domingo, 29 de setembro de 2019

Catequese sobre O Misterio da Igreja - Pe.Jacnto Farias

ACONTECIMENTOS,


                           Catequese sobre  O  Mistério da Igreja - Pe.Jacinto Farias
                                       


    O inicio da Catequese na minha paroquia ficou mais enriquecido, com esta Catequese, reflexão do Padre Jacinto Farias -Deohniano-.
     Não é que o que tenhamos ouvido fosse novo, mas fez-se eco, deve fazer-se, os Catequistas mais do que tudo, do que transmitir é testemunho, vivência, mais do explicar , é viver o que se explica.
     A Fé vive-se e celebra-se, vive-se o que se transmite.
     No fundo a Catequese é a transmissão da Fé que se acredita.
     Mas tudo parte da Igreja, no Mistério celebrado na Liturgia , daí a importância que participar na Santa Missa todos os Domingos e sempre que se possa noutros dias.
    A Igreja é Palavra e Corpo, a Igreja é corporal, manifestação visível,  dos Sacramentos
    O Padre Farias insistiu muito no ponto da Oração,  não tens o que fazer , reza, reza ainda mais, porque nunca é demais.
     Partindo de leituras Bíblicas, desenvolveu o seu raciocínio foi fantástico.
      Falou da importância dos Sacramentos, mesmo os de cura, são momentos em que podemos pôr á prova a nossa Fé, tentar perceber o  que Deus quer para nós nesse momento,mas nunca perder a dignidade.
      Viver sempre no mesmo fundamento.Igreja é família, Comunidade Apostólica..
      Gostei imenso e deu-me grande animo para mais um ano, agora com outra responsabilidades.


disse

sergio neves

Irmã Antonia Pinho, assasinada brutalmente! Onde estão as feministas em sua defesa?

REFLEXÃO,
            Irmã Antónia Pinho, assassinada  brutalmente!  Onde estão as feministas em sua defesa?


                           



    A irmã Antónia Pinho, era uma serva de Deus, que utiliza a mota  para fazer a sua pastoral junto dos excluídos da sociedade, adorada por todos, chegava ao coração das pessoas, vivia para ajudar os outros, foi brutalmente assassinada e violada, tratando-se de uma consagrada religiosa Católica, não teve a defesa dos movimentos feministas, da esquerda como se fosse uma mulher qualquer.  ou seja dois pesos e duas medidas.
   É pena por aqui se vê como é tratado os assuntos em que envolvam  sacerdotes , freiras, são vitimas de crimes bárbaros,   mas a  sociedade trata de os tratar de forma diferente, não vi o BE, o Mais, a comunidade LGTB, outras ONG a virem a terreiro a exigir a responsabilização de quem quer que fosse, nem uma palavra. Pois é da Igreja,!
   É neste coisas que se vê, como os radicalismo, tornam-se arrogantes, distantes, não estabelecem pontes.
    A Irmã não precisa que a defendam, porque morreu mártir, a sua Fé salvou-a, o criminoso esse será julgado pela justiça dos Homens e só Deus sabe o que fazer com a sua alma.
     Deixei passar varias semanas para perceber o que diriam os demais partidos, muito pouco, diga-se.

disse

sergio neves 

domingo, 22 de setembro de 2019

Padre Alberto Dias um exemplo

ACONTECIMENTOS,

                                           Padre Alberto Dias um exemplo

                                         

                               




   O  Padre Alberto  Dias está junto do Pai já algum tempo, mas deixou um legado na Vigararia da Amadora, mais propriamente nas Paroquias Queluz, Monte Abraão e Massamá estas ultimas onde as ajudou a «fundar», como Pastor era duro , mas doce ao  mesmo tempo, excelente confessor, de uma lisura, saiamos de lá aliviados, mas convictos que o pecado é de facto  uma perda de tempo.
   Por onde passou deixou marcas, mesmo na Paroquia de São João de Deus, á Praça de Londres, ninguém o esquece, prova disso pude testemunhar ainda nesta semana , tive Ultreia justamente no auditoria da Igreja, eis que vi esta oração que a Comunidade lhe consagra e de facto espelha bem o que foi este Pastor, Monsenhor.
    Padre Alberto Dias, muito grato pela ajuda que me deu espiritualmente, sempre consciencioso, próximo, sabia dizer as coisas certas da forma certa, sem humilhar, denegrir. 
      Mais vejo muito Srs.Padres a gabarem-se de terem construido isto e aquilo , quando foi a visão , a forma subtil de se rodear dos mais influentes que deu bons frutos quer para Massamá, quer para Monte Abraão.
       Deixo-vos com a oração digam lá que não é a figura do Padre Alberto Dias?

Saudações em Cristo.

sergio neves

sábado, 21 de setembro de 2019

Estive 10 anos num movimento saí...e os hipocritas não sabem por que razão

REFLEXÃO,

             Estive 10 anos num movimento saí...e os hipócritas não sabem por que razão
                             





      Não quero lavar roupa suja, neste blogue , mas é hipocrita andar por aí gente a divulgar, ou a denegrir a imagem de quem tanto deu a um dado movimento, saí sim porque as coisas não funcionaram,  as pessoas vivem os movimentos, os compromissos pela rama, os que se dizem Cristãos ainda são piores, t~em uma soberba do tamanho do universo,depois difamam. denegrirem, a propósito e a desproposito, é uma tristeza, é triste repito.
      Ver a figura de incoerentes,  a professarem o que não acreditam é triste isso sim.
    Da  minha boca não ouviram criticas, lamurias, acusações, simplesmente deixem em paz, esqueçam que existo, tenho mais que fazer e pensar., mas não me esqueço da hipocrisia, a suposta irmandade que existia afinal era balofa.
      É triste ouvir  por  outros a  hipocrisia, o desconhecimento, afinal o que se passou, estarei doido, ou querem-nos fazer ? São estúpidos ou querem fazer os outros de estúpidos?
      Pois se calhar querem passar uma imagem de coitadinhos, que tudo está bem  no reino da Dinamarca!|  Se calhar está optica deles. 
       Aos que acham ainda que têm razão vivam com Ela se isso lhes dá prazer, resposta,.

disse 

sergio neves 


Vou resistir mais um ano, por quem está mal nã Sou Eu

REFLEXÃO,

                                    Vou resistir mais um ano, por quem está mal não Sou Eu

                                             



   É triste quando nos sentimos escorraçados de um movimento, grupo , mas porque é que tem de ser Eu a sair, alguém me fez  pensar que não o devo fazer,
   Vou continuar, mesmo que não acreditem , porque na Igreja e na Vida faço-o por Nosso Senhor Jesus Cristo, deu-me a liberdade de escolher, apesar de incompreendido, apesar da hipocrisia e a cobardia de muitos mantenho-me fiel, vivo a Igreja cumpro se calhar o mínimo mas mantenho-me fiel.
   Se acham que me vão derrubar, estão enganados, vou ressurgir ainda mais forte, mesmo contra os adamastores desta vida,  mesmo que me tentem denegrir, desmoralizar, Eu sei o que Deus tem para mim. felizmente tenho amigos que me ajudam a pensar diferente, Sou útil.
   Estou para servir não para me servir, se não gostam que tenham a coragem de me expulsar.
 
 
  disse

sergio neves 

OS DESCARTAVEIS!

REFLEXÃO,

                                                       OS DESCARTÁVEIS!

                                             





   O Papa Francisco fala em descartáveis para os jovens e idosos, que são desprezados pela sociedade, mas no interior da Igreja quem pensa diferente, quem ousa pensar dissonante da maioria pelos vistos é descartável,  estou-me a borrifar para os cargos, os títulos, as responsabilidades, querem correr comigo tudo bem, mas pelo menos tenham o respeito, o carácter para me dizer não é vir a saber por outros que já não conto,  seja da de cargos da catequese , seja de cargos no MCC , por mim tudo bem , não esqueçam  de pelo menos me avisar, não vir a saber por outros, por mim tudo bem, mas pelo menos avisem.
  Se é esta Igreja que querem construir tudo bem, fiquem com Ela, porque Eu vou continuar adorar Deus, a sua Obra e não aquela que o Homem constrói.
   Não tenham medo o Sérgio Neves, não atemoriza ninguém,  já percebi que Sou descartavel, mas pelo menos digam-no na cara. 
    Eu resistirei a tudo por tudo o que faço é para Deus e não para os Homens,

Saudações em Cristo 
De colores 
 

Sérgio Neves 


terça-feira, 3 de setembro de 2019

Novo Cardeal Português -Dom Tolentino Mendonça

ACONTECIMENTOS,

                                         Novo Cardeal Português -Dom Tolentino Mendonça

                                       


 
     Ficamos todos muito contentes com mais uma eleição/nomeação de um novo Cardeal Português, enche-nos o ego, mas não trás novos fieis e não motiva jovens e não jovens para aderirem, ou se manterem fieis á Igreja de Cristo, aliás cada vez mais temos Igrejas vazias, centro Paroquiais ás moscas, a Igreja a ser substituída por outras formas de intervir na sociedade,os jovens não são chamados, a Igreja não sabe ou não quer chegar-se a Eles, pode ser paradoxal, mas neste momento em que temos o maior n º de Cardeais no Vaticano, 2 deles com forte possibilidade de ser escolhidos a meu ver para sumo-pontífices numa futuro eleição Papal,  em Portugal a Igreja esconde-se , envolve-se em polémicas que facilmente resolveria , tivesse capacidade não de embarcar em modas, mas ser reta, objetiva, transparente, sem perder a sua identidade, estar junto dos que sofrem, dos jovens, dos desprotegidos, mas simultaneamente tendo na sua génese as três grandes virtudes teologais: Fé ,Esperança e Caridade.   Nesta altura os Srs.Padres estão mais preocupados com as novas colocações em Paroquias, outros a fazerem força e agarrarem-se como lapas aos lugares que ocupam á décadas, sem se preocuparem com o rebanho, querem é agradar ao Bispo que os tutela.
      Entretanto a pratica religiosa é o que é, cada vez mais distante, quando é uma maravilha a Palavra e o alimento de Deus, alguém que nos ama como nós somos, com erros, pecadores, frágeis. 
       É muito bonito os politicos colarem-se a estes anúncios apostólicos e depois fazerem com que a Igreja desapareça de Escolas,Hospitais e  Prisões, é triste mas é assim.
      Uma Igreja que deixa de ser peregrina, que caminha ao lado do seu povo, mas aburguesou--se que se preocupa com os lugares, estatutos, meritos e não evangeliza, que não chega ás pereferias desta vida.
      É caso para dizer temos novo Cardeal, uau, mas a minha Paroquia cada vez mais é missa ao Domingo e pouco mais, porque o Sr.Padre está há mais 3 décadas e cristalizou e demovo pessoas,   e as que lá estão até por força da debandada agarram-se como lapas aos cargos, tachos, estatutos, verdadeiros beatos.
    Em resumo Dom Tolentino Mendonça é uma referencia intelectual, tal como o é Manuel Clemente, Pe-Hugo Santos,   mas para que nos serve se no nosso m2 a debandada e a pratica religiosa é o que é?


disse 

sergio neves