel Clemente , aliás esta cátedra  do Bispado do Porto, teve grandes homens, D. Ferreira Gomes, Júlio Rebimbas, Armindo Coelho.


disse 

sergio neves 
    

Ruth Pfau - A Madre Teresa do Paquistão

REFLEXÃO, 

                                      Ruth Pfau  -  A Madre Teresa do Paquistão


                                        

    Fala-se e muito  e bem a meu ver  na Madre Teresa de Calcutá, mas Ruth Pfau, a Alemã medica e freira que abandonou a sua terra e se dedicou exclusivamente de forma entusiasta junto dos que sofriam, as agruras da Lepra,  fundou centro de acolhimento no Paquistão onde ajudou a que pais e crianças pudessem conviver com a Doença. 
     Alguém que viveu soube sempre onde era o seu lugar, qual o legado de Cristo, estar junto dos que sofrem, dos pobres.  Esteve nas periferias de Karachi, com o povo sofredor, alguém que dedicou a sua vida aos outros.   Era importante que fosse lembrada, que com toda a certeza o processo de Beatificação irá com toda a certeza surgir, são estes exemplos como o de Madre Teresa que me fazem ser com orgulho Cristão nos dias de hoje, apesar de estar acomodado,  no meu metro quadrado, quiçá resignado a nada fazer.  Ruth Pfau soube desde a primeira hora que teria de ir para onde efectivamente precisa. 




      Num pais Muçulmano foi respeitada como Cristã, foi sepultada num cemitério em Karachi,  com honras de estado, alguém que deixa um legado de assistencialismo , de tolerância, mansidão, de testemunho do que é ser Cristão.

disse 

sergio neves 

Carreira das Neves - parte para a Eternidade em 2017

REFLEXÃO,

                                         Carreira das Neves - parte para a Eternidade em 2017
                               

             
  O Professor, o Franciscano Carreira das Neves, faleceu neste ano de 2017, com Ele «morre», um provocador, um homem esclarecido, sem papas na língua, de trato fácil, de palavra fácil, que foi um revolucionário, que destruía  todas as ideias pré-concebidas e tradicionalista . Foi um homem que lutou para que os Cristãos o fossem , mas esclarecidos e não pagãos. Lutou mesmo para que o Cristianismo e Católico vivessem o seu tempo, com olhar do Amor, Caridade, Universalismo mediante o Reino de Deus. 
    Um provocador Esclarecido que pude ouvir, cruzar-me na Católica quando por lá andei. Um grande Sacerdote, sem papas na língua.  Com a sua partida deixa um vazio, utilizou muito bem os órgãos de comunicação social,  sobretudo a TV ao contrário do Padre Dâmaso que utiliza muito a Rádio.   Mal comparado situa-se ao nível de José Hermano Saraiva.





      Carreira das Neves, foi um intelectual que se interessou em divulgar a Palavra de Deus,  sem filtros e para todos. Polémico,  mas rigoroso no que dizia e defendia. Uma grande figura que a Igreja muito fica a dizer , bem como a Universidade Católica, sobretudo a Faculdade de Teologia. Um grande intelectual, o Teólogo do Povo, próximo,  que era directo. Um encanto ouvi-lo foi acima de tudo um Homem esclarecido que procurou esclarecer também os outros.

                                         
                                                                 
         Parte para a eternidade e deixa um legado, a explicação da Vida de Jesus.  Um teólogo, um estudioso da Sagrada Escritura, esclarecido e esclarecedor.
         Para a historia fica o frente a frente com José Saramago um acontecimento histórico.

                                     
                    São  imagens criadas, o que Saramago não percebe é que a Palavra de Deus , não pode ser interpretado à letra. São géneros literários, imagens, personagens de metáforas para dar resposta  á Teologia.
                           
disse

sergio neves 

domingo, 27 de agosto de 2017

Fátima - Fenómeno só explicavel no campo da Fé

REFLEXÃO,
                                           Fátima - Fenómeno só explicavel no campo da Fé


                               



     Partindo da cronica de Luis Reis Torgal- Poderá Fátima ser objecto da Historia?, de facto não pode porque a historia é sempre contaminada pela posição do historiador, pior quando o  fenómeno em si, tem poucas fontes para se puder fazer uma  contextualização histórica, aliás o fenómeno ainda tem pouco distanciamento, apesar dos seus já 100 anos.    Fátima ou as muitas Fatimas sofreu a colagem de regimes, pensava-se que com a aurora da Liberdade perderia adeptos e ai está pujante e com mais força que nunca,  Fátima enquanto recinto, mensagem, estatuto, fenómeno, religiosidade popular e hierárquica ou eclesiástica, reinventa-se ou lê os sinais dos tempos.
     É verdade que  Fátima foi também arma de arremesso politico contra a I Republica, serviu como  escudo para Estado Novo e sua existência, foi explicativo para o carácter  Messiano e Sebastianismo de Salazar,  ajudou alimentar a Paz entre 1914-1918, mas também para   justificar a guerra colonial 1960-1974.   
     Quando todos pensavam que a revelação do 3 º segredo  se esfumava Fátima material, popular eis que ganha novo  valor, existência.
     Oxalá a Historia e outros saberes possam dar as respostas que agora se quedam só pela Fé e pela Teologia.

disse 

sergio neves 

                                           

A SENHORA DE MAIO ! Questões sobre Fatima

REFLEXÃO,

                                        A SENHORA DE MAIO !  Questões sobre Fátima.

                             



       O  livro a critico de Fátima «A Senhora de Maio»  de António Marujo e Rui Paulo da Cruz não pretende desmascarar, desvendar, explicar o fenómeno religioso e popular em torno das aparições de Fátima , dos pastorinhos e da Mensagem encriptada que dessas visões resulta. 
      Tem o mérito de fazer uma síntese cuidada das fontes publicadas, dos testemunhos vivos que teve acesso pois é uma resenha de entrevista com mais de 17 anos, outras actualizadas sobre o fenómeno religioso, sociológico, antropológico, histórico e politico.
     Não pretende dar as respostas, mas fazer com que o leitor aprofunde, os seus conhecimentos sobre o assunto, embora um dos  autores tenha ficado desiludido com o resultado -  Rui Paulo da Cruz  porque como jornalista e  não crente  Fátima em si é uma desilusão - percebesse quem não tem  Fé- é parte daquela multidão no dia do milagre do  Sol , presente que algo aconteceu, mas o seu coração não permitiu ver nada , logo não perceberam nada do que alia aconteceu.
     Então que questões levanta: 

  •  Porque apareceu Nossa Senhora a estas Crianças?
  •  Terão as crianças visto e falado mesmo com a Senhora de Fátima, ou foi fruto da sua educação austera, envolta ao catecismo duro de então?   
  •  Porque Nossa Senhora quis acabar com a Grande  Guerra  e não previu a II Guerra? 
  • Porque quis levar a Mensagem para a Russia  como beligerante e não  opôs nenhuma advertência á Alemanha?
  • Porque razão  apareceu em 1917 ? Neste local  de Fátima?
  • Porque razão  Lúcia foi logo «sequestrada pela Igreja diocesanas de então?
  • Porque razão não pode escrever de imediato e só depois por expressa ordem de Paulo VI o fez?
  •  Porque razão a compilação dos documentos de Fátima se chamou  «Documentação Critica de Fátima» demorou tanto tempo a ser publicada?
  •  Porque razão a hierarquia de Igreja se apropriou do fenómeno só depois?
  •  Qual o papel do Pe. Formiguão em todo este papel?
  •  Porque razão os Papas retardaram a publicação e revelação 3º segredo ?
  •  Porque se colocou o  Santuário ao Estado-Novo?
  • Porque tolera o Santuário as promessas de cariz  auto-flagelatório - caminhada joelhos, promessas em pès descalços?
  • Porque não lidera o Santuário o combate ao flagelo da pobreza, excluídos?  


      Ao longo do livro muitas são as opiniões destaco alguns comentários os mais variados sobre este Fenómeno de altar do Mundo que  é Fátima!
    Fátima visto pelos diferentes saberes, todos chegam conclusão que a sua ciência per si são a resposta porque ainda não se aprofundou o seguinte, que não se consegue um distanciamento aos acontecimentos, ou porque a Fé dos crentes  é ainda muito infantil.
      
                                                            HISTORIA : 

Por António Matos Ferreira*

  •     «A designação de Fátima , correntemente utilizada, corresponde antes de mais a um acontecimento de natureza epifanico-mariana»
  •       «plurissignificativos, Fátima , ou  «as aparições em Fátima», ocorre em Portugal em 1917, num contexto especifico: um novo regime politico republicano , fortemente conflituado pelo confronto entre Estado e Igreja Católica e empenhado numa guerra  feroz de desamparo humano ( a Grande Guerra).
  •   Não foi fortuitamente que a contestação a Fátima, no seio da Igreja Católica, ganhou força durante os anos 60.Sectores  católicos minoritários, mas envolvendo clero e leigos, chamam a a tenção para uma contradição entre a mensagem  de Fátima, que esses sectores procuram aproximar de uma dimensão evangélica, com o que consideravam uma certa  conivência e aceitação da guerra colonial.   
  • «As aparições de Fátima surgem também como expressão de uma reacção mais profunda da ideia de que era necessário esperar, de que era possivel uma outra situação. Encerram, nessa perspectiva da paz, uma dimensão providencialista; a nação de que virá do Céu, finalmente, a protecção para as pessoas e para a resolução das carências  e aflições.» 
  • Pode dizer-se então que  Fátima é o pais rural, profundamente católico em termos dos contornos da vivência religiosa, que reage  contra  o pais urbano e republicano nascente?
  • O pensamento histórico não pode decidir o problema  da verdade religiosa, da verdade da crença. Não se  pode pedir á historia que diga se realmente  aconteceu  o milagre do Sol  ou se  houve  aparições. Nós lidamos  com o facto, indiscutível, de um  conjunto de acontecimentos. 
  • O culto  mariano era, se quisermos, um referencial do mundo católico, que estabelecia uma fronteira clara relativamente ao mundo protestante.
  • A Eucaristia era muito importante porque se trata de uma devoção que envolve, na tradição católica , a importância do clero.
  • O cristianismo é uma experiência religiosa, assente na memoria. É por essa razão que le é histórico, não o é no sentido positivista do que se pode demonstrar. É histórico no sentido grego, daquilo que se  testemunha e por isso está em constante reelaboração.
  • Toda a realidade humana é  manipulação. Homem manipula, isto é, utiliza.
  • A dimensão universal que o catolicismo afirma expressou-se, por outro lado, atravês de uma dinâmica  missionária que deu consistência, primeiro, ao espaço territorial do império.
  • Fátima toca o messianismo que caracteriza a cultura portuguesa, e essa é uma vertente que  também lhe dá força.
  • Sendo a questão de Fátima tão holista, tão totalizante,da problemática do cristianismo.
*citações do livro
                                                           ANTROPOLOGIA 

      Por Maria Belo*


  •   As aparições inserem-se no mesmo tipo de mitos e de lendas. Na nossa cultura  popular, tal como a Nossa Senhora de Fátima aparece em cima de uma azinheira, várias mouras t~em aparições que acontecem ligadas a oliveiras.
  •  As aparições de Fátima , como são contadas pelos  três pastores, inserem-se efectivamente numa tradição religiosa popular.
  • Havia muitas «tias» e mulheres solteiras em Portugal naquela época! As crianças participavam, meio acordadas, meio a dormir, daquele imaginário, ligado ao linho, ás roupas, á lide caseira
  • Lúcia e Jacinta vêem e ouvem Nossa Senhora. Mas a única que fala com Ela é Lúcia.O Francisco  diz que só a vê. A visão deve ter na origem fenómenos naturais.
  • As  Nossas Senhoras na religião popular portuguesa traduzem muito mais a mulher do povo que a tradição católica.


                                               SOCIOLOGIA DAS RELIGIÕES


    Por Moisés Espírito Santo 

  •  Uma coisa é certa: as três crianças viram qualquer coisa em 1917 na Cova da Iria.
  • A toponímia da região identificam-se  com a mística dos fatimidas do século IX ao século XII  época da expulsão dos mouros, sendo Fatimidas o nome dos xiitas do islão ( havia um califado Fatimida clandestino.
  • Em Fátima regista-se a apropriação da religião popular pela religião oficial.

  
*citações do livro

                                                       TEOLOGIA 


    Por António Nitrola*


  •      O regresso da religião remete-nos para três fenómenos :

        1 º - é o emergir de um novo clima espiritual, seja ele a new age, o ioga ou qualquer uma das sensibilidades a que poderíamos chamar de holisticas, que procuram superar uma visão da vida puramente materialista.
       2 º -  Grupo que proliferam no interior da Igreja  tradicional como por exemplo grupos neocatecumenais, Cursilhos de cristandade,
      3 º  - Ressurgimentos de fundamentalismos, ou seja de tentativas de impor uma determinada visão religiosa também ao  nível social.


  •     O que regressa é algo de muito diferente. Se quisermos, +e uma outra religião ou uma outra forma de viver a religião.
  •     A religião regressa agora como uma das muitas funções da nossa sociedade contemporaneidade, denominada  pós -moderna

*citações do livro


Por Stefano De Flores* 

  •  A toda esta mudança que ocorreu na Russia, eu chamo conversão. Na pratica , ligou-se atravês de uma visão religiosa, á avaliação de uma mudança também de ordem politica e moral.

Por  Carlos Manuel Cabecinhas 

  •  Deus não faz a paz sozinho. A perspectiva cristã foi sempre a  da paz como dom e tarefa. A paz é um dom de Deus, e por isso somos convidados a perdi-la, mas a construção da paz depende sempre de nós.
  • Falando precisamente de uma visão de guerra e de perseguição à própria Igreja, ele chamava a atenção de que nada, na mensagem de Fátima, aparece como um filme antecipado do que vai acontecer, mas antes como um desafio á nossa liberdade.
*citações do livro


                                                    ARQUITECTURA E ESTETICA


      Por Alfredo Teixeira *

  •  Fátima sofreu  múltiplas apropriações
  •  Fátima é um fenómeno de  grande plasticidade; não há uma única «Fátima»  , há muitas

     
*citações do livro



                                PLURALIDADE DE LEITURA NA IGREJA CATÓLICA
Opiniões Criticas 

   D. JANUÁRIO TORGAL FERREIRA*

  • As pessoas nunca distinguiram isso, nem de Fátima recolheram a mensagem de que  só há Russias e injustiças sociais quando se permitem estados de decrepitude social e injustiça.
  • A Igreja não precisa de  fenómenos como Fátima.Uma das coisas que me ajudou e me ajuda , de alguma forma , a manter uma adesão a Fátima é precisamente o facto de que a Igreja 
*citações do livro


FREI BENTO DOMINGUES*

  • Os de votos de Fátima viveram, durante muito tempo no horizonte de um segredo.
  • Na Igreja Católica, tornou-se habitual distinguir a Revelação publica das múltiplas revelações privadas.
  • Fátima dos Segredos -  O Cardeal Ratzinger evocou alguns elementos de antropologia -teológica- valem o que valem- que distinguem, neste âmbito , três formas de percepção ou visão pelos sentidos, ou seja a percepção externa corpórea; a percepção  interior; e a visão espiritual.
  • Não fomos nós que impusemos  Fátima , foi Fátima que se nos impôs.» Mo entanto, discretamente e de forma gradual, os bispos  ajudaram, mas sem se imporem.Creio que essa atitude foi inteligente.
  • Um dos aspectos da religião da pós-modernidade é o investimento individual: » Eu não acredito só porque alguém manda, porque  está prescrito,porque é dogma.
  • Se Fátima subsiste , é porque responde a qualquer  apelo  da alma nacional.
  • Um outro aspecto interessante de Fátima é ser o lugar de identidade dos portugueses da emigração .É  com essa imagem que se identificam. Fátima é uma espécie de barcarola também para eles. É nesse barco que vão e vêm.
  • Levanto mesmo a seguinte hipótese: se não temos, em Portugal, o fenómeno exacerbado das «seitas» é talvez porque o catolicismo português, nas suas diversas  sensibilidades, desagua ali.
  • Quando se diz que é preciso recentrar a pastoral de fatima no essencial da mensagem cristã... pois o que Nossa Senhora pede é arrependimento , penitencia e oração.
  • Não há duvida que Fátima é ,hoje a verdadeira religião de muitos portugueses, isto é , o seu padrão religioso.
  • Seja como for, Fernando Pessoa enganou-se.Dizia  «Deixem Fátima e vão para Trancoso, para o Bandarra.
  • A  Cova da Iria  não é apenas um destino  de peregrinação é também um ponto de partida.
  • Deus só é ofendido quando ofendemos os seus filhos, nossos irmãos. O  Evangelho é alegria.

*citações do livro

    MARIO OLIVEIRA *

  •  a fé , pelo contrario , é a expressão da liberdade, da dignidade, da festa.
  •  Mas é uma resposta mentirosa, porque é alienante. Nesse sentido, desvia das causas, não leva as pessoas a procurar as causas dos fenómenos e dos problemas que têm, embrulhando tudo duma forma acrítica.
  • Fátima , enquanto expressão de religião, de religião de massas, de religião popular, não ilustrada, à margem de todo o desenvolvimento cientifico.
  • A religião é um fenómeno  que se situa ainda na Pré-Historia da humanidade, e não na historia.  
  • A fé é exactamente  o movimento  contrario da religião: parte de dentro da pessoa,  que  é desafiada a sair de  si própria para enfrentar os problemas e resolvê-los.
  • Fátima aparece como uma reacção do catolicismo  português à revolução republicana.
  • É natural que , no cenário das pregações de Santa Missão, das catequeses mais ou menos  terroristas.
  • Por serem crianças , não têm defesas, não  têm capacidade critica, não sabem discernir nem distinguir uma imagem da realidade. Esta é mais uma razão para não se tomarem as aparições a sério.
  • O que o Cristianismo nos ensina é a que Jesus  crescia em idade, crescia em corpo, em sabedoria  e em graça. Em Fátima, morreu-se precocemente, e de medo.
  • Tambem Lúcia teve a infelicidade de nunca poder  fazer uma vida normal. O clero apoderou-se  dela e foi obrigada a viver enclausurada em conventos,
  • Temos perto de Fátima um outro fenómeno, chamado da Santa da Ladeira, que está ser apoiado pela Igreja Ortodoxa e que a Igreja Católica não reconheceu.
  • Quando a Igreja  Católica apoia,está garantido o sucesso e em Fátima apoiou porque lhe convinha.Foi uma grande arma contra a Republica e mais tarde em defesa do Estado Novo, com a ditadura implantada e Salazar a iniciar  o seu percurso de «Messias» e «salvador da Pátria».
  • Fátima começou a nível local , mas é uma construção hábil da hierarquia  Católica.
  • Fátima deixou de ser do interesse  exclusivo  da hierarquia  mais reaccionária em Portugal, para  passar a ser do interesse de uma hierarquia mundial.
  • Fátima traduz e materializa um determinado tipo de catolicismo que convém ao cristianismo católico,tal como está : Fátima nunca pôs em causa o poder da hierarquia.
  • Pelo contrario , há sempre um reforço do poder da hierarquia.
  • Fátima não questiona e pelo contrário  reforça este tipo de catolicismo, no qual o Vaticano aposta contra o próprio Concilio Vaticano II , que avançou e desencadeou um novo modelo de Igreja, um modelo de comunhão, de comunidade de comunidades.
  • A  guerra colonial só foi possivel levar-se por diante exactamente porque havia o fenómeno de Fátima.
  • Quando se fala em Paz, na Igreja, está a pensar-se  sobretudo na paz interior, a paz das consciências
  • A verdade é veio outra guerra.Apesar da garantias  de que , se se rezasse e fizesse as coisas que a Senhora pedia, as guerras acabariam, as guerras não acabaram.
  • E os Párocos fazem campanhas no sentido de que continuemos a correr para Fátima.
  • Se lançar um grande trabalho de evangelização do anuncio de Jesus e do seu projecto, certamente que isso proporcionará uma outra consciência da parte das nossas populações  e uma transformação do catolicismo em Cristianismo- ou seja,  um distanciamento relativamente ao paganismo. Se não houver  esse trabalho , é natural que ,daqui a cem anos, as coisas estejam sensivelmente iguais.
  • Pede-se  «Senhor fazei que  Eu ande« e nada acontece.Que Senhor é este? Bate-se-lhe  à porta , berra-se, clama-se grita-se, e  ele fica absolutamente insensível.
  • Pois é, os deuses do paganismo são assim.
  •  O que procura está dentro de si,  A Fé Cristã diz que  só nós temos , dentro de nós, porventura  adormecidas, as capacidades de mudar.
  • Nunca se fizeram tantos santos como no pontificado  de João Paulo II,  É um desastre, porque nestes vinte séculos  de cristianismo o século XX  foi o que teve mais beatificações e canonizações.
  • Ao faz~e-lo a Igreja Católica  vem ao encontro do modelo muito eclesiástico, arrogando-se o direito de dizer quem são as pessoas que, em seu entender, são modelo para os outros.
  • Só são santos  os que fizeram as oraçõeszinhas todas.
  • As crianças não t~em capacidade de responsabilidade, são mimeticas,reproduzem o ambiente onde estão.
  • Por isso é errado canonizar crianças que não têm capacidade de decisão e responsabilidade, que não têm a noção do que é verdade, do que é mais correcto.

*citações do livro


   SALVADOR CABRAL *

  • Mas a Igreja portuguesa transformou-o num tabu (O fenómeno de Fátima).
  • Um cristão é uma pessoas com capacidade para pensar, não é quem simplesmente vai atrás de dogmas ou verdades feitas.
  • Fátima situa-se no âmbito da piedade popular ou devoção particular.
  • A salvação vem de Jesus  Cristo, nasce na Palavra de Deus.Fátima pode estar para muitos, na linha do salvador enquanto encaminha para Cristo, para a revelação.
  • O Reino de Deus  vem até vós, o Reino de Deus está perto, convertei-vos, e arrependei-vos, acreditai no evangelho. 
  • O que o Papa canonizou  foi a fidelidade com que os pastorinhos seguiram o que viviam interiormente, a sua convicção religiosa.
  • Lúcia teve uma vida de clausura de algum modo imposta pela hierarquia da Igreja.
  • Espero que Lúcia tenha  feito a sua vida com um sentimento de liberdade, de se oferecer a Deus,  que tenha sido o essencial para modelar a sua vida e entregar-se a Cristo na vida contemplativa.
  • e é importante viver o momento presente como um momento de eternidade.
  • O essencial da vida cristã é o amor fraterno.
  • A revelação é só uma: a do Evangelho.
  • A Igreja deve ser fermento , pequenas unidade de base, pequenos grupos de oração, de reflexão, como acontece em muitos lados.
  • Com uma religião de massas não temos capacidade critica.Em questões de Fé, mantenho-me fiel á Igreja, e quero sentir-me cristão a partir do baptismo, mas em aspectos secundários, prefiro ser critico, porque muitas delas abafam o que é essencial.

*citações do livro

   LUCIANO GUERRA* 

  •  Soube-se já em 1937,que um anjo aparecera  e se prostrara  por  terra em adoração. E que  deu  a comunhão, sob a forma de pão, á Lúcia, que já tinha comungado, e também a comunhão sob a forma de vinho, ao Francisco e á Jacinta, que nunca tinham comungado.
  • A conversão da Russia,  se pudesse pensar numa alusão à Igreja Oriental, tanto mais que ao tempo se usava, na Igreja Católica, o termo converter para o regresso , á plena unidade, da Igreja Ortodoxa com a Igreja Católica.
  • A Jacinta é uma criança afectiva, temperamento artístico, muito susceptível e generosa, sem deixar de manifestar uns traços mediativos que poderiam vir-lhe do pai.
  • O Francisco é parecido com o pai: gosta mais de ouvir do que de falar; preferes rezar sozinho
  • Tinha grande amor aos animais.
  • A  Lúcia é uma criança bastante ou mesmo muito equilibrada nas tendências  básicas da psique humana: entendimento; memoria notável; reflexão; afectividade; decisão e acção.
  • Anoto que eram crianças que gostavam muito de musica.
  • Quando a Igreja Católica beatifica e canoniza alguém , está a propor um modelo  de vida. 
   
*citações do livro

     Conclusão: 

      Fátima não é um dogma, é um local de encontro da Fé, é uma comunidade de comunidades que é a Igreja.  Fátima fenómeno popular, aproveitado pela hierarquia, tudo bem, desde que para aproximar os homens de Deus, da Palavra de Deus. Fátima é um lugar de encontro, que não se esgota na Fé, pode ser um ponto de partida, reinicio mas que não se esgota por si, o crente tem de fazer o seu caminho na Fé, na religião. Todos os movimentos, grupos, que têm a sua origem em Fátima dão -se bem, recordo ENS,MCC, CNE e muitos outros, é um promontório, lugar de Fé popular.    Fátima não se esgota na mensagem, nos Pastorinhos, nas aparições, é o centro da Igreja em Portugal, altar Mariano por excelência, local inspirador da Paz.   Julgo que tem de ser mais estudado o fenómeno, contextualiza-lo e retirar o mais relevante, LOCAL DE FÉ, COMUNHÃO, UNIDADE E DE PAZ.  Ter uma atitude de critica , sem tabus.  Criar condições de   funcionalidade e acolhimento parece-me bem sem exageros, ir ao encontro de todos e a todos acolher, próximo passo ser epicentro da caridade,ecumenismo e dialogo inter-religioso. Este livro deu-me a conhecer diferentes visões, ter um crescimento na Fé, aproximo-me mais de Ftima é curioso, perceber a identidade, agora já não estou na ignorância 



Disse 

Sergio Neves 
     

                                     

domingo, 6 de agosto de 2017

Padre Moises Kawaya - já deixa saudades

ACONTECIMENTOS,

                                               Padre Moises Kawaya - já deixa saudades


                                     


      Padre Moisés ao fim de 5 anos deixou a comunidade  São Bento de Massamá que o acolheu. Vinha com o intuito de frequentar a Universidade Católica de Lisboa,  fez o seu caminho, concluiu o que se propôs,   fez o grau de Mestre, mas no que se destacou na Comunidade foi a complementaridade e auxilio que pôde dar ao Pe. Luis, fê-lo com grande mestria, sobretudo posso dizê-lo com conhecimento de causa, um grande confessor, agregador de tendências, teve sempre presente nas cerimonias, nas manifestações de Fé, nas celebrações comunitárias,  com palavras de encorajamento, sacrifício,de estima, agregador, grande carisma para o Sacramento da Confissão. 
      Parte com o sentido de partilha, vivência, testemunho, obra feita, no dialogo, humildade, homilias que por vezes não entravam á primeira, mas que depois faziam ecos no decorrer da semana. 
     Um Padre Negro que nunca renegou as suas origens, antes deu-as a conhecer, um respeitador de sensibilidades por natureza, alguém que soube sempre dar um concelho, sofrer com quem a Ele recorria.  
      Deixa saudades porque soube sempre ouvir, dar a palavra certa, um sorriso sempre presente, que falta vai fazer  os seus cumprimentos no fim de  cada celebração. 
      Parte para a sua terra Angola, avido de começar a trabalhar onde o Senhor lhe destinar  - como era bom todos pensassem assim-.
       Boa sorte,  Padre Moisés  nesta sua nova etapa.  Merece é um grande Pastor. 

disse 

sergio neves 

4-AGOSTO «DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANEY»-O DIA PADRES

ACONTECIMENTOS,

                      4-AGOSTO  «DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANEY»-O DIA PADRES


                             


        São João Maria Vianey, um padre visionário, um exemplo, um modelo para Padres, Párocos, para o sacerdócio, que soube sempre estar á frente do seu tempo, mas ao lado do povo sofredor e dos Padres tentados.  Alguém que com os insondáveis mistérios de Deus, soube,  reflectir, ajudar os seus pares Padres a terem um caminhada mais leve, menos tenebrosa, um auto-didacta, que desafiou quem tinha mais inteligência que  Ele, apear de tudo era um homem bom, obediente, que vivia na mais profunda simplicidade.  Apesar de todas as perseguições a que foi sujeito deixou um desígnio: obediência, caridade, piedade e perseverança  na Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
            


                     


52 minutos de um documentário  sobre um Homem Santo e um Santo Homem




     Neste dia 04 Agosto, como  Eu gostava de todos os Padres fossem de uma entrega total ao seu povo, soubessem quando tinham de libertar as amarras do seu povo, são pecadores como Eu com toda a certeza, mas têm maior responsabilidade na condução de um rebanho, ora um Padre é um nómada, não pode cristalizar num local, é fecundo quando mais se entregar á missão que Deus Nosso Senhor.Perceber que uma comunidade, um lugar, não é seu, é lhe confiado, é obra de Deus.  Ter o discernimento de perceber que uma geração é o tempo necessário para  deixar uma marca, a marca de Cristo. O resto é a comunidade a realizar.  Quando os ligares cristalizam, quando os cristãos solidificam nos lugares sem deixar espaço para os novos, os que entram de novo, torna-se fastidioso ver ovelhas abandonar o redil, claro que a seara do Senhor é grande, mas era importante o Pastor perceber que mudar de ares era bom.  Com é bom também um Pastor viver em humildade, em sabedoria e graça, de perceber que   a mudança, viver simples é uma condição de ser condutor de ovelhas.  Como um Pastor deve ser equidistante dos regedores, dos detentores do poder.  
      Felizmente muitos pensam assim ,outros não, são a esses que me dirijo percebam, quando já tenham feito a sua parte, que é bom deixar respirar as comunidades, seguir outro caminho. Pior é quando se não pratica o que se diz, ou quando se cola ao poder de César, Tivemos mal ou bem a separação do Estado da Igreja, era bom que se mantivesse a a Igreja equidistante do poder.
        Nesta reflexão do dia 4 de Agosto, em que se lembra o seu Padroeiro, o modelo, era bom que a humildade, caridade de cada gesto impera-se na condução das paroquias, movimentos, instituições da Igreja  que são Santas por natureza, mas pecadoras porque conduzidas por homens.


disse 

sergio neves 



       

domingo, 16 de julho de 2017

Não há nada que esteja encoberto que não seja revelado

REFLEXÃO,

                                 Não há nada que esteja encoberto que não seja revelado

                                     

          A leitura do Evangelho deste Sábado, foi clara, quer para leigos e acima de tudo para os clérigos, não se deve misturar o que é do Século, do dia-a-dia, embora a Igreja deva estar onde está o povo sofredor, não é ao lado dos poderosos ou com poder. Cuidado, sobretudo em ano eleitoral, as pessoas não são estúpidas, já pensam pela sua cabeça, é triste ver amigos a fazer figuras tristes  em diferentes mesas da Eucaristia e da Palavra.   Somos todos iguais perante a vida, Deus, mas existem uns mais que por via das funções de liderança têm de ser diferentes, isentos,  árbitros e não tomar as dores e partidos de outros. Há muito que se deu - e bem - a separação do Estado da Igreja, embora continue a achar que o estado deve ter uma religião como base cultural e deve ser ecuménico e inter-religioso por outro, mas tem de se ter pinças, as mudanças acontecem, as negociatas revelam-se e depois é um problema, tudo se sabe. Tudo se vem a saber, é triste porque depois envolve-se tudo e todos.
         Esta leitura serve-me que nem uma luva, mas quem tem ouvidos, olhos ouça-me, ouça a Palavra do criador, isto não pode valer tudo, sob pena de virar comício.
        Misturar tudo como uma misturadora parece-me abusivo, errado e desnecessário.  Quem ponha mãos nisto.
        Falo pelo que vejo, sinto, é publico o que se tem passado mancha e enche de vergonha que devia ter outro comportamento, porque sem se aperceber está a ser usado. 
        Repito as pessoas não são estúpidas e isto tem tudo para correr mal no fim, tenho pena que tudo esteja posto em causa.
  

( disse:   Sérgio Neves)

                                     
________________________________________________________________________________
   

        Evangelho (Mt 10,24-33)


        Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
PALAVRA DO SENHOR
____________________________________________________________________


domingo, 9 de julho de 2017

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DEUS

REFLEXÃO,

                               DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR  E A DEUS O QUE É DEUS


                                     

REFLEXÃO :


       Este quadro de Rubens diz tudo, não misturar o que é sagrado , do que é profano.
    Ora tal se aplica aos dias de hoje, parece-me bem a Igreja , os seus ministros ordinários e os extraordinários, recolher dividendos dos «políticos», dos «titulares de cargos políticos» em prol das suas comunidades, ovelhas, pois a verdade é que o Estado Republicano em 1910 «roubou» bens á Igreja, portanto qualquer ajuda que possa compensar isso é bem vista. 
   Agora já acho vergonhoso.... e não quer utilizar mais adjectivos quando se vê pastores a ser subservientes, partidários de um partido, movimento na Mesa da Palavra e da Eucaristia.  Seja de que cor  politica for.  Acho abusivo, sinto-me envergonhado, e pior quando fecho crentes a fazerem isso dentro do edifício Igreja e pior em celebrações. 
      Se calhar era bom reflectirem sobre a palavra de Deus,  serve para todos, a começar por mim. Mas pensava Eu que já tinha visto tudo, mais, é pouco perspicaz fazê-lo em Ano eleitoral e pior sabendo ou devendo saber que a gestão do visado tem muito que se lhe diga.

                 
 PALAVRA DE DEUS:

        Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.
No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram,
Dizendo: Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão.
Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo;
Por fim, depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina.
E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.

_________________________________________________________________________________

      Quem tenha ouvidos, ouça, é que numa comunidade há diferentes sensibilidades, pode haver surpresas e depois como é, muda-se de camisola, vai-se pedir batatinhas? Cuidado.  Há muito que se fez a separação do Estado das conficções religiosas, separar águas. Ter coragem de assumir isso, senão vai valer tudo.

disse 

sergio neves 

quinta-feira, 29 de junho de 2017

FATIMA «ALTARES DE MUITOS MUNDOS»

REFLEXÃO,

                                           FÁTIMA «ALTARES DE MUITOS MUNDOS»


                            

 FÁTIMA é o 5º Império 

         Fernando Pessoa na sua obra literária, advogou que Portugal iria prevalecer pelo 5º império, que já não seria material  mas espiritual, que o legado histórico que iria deixar ao mundo  era a espiritual, morreu sem saber que estava a ser o profeta da mensagem de Fátima. 
        É um facto que Fátima, a sua mensagem e o santuário  são hoje reconhecidos no mundo.  São já uma marca no mundo, o tal legado espiritual, o 5º império, a marca que Portugal deixa no mundo,  aliás pensando bem o legado dos Descobrimentos foi justamente o Cristianismo e a Língua Portuguesa. Como dizia um poeta português « a minha pátria é a língua portuguesa».
       Sem nos apercebermos bem a mensagem de Fátima é hoje transversal a tudo o Mundo. Na ideologia nacionalista é o Altar do Mundo, embora existam santuários Marianos com mais projecção, mas Fátima efectivamente ganha terreno entre crentes e não crentes, pela oportunidade da mensagem, a PAZ.
        Será pois o 5º império, que irá perdurar, que será o legado para este caminho, futuro a espiritualidade.




FÁTIMA liga Portugal ao Mundo

         Fátima, a sua  mensagem coloca Portugal na rota do Mundo, na perspectiva politica  legitima o Estado-Novo, aliás antecipou-se à hierarquia da Igreja Católica, que numa primeira  foi indiferente, depois tentou  «silenciar dos pastorinhos»- no sentido de que não contassem o que aconteceu nas aparições.  As autoridades locais esses sim perseguiram as crianças, não queriam más línguas para a localidade.  Mas a pertinência da mensagem, actualidade, mensagem anti-comunista, ganhou fama alem fronteiras levando a que mais tarde a Igreja reconhece-se o milagre de Fátima, a sua mensagem e protegendo até os pastorinhos e sobretudo Lúcia, que vai para o Carmelo de Coimbra, impedida pelo Bispo de falar, mais tarde, por ordem do Papa, Paulo VI é incitada a escrever o que viu. Documentação que será primordial para propagação, veracidade da mensagem de Fátima. 
      O  Santuário de Fátima  é hoje uma marca de Portugal no mundo.  Pretende ser a Capital da Paz mundial.  Um local que já está para alem do religioso, é um promontório de Paz, elevação espiritual, harmonia de povos e nações, com mensagem transversal para o Mundo de hoje.
      Fátima liga efectivamente Portugal ao Mundo.  




FÁTIMA  liga o mundo com o religioso


       Mas a mensagem subliminar de Fátima para mim , que sou um crente, é que permite ligar o mundo não crente, crente mas não vivencial com o religioso, com a Religião e boa pratica religiosa. 
        Vivida a mensagem de Fátima, cumprindo o que a Nossa Senhora nos pede, tudo se concretiza. 

disse

sergio neves 

domingo, 25 de junho de 2017

DIA REGIÃO ENS - 18 JUNHO ESE NAS CALDAS CONSTRUIR PONTES

ACONTECIMENTOS,

               DIA REGIÃO ENS -  18 JUNHO ESE NAS CALDAS  CONSTRUIR PONTES

                                                         



   No passado domingo dia 18  Junho as Equipas de Nossa Senhora, movimento católico de espiritualidade Conjugal para casais casados pela Igreja no Sacramento do Matrimonio, tiveram o seu encontra de encerramento  da Região   Sintra e Oeste ( Caldas e Torres) na Escola de Sargentos do Exercito, nas Caldas da Rainha, Oportunidade para todos os sectores da região - leia-se  conjunto de  20 equipas formam sector, conjunto de sector é uma região, cada equipa pode ter 7 a 8 casais.  Então dizia Eu que os sectores de  Sintra A,B e C, Caldas e Torres tiveram a oportunidade de conviver, faz parte do método das ENS partilha, participar nas actividades do sector e da região. 
     O lema este ano era  Muros não, Pontes sim. Foi o tema do caderno, documento igual para todas as equipas para desenvolvimento do tema ao longo do ano. 

                                                   


       Mas participar nas actividades do movimento faz parte dos pontos concretos de esforço, ou seja  o modo como vivemos o método do movimento criado pelo Pe.Caffarel. 
      As equipas  têm de ser espaços abertos aos  outros,ao movimento, não  ilhas, com muros mas com pontes.   Participar pois nas actividades é pois um imperativo. 
    Ficam agora imagens não trabalhadas do que por lá se passou , ou pude captar, porque o mais importante efectivamente passou lá, tivéssemos os equipistas participado. 
      Obrigado equipa da Região pelo apoio, dedicação e acolhimento. 

                             ACOLHIMENTO 
                                                   ESCOLA SARGENTOS DO EXERCITO 
                                                               CALDAS DA RAINHA


                                                   
                                                         PREPARAÇÃO  ANFI-TEATRO


                   

                                           APRESENTAÇÃO  RESPONSÁVEIS SECTOR

  
       
                                                             EQUIPA  DA REGIÃO                   


                           2  CASAIS QUE CESSÃO FUNÇÕES
                                                                         SINTRA A
                                                                        SINTRA C
 CASAL TINA E VITOR   SINTRA C



EUCARISTIA 





HORA DE ALMOÇO  




ACTIVIDADES  TARDE DAS EQUIPAS 





  Um dia bem passado.... não foi preciso vender a dentadura para ir Encontro Internacional em Fátima em 2018....Dizia uma das equipas com graça numa rabula que se fez.


                                                  fica o HINO da Escola de Sargentos 


                                                   

saudações equipistas

sergio neves