Documentos da Igreja
Mae do Redentor - Carta Enciclica Papa João Paulo II
São João Paulo II é um devoto de Nossa Senhora, ou não fosse Ele , o portador,o signatário de uma dos ministérios de Nossa Senhora no lugar de Fátima em Portugal.
Foi talvez o maior Papa de Nossa Senhora, o grande defensor , desta figura central na Fé da Igreja, deu-lhe maternidade, estado de medianeira, não que no passado não o tenham feito, como como Mãe da Conceição, com esta Carta Enciclica, João Paulo II materializa, como que descodifica,torna claro o que pode não estar tão translucido, os documentos saídos do Vaticano II, um documento que lembra também esse magnifico momento da Igreja, mas a carta enaltece o SIM de Maria, torna Mae da Igreja, Ela que já era Rainha, agora é mãe, esta maternidade em complemento ao Pai Celeste. Com João Paulo II isso torna-se muito material, a importância da oração do Rosário, aquela que esteve sempre com JESUS , do nascimento á morte de Cruz, e que depois se tornou a grande medianeira entre os Homens e a Divindade do Filho e do Pai, percebesse que este documento se dirige a fieis e á Igreja, que tem de perceber e aplicar esta doutrina da Virgem Maria, justifica o olhar que a Igreja deve dar á sua mãe, Maria, onde possa haver equívocos, duvidas, afastamento ao Mistério Virginal de Maria, João Paulo II desfaz essas duvidas, suspeitas, temores.
João Paulo II é a meu ver o grande Papa Mariologico.
No ponto 43 da carta São João Paulo II diz mesmo :
... O facto da Igreja ser sinal e instrumento da intima união com Deus, baseia-se na maternidade que lhe é própria porque , verificada pelo Espírito Santo, «gera» filhos e filhas da família humana para a vida nova em Cristo.....
e no ponto 44 remata :
.....Maria está presente, portanto, no mistério da Igreja como modelo... e continua ....Com efeito «ela coopera com amor de mãe para a regeneração e formação dos filhos e filhas da Mãe Igreja....
.....Maria modelo perene para a Igreja.... no ponto 42
Uma carta que a li com avidez, esclarecedora sobre o Papel na Igreja, no Mundo, nos dias de hoje, na vida comunitária , mas também na vida da nossa intimidade com Deus.
Um excelente documento, atual, de esperança, em Maria, como que peregrinação para o Pai Santo.
Concluo com uma passagem lindíssima, ponto 45 ..A maternidade de Maria que se torna uma herança do Homem é um dom....
Saudações em Cristo
Sérgio Neves
__________________________________________________________________________________
Fonte que serviu para Reflexão este post:
Mãe do Redentor, carta enciclica «Redemptoris Mater» do Papa São João Paulo II de 25 -03-1987
__________________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário