terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O que a Igreja deve se bater!

REFLEXÂO,
                                                              O que a Igreja deve se bater! 

                                       
                                                  



     A Igreja é a Assembleia dos Batizados, que foi criada por mão de Deus, instituída a Pedro, foi o primeiro ocupar o lugar de Chefe, é criação de Deus, Santa por Natureza, mas porque tem nos batizados os seus membros é pecadora por natureza também.  
     Ao longo dos Séculos foi se adaptando , marcando o seu tempo, soube sempre ler os sinais dos tempos, já teve um poder despótico, indesejável aos olhos de hoje, nós que somo filhos da Revolução o Francesa, filhos do Concilio Eucumenico do Vaticano II.
    Chegados aqui com todos os problemas, defeitos e virtudes, urge que os Srs.Padres, Cardeais, Bispos, consagrados e Batizados percebam o seu papel como sal e fermento neste mundo cada vez mais individualista.
     O Pontificado de Francisco tende a abrir a Igreja para o Mundo e o Mundo para a Igreja e parece-me que não é  por proselitismo, mas por sedução, testemunho.
     Ora a corrente reformista de Francisco , não é mudar por mudar, porque todos sabemos que as modas duram estações, e na Ética e da Moral não é como mudar de roupa,  ou seja , cor, estilo, estamos no reino dos valores, agora tem a Igreja - tenho Eu como constitutivo dessa Igreja , que para chegarmos aos Irmãos, ao outro, tenho que dar atenção, justamente ao outro.
    Todos os Cristãos Batizados têm valores que não abdicam como o Mistério da Santíssima Trindade,  Virgindade de Nossa Senhora,  Sagrada Família, Sagrada Eucaristia, a eternidade, valores da Vida.
    Agora não quer com isto dizer que devamos repudiar, esquecer, afastar, mesmo que seja afastamento com amor e caridade , irmãos que por vicissitudes da sua vida tiveram de praticar crimes graves, praticar a interrupção voluntaria da  gravidez, suicídio, a morte assistida, divorcio,uso de meios anticoncecionais, tenho para mim que a liberdade de consciência, de relação individual com Deus, não quero com isto banalizar estes atos, mas perdão, tolerância , acolhimento,  caridade deve estar sempre presente, porque tudo isto pode acontecer com quem está perto de nós, familiares, filhos, amigos.
     A Igreja tem valores seguros defesa da  Vida , da Paz, mas também valorização da pessoas humana, do individuo, da relação entre os povos, da solidariedade, do amor, , fraternidade, caridade.



     Antes de censurar é acolher.
     Antes de apontar,  é orar.
    Antes de criticar é  escutar.
    Antes de  afastar é  atrair.
    Antes de impor é seduzir.
    Antes de influenciar é testemunhar.
    Antes de opor é dar esperança.
    Antes de virar costas é dar atenção.
    Antes de criar muros é construir pontes.

Feliz ano de 2020 para todos ! 

Saudações em Cristo 

Sérgio Neves

João Domingos Morais Braz descanse em Paz!

ACONTECIMENTOS,
                                            João Domingos Morais Braz descanse em Paz!

                                    

      O Sr.Padre João Braz que pude me cruzar com Ele, quando era equipista  juntamente com a minha esposa Dora, nós como casal  casal de ligação á equipa em que o Sr.Padre era conselheiro espiritual, podemos sentir o grande carisma, poder da palavra, sem grande necessidade de colocar os galões por assim dizer. 
     Muito ponderado, calmo, com um poder de palavra e profundidade teológica.  A sua imagem condiz com a sua postura, muito atento aos outros, parte com 58 anos, o Senhor por certo teve nele o Pastor calmo, ponderado, exigente , cordial, seguro de si. 
      Deixa obra firmada em Alqueirão, Mem-Martins, agora estava em Alcabideche, parte 29 anos de sacerdócio com marca grande como já referi na Vigaria de Sintra e nas Equipas de Nossa Senhora.
     Como ex-equipista, descanse em Paz,por cá espalhou concórdia, amor, verdade, serenidade e fraternidade entre os crentes. Á extinta equipa de Mercês I composta pelo casal Henrique/Esmeralda e tambem Piedade e Jorge Varandas bem hajam e muita força.
       Aos meus amigos que foram desde Setembro de 2018 paroquianos do Srs Padre em Alcabideche Zeca, Luísa, Olinda, Jorge, temos a certeza que a eternidade é o limite portanto havemos de nos encontrar lá.

   disse 

sergio neves

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Familia valor sagrada !

REFLEXÃO,

                                                                    Família valor sagrada !

                                               


    Que fique claro que como Cristão a família que tenho como referencia é a Sagrada Família de Maria e José.  Agora não quer com isso dizer que não perceba que nos dias de hoje, porque tenho ler os sinais dos tempos as pessoas se constituam com outras visões de família, mas tenho para mim que no fundo têm a Família de Jesus a grande referência no amor, da caridade, na solidariedade, paixão, não tenho que impor esta Família, feita do amor de um homem com uma mulher, no meu caso desde há 25 anos aproximadamente-, foi a família que nunca tive, afinal a Minha era divorciada e Eu nasci de uma relação extra-conjugal, portanto mais do que ninguém aceito todo o tipo de relaçoêss familiares, não digo que esta ou aquela forma de fazer família são melhores ou piores são diferentes, mas a referencia maior é a SAGRADA FAMILIA, agora mais uma vez digo que temos de saber acolher os outros, com amor, caridade, é possível haver amor, gratidão, caridade, harmonia entre um casal do mesmo sexo, em recasados, em concubinato,    sim é possível, e tenho a plena certeza que o  amor misericordioso de Deus atua nesta famílias também.  
      Tenho a convição, a Fé, que todas as famílias são imagem de Deus, claro está que a Igreja,, nós crentes temos de defender aquela em que nos identificamos, que sabemos que é modelo, mas acolher as outras também deve ser o nosso objetivo, dentro daquilo que são as nossas possibilidade e responsabilidades.  
     Devemos acima de tudo rezar por elas, aproximar aquelas que é possível «limpar » para receberem o Sacramento do Matrimonio, as outras  acolhe-las, rezar por elas, aproxima-las da Igreja, porque todos somos filhos de Deus, todos fazemos falta, só assim nos conseguimos salvar.
     Um enorme obrigado á minha Família Domestica, mas também há família alargada,  preciso dela, sempre, rezo por Ela e pelo seu sucesso, mesmo nas horas boas e más.

Saudações em Cristo

sergio neves
                                           

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Voluntariado na CSI -Irmas Hospitaleiras

ACONTECIMENTOS,

                                          Voluntariado na CSI -Irmas  Hospitaleiras

                                    
         Imagens dia 8 de Dezembro Missas das 11h30 Igreja da Casa de Saúde Idanha

                                     No altar o compromisso de mais de 30 voluntários





                  Em comunidade Hospitaleira, junto de Doentes, Irmãs, paroquianos,  Profissionais e familiares orgulhosamente fizemos compromisso, honrando desta forma quem tão bem nos acolhe, recebe, que saibamos e saiba levar o lema de São Bento Menni : 

                                                      «   FAZER O BEM ,BEM!»



      Faço este post nao para me gabar, envaidecer, sou voluntario na Casa de Saúde da Idanha sim , com todo o gosto, de há 2 anos para cá que faço   parte desta grande família, tenho crescido como família, como voluntario e como Acólito que  uma vez nao puder exercer onde deveria na Paroquia, venho a Paroquia vizinha exercer -e ainda bem-.
     Mas falando do voluntariado que faço na Unidade 14, mais do que interagir com os doentes desta unidade e leva/los para serviço religioso, e aprender com eles, pelos testemunhos de vida, de amor, fraternidade e  gestos que recebo, mais do que dar é o receber.  
     Uma Casa onde se faz jus ao nome que se eleva a Hospitalidade.
    Ano após ano faço a renovação do compromisso de voluntario e espero assim tenha forças, comportamento, comprometimento, vir aqui escrever outro post de agradeçimento a Nosso Senhor por fazer parte desta  multinacional da Hospitalidade, que é a Comunidade Hospitaleira. 
    Foi dos momentos mais fortes deste meu Advento.
    Bem hajam a todos os amigos Hospitaleiros,

disse 

sergio neves 
        

domingo, 15 de dezembro de 2019

Sêde tolerantes com todos!

REFLEXÂO
                                             Sêde tolerantes com todos!

                                     


2ª leitura do III Domingo do Advento , Ano A.
                                             
LEITURA II – Tg 5, 7-10
Leitura da Epístola de São Tiago
Irmãos:
Esperai com paciência a vinda do Senhor.
Vede como o agricultor espera pacientemente
o precioso fruto da terra,
aguardando a chuva temporã e a tardia.
Sede pacientes, vós também,
e fortalecei os vossos corações,
porque a vinda do Senhor está próxima.
Não vos queixeis uns dos outros,
a fim de não serdes julgados.
Eis que o Juiz está à porta.
Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência
os profetas, que falaram em nome do Senhor.


      Esta leitura de hoje, foi como um murro no estomatite,  daquelas leituras sempre atuais, e que estava a precisar de ouvir, meditar e levar no coração para o meu dia a dia.  de facto no Advento tempo por excelente para despojamento, libertar o saco das nossas misérias,  fragilidades, limitações.
       É fácil e atrevido apontar o dedo ao outro, fazer melhor é que é mais dificil.
       Ser paciente como o agricultor que apesar das adversidades não desiste, não vira as costas e não se pôe a criticar este e aquele.
        Julgar para não sermos julgados, o tempo se encarregará de dizer quem afinal tinha ou não razão.

disse 

sergio neves    

sábado, 14 de dezembro de 2019

Tempo de Advento . unico!

REFLEXÂO,



                                                            Tempo de Advento . único!


                                        




    Tempo do Advento, tempo propicio á reflexão, ponderação, recolhimento  interior por um lado, mas de entrega aos outros, prepara-se durante 4 semanas o Natal do Senhor, da barriga de Maria nasce a vontade de nos despojarmos de nós mesmo e irmos ao encontro do outro.

     Neste tempo de Advento tenho experimentado isso, nos testemunhos que tenho recebido:
  •  Os testemunhos de ultreia
  •  A fé a ser posta á prova
  •  O banco alimentar que me envolve na recolha de alimentos , mas mais do que isso, gestos de solidariedade inter-geracional.
  •  As missas penitenciais   ás 6h30
  • Os terços para pedir as melhoras de doentes , especialmente os oncológicos
  •  A missa do Parto que pude participar, tradição de novena em tempo de Advento  de tradição Madeirense.
  •  Os concertos de Natal dos jovens
  •  A inscrição para  Lanche de Natal no Estabelecimento da Carregueira.
  •  A festa do Compromisso dos Voluntários da CSI -IH
  •  A procissão da Nossa Senhora da Conceição da Idanha
  • As Mudanças solidarias da CVPAZ a famílias
  •  As reuniões de grupo
  •  As formações temáticas
     Tudo tem sido aproveitado , falta uma boa confissão e exame de consciência,  porque estamos sempre a pecar, a desviar a rota, preferirmos  o caminho largo ao estreito, tem sido preenchido mas muito enriquecedor.
     Tempo de Advento é isso, tomada de consciência que o que fazemos é sinal de Deus em Nós, presença de Deus para os outros e nos outros, é caminho, nunca é chegada.

disse

sergio neves

sábado, 7 de dezembro de 2019

A mentira é como o Azeite ..., a hipocrisia é igual!

REFLEXÃO,

                                       A mentira é como o Azeite ..., a hipocrisia é igual! 


                                           
 
      Sou muito exigente comigo sobretudo quando me empenho no que faço na Igreja e fora dela, nos ambientes, choca-me a lata, a falta de vergonha, dos irmãos na Fé, que fazem mal aos outros, pisam os outros, mal tratam os outros,  dizem uma coisa e depois fazem outro diametralmente oposta, são gabarolas, gostam de dar nas vistas, pior são os que não têm a noção do mal que fazem aos outros, por estes dias pude ver uma pessoa, a fazer isto, numa palestra disse para toda a gente ouvir que  « VÊ CRISTO SEMPRE NOS OUTROS, VÊ SEMPRE AS RISCAS BRANCOS -BOAS DAS PESSOAS» fim de citação, Eu nem queria acreditar, no que estava ouvir, pois nem colocou a tónica que por vezes erra, já nem pedia que tivesse a hombridade de dizer que naquela sala devia um pedido de desculpas, mas que houve uma vez que isso não aconteceu, que ficou cega e mal tratou um irmão, ridicularizou-o,  agiu mal, pior abandono o movimento, grupo, e a gora volta como se nada tivesse acontecido.  Repito não está em causa o erro, porque todos erramos, aliás nem tenho magoa, rancor, perdoei, fiz questão de dizer que estava tudo bem, esperava agora alguma coragem, não a pessoa mentiu, foi hipocrita e estragou tudo de belo que disse, porque o resto  foi excelente, mas neste ponto não foi verdadeira.
     O que estava sarado ficou agora exposto novamente, o que me leva afastar, esta frase diz bem o que me vai na alma.
      Hipocrisia, revela-se nestas coisas.  Bastava a pessoa dizer que nem sempre vejo as riscas, já aconteceu  - que nesta sala estava um irmão em que deixou de ver as suas riscas brancas e vi só as pretas-, mas não  propaganda-se o que não se é.  Só me resta afastamento, vou para onde só mais util.

Disse

sergio neves