sábado, 15 de setembro de 2018

O Papa Francisco - tem de ser defendido

REFLEXÃO,

                                              O Papa Francisco - tem de ser defendido 


                                         


       O Papa Francisco enfrenta uma forte oposição do Clero Conservador - aquele que quer se tudo fique na mesma, aquele me mina os alicerces da Igreja de Pedro, aquele que encobre pedófilos, vigaristas, fundamentalistas.  Porque é que isto acontece? Porque muitas conferencias episcopais defendem estes princípios que se afastam do Evangelho, é verdade que a Igreja é Santa por natureza e pecadora porque nele está o homem, mas não deve o Homem conspurcar uma Obra de Deus.
       O Papa Francisco teve a coragem de fazer uma limpeza por exemplo na CE do Chile, mas há mais para fazer, deve ser regra os Bispos, Presbíteros e Diáconos não estarem na mesma paroquia mais de 5 anos,  é que isto cria hábitos, vícios, procedimentos que se desviam do Evangelho, da abertura que o Papa Francisco quer que se faça, portanto há que combater este sector Ortodoxo dentro da Igreja Católica Apostólica Romana,  deve-se denunciar os pedófilos, os ladrões, impostores que grassam na Igreja , sob pena de se estar a minar o terreno, a ceara boa, veja-se que é difícil leccionar, dar catequese, fazer pastoral da juventude, sobretudo para homens crentes, porque tudo está sob suspeita, e as praticas de suspeição são mais que muitas, desde Bispos afastados á mínima suspeita para outras paragens,  Padres que se fala e depois aparecem no Vaticano, não sei onde está a verdade e a mentira, o certo é que acontece, a descrença cresce, o nº de catequizandos e alunos em colégios Católicos diminui, e o os Bispos, Padres e Leigos o que podem fazer?...Ajudar o Papa Francisco nesta cruzada no seio da Igreja , que a mata aos poucos. 
      É triste ver a Igreja ser falada não pelo bem que faz todos os dias, a toda a hora em Portugal e pelo mundo fora, mas o MAL, esse aparece logo em prime time, os Bispos põem a cabeça na areia, os inimigos de Francisco aparecem para o atazanar, cabe-nos rezar por eles, pelas vitimas e repudiar os criminosos, mas ajudar os que falsamente são injuriados, e hoje em dia é tão fácil.
        Francisco tem de levar a bom porto este mal que se instalou sob pena de tudo desmoronar. 


       É que a Igreja somos todos nós...os crentes e baptizados! 


disse

sergio neves 
      

domingo, 2 de setembro de 2018

ENS - Encontro Internacional em Fátima 2018

ACONTECIMENTOS,

                                       ENS - Encontro Internacional em Fátima 2018


                                       



       Teve lugar em Fátima de 16 a 21 de Julho de 2018 o XII encontro internacional das Equipas de Nossa Senhora, um  movimento criado anos 20 do século passado pelo Padre Caffarel, em França como resposta também  ela a uma crise de valores, para com o Sacramento do Matrimonio. Portanto é um movimento para casais, casados pela Igreja, com Sacramento do Matrimonio, não é um movimento conservador como apelidou o Jornal i , no Sábado, ultimo dia, muita coisa foi falada em Fátima, aliás Fátima é uma referencia , para Igreja, mundo, mas também para os movimentos que nela tem a sua fundação, foi em Fátima que o movimento se consagrou e  cresceu em Portugal justamente a partir do manto de Nossa Senhora.  
     Teve a presença de mais de 4000 casais de todo o mundo, teve  colóquios, debates, apresentação de livros,  Reunião da ERI - Equipa de dirigentes internacional- e sua passagem de testemunho, aliás os encontros internacionais acontecem de 6 em 6 anos e marcam também a passagem das equipas dirigentes. Aproveita-se o momento para se reunir  Colégio, para fazer acções de  formação,  criar as directrizes para próximos  6 anos. 
        Única critica a fazer e fi-la no sitio  e hora correctas , o elevadíssimo preço por casal 1.000€, percebo que era para 1 semana, dava acesso aos inventos, colóquios, workshops, conferencias, mas mesmo assim era caro.  Até porque as ENS e os seus membros , têm actividades ao longo do ano pastoral também  Eles  exigem despendio de  verbas, Retiros  de Sector,  Encontros Nacionais, Encontros  de equipas novas, em caminhada e tantas outras.
          Participei Eu e a minha prol, mais a minha querida equipa de Monte Abraão I  na Missa de encerramento , muito participada, internacional, trilingue, muito bom, que momento belo. 
          
              As conclusões do encontro deixo links e vídeos
              
             

             http://www.endfatima2018.pt




-  onde se pode encontrar tudo, programa, os momentos mais marcantes. 


            





           http://www.endfatima2018.pt/videos-2/  



 -  Entrevista com o Conselheiro  Espiritual da ERI   Pe. Jacinto Farias



          FOTOS DA CELEBRAÇÃO  SÁBADO 

                           

























      Foi bonito ver tantos equipistas, o comprometimento, o desafio de fazer da Família Cristã, do Matrimonio , o grande valor da humanidade.  
      Esta União entre Casais, conselheiros espirituais.   A diversidade, união entre todos.  Depois estar presente em algo único que dificilmente voltarei a viver, porque voltar a haver um encontro Nacional  em Portugal e pouco provável, estamos a falar de um movimento implantado em todo o mundo, mais de 20.000  casais, + 150 países, enfim a probabilidade de voltar Portugal a presidir à ERI é muito longínqua. 
       Foi bonito, estive lá. 

Saudações equipistas! 


disse 

sergio neves 



IX ENCONTRO DAS FAMÍLIAS -DUBLIN 2018- “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

ACONTECIMENTOS,

                                              IX ENCONTRO DAS FAMÍLIAS -DUBLIN  2018

                                                        
                                                    “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

                                            


     Em Dublin decorreu no passada semana o IX encontro da Família, que como se sabe é o pilar da Igreja, é a partir da família que tudo  decorre, nasce, foi no seio de uma Família que  Nosso Senhor Jesus Cristo se revelou - Maria e José-, é na Família Domestica que se faz Igreja, ou  a partir daí, é da oração, união, comunhão da família que saem Baptizados,  Nubentes, as vocações, é bom lembrar e quando falo em família , é a união abençoada por Deus entre um Homem e uma mulher, SIM a família Cristã, por mais volta que se dei-a é a tradicional, a que chegou até aqui, não entre pessoas do mesmo sexo, género, agora deve-se respeitar, acolher famílias mono-nucleares, organizadas desta maneira entre pessoas mesmo género, como outras de pessoas de diferentes credos, ou de credos nenhuns.
    O lema do encontro foi  « O Evangelho da Família, alegria para o mundo» , de facto o Evangelho deve estar no centro da oração, partilha, vivência, das famílias.  Sabemos que hoje se colocam dificuldades á família, a banalização do termo Familiar,  à precariedade dos laços, acresce a precariedade do trabalho, das convicções, hoje põem-se questões de ter filhos ou não, como os sustentar, educar, com que valores, o cuidado dos mais velhos, como se faz acompanhamento, a educação da Fé,  os casos de abusos de diferente ordem, como tolerar, ultrapassar e reprimir veementemente.
      Mas isto é novo? Estão os casais hoje dispostos a  aceitar, ultrapassar, juntos as dificuldades, vive-se hoje  a cultura do facilitismo, renuncia fácil, este e outros assuntos foram debatidos, partilhados,  aventados, as diferentes realidades nos tempos de hoje de uma alta taxa de desinteresse religioso, que os casos de Pedofilia, são uma grande desculpa para não se viver uma cultura de exigência, de responsabilidade de contra-corrente, a avaliar pelos testemunhos foi rico o encontro : 


“O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.


      m declarações à Rádio Renascença, o casal Marco e Cláudia Vieira, provenientes da Paróquia de São José de Ferreiras, na Diocese do Algarve, destacam o ambiente de “comunhão” e “aprendizagem” que se tem gerado “com participantes das outras nacionalidades”.

“Nós os dois colaboramos, enquanto casal, em grupos de preparação para o matrimónio, na nossa unidade paroquial, são três paróquias nas quais colaboramos, e recolhemos ao longo destes dias vários contributos neste âmbito, que nos vão ser muito úteis para melhorar o trabalho que já estamos a desenvolver”, salienta Marco Vieira.
Já Cláudia Vieira destaca a oportunidade de perceber que o caminho que estão a percorrer, como casal e também como agentes pastorais ligados às famílias, encontra pontos de contacto e ligação em outras realidades, em outros países.
“Testemunhos que ouvimos, formas de abordar as dificuldades que os casais enfrentam no casamento,  como lidar com essas dificuldades, o acompanhamento pós-matrimónio, realmente vem-nos dar uma série de pistas que juntamente com o nosso pároco e os nossos outros colegas de serviço, nos ajudarão certamente a fazer um melhor trabalho”, acrescenta.
Para o casal Rogério e Graciete Egídio, proveniente também da diocese algarvia, estar num encontro internacional de famílias como este, em Dublin, é fundamental para que os casais perceberem também que “não estão sozinhos na procura da felicidade”.
“Encontramos irmãos de todo o mundo, preletores também de todos os países, o que leva-me a concluir que realmente a Igreja olha para a família como um todo, como sendo  a célula principal da sociedade civil, e na comunidade cristã também com um olhar agora para a realidade desta Igreja doméstica que são as famílias”, referiu Rogério Egídio.
                                              


    Sai do Encontro a necessidade de maior apoio, diligencia das Paroquias e dos Párocos, as novos casais, atenção ao namoro e curso pré e pós matrimoniais, á necessidade de se ter mais filhos, mas cabe também á Igreja apoio e atenção.
    Em resumo muito foi falado, pistas para novos tempos.   A Família  é uma célula da sociedade, que tem de ser estimulada, ajudada.
     Fica a oração  da Família, que foi , deve , ser rezada sempre e sempre quem sabe ás refeições, fora delas, sempre.

                                                    


Oração  das Famílias 


ORAÇÃO OFICIAL DA FAMÍLIA PARA O ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS 2018 Deus, nosso Pai, Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho, Uma família, no Espírito do teu amor. Abençoa-nos com a alegria do amor. Faz-nos pacientes e compassivos Amáveis e generosos, Acolhendo os que mais precisam. Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz. Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor Especialmente aqueles por quem rezamos agora: [Fazemos uma pausa para lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas] Aumenta a nossa fé, Fortalece a nossa esperança, Protege-nos com o teu amor, Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos. Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor Amén 
  Maria, mãe e guia, rogai por nós. São José, pai e protetor, rogai por nós. Santos Joaquim e Ana, rogai por nós. Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós


   Disse 

Sérgio Neves 


   

   






sábado, 1 de setembro de 2018

Papa Francisco na Irlanda para festa Família....só se falou de pedofilia

ACONTECIMENTOS,

       
                     Papa Francisco na Irlanda para festa Família....só se falou de pedofilia


                        


       Todos percebemos cada vez mais que a imprensa que  tomou o Papa Francisco em graça, tira agora os seus dividendos. Ou seja cobra tudo o que o Papa diz e não diz, ou acham que devia dizer.
          A Irlanda de hoje , nada tem nada que ver com a Irlanda Católica de outros tempos, valores que a trouxeram até aqui, que a mantiveram independente do Reino Unido. 
          Aos poucos o Catolicismo foi resfriando, e com isso a posição e importância da Igreja Católica.
       Talvez por isso  a Igreja Católica  escolheu Dublin e o pais, para realizar o Encontro das Famílias, o pilar da sociedade e da Igreja também, que vive momentos de grande pressão, porque a sociedade de hoje  organiza-se de uma outra forma, precária,  sem grandes compromissos, laços, foi por isso que a Igreja  sentiu necessidade de promover a Família. Mas eis que o que se falou foi de pedofilia, dos Padres  ao longo de décadas, com certeza que temos de condenar , apoiar as vitimas de abusos, como a Igreja tem agir nestes casos, EXPULSÃO DOS PADRES PEDÓFILOS. Apoiar as crianças que sofreram esses crimes, indemnizar, compensar o que se tiver de compensar, agora não percebo porque se protege os criminosos, os pedófilos, que mancham  a grande obra de Deus que é a Igreja, todos sabemos que a Igreja é Santa por Natureza e pecadora porque dela fazem os homens.
         Seja quem for devemos punir, repudiar, e se se tiver que quebrar segredo de confissão para denunciar este tipo de  abusos deve-se fazer, porque mancha tudo,  a pastoral fica afectada quer para Padres, Bispos, Catequistas, Orientadores de Jovens, Movimentos.
          Ora se o escandalo financeiro «acabou » com o Papa Bento XVI, espero que a vergonha da Pedofilia, não quebre o Papa Francisco, que já sofre com isto.  
             Por resumir fica o que se passou na Festa da Família, que contou também com manifestações de  repudio com cadeiras vazias em certas cerimonias. 
             Mas digo Eu , que as famílias  são a base da Igreja, deve ser  o centro de evangelização, são a Igreja Domestica.
              Reservarei para outro post, o que se falou em Dublin sobre a a família, porque a intoxicação da comunicação e a sua agenda  não  o permitiram.

      Fica algumas notas : 

    -  Puna-se os Pedófilos   sejam quem forem.
    -  Não se proteja os crimnosos
    -  Apure-se as responsabilidades
    -  Apoie-se as vitimas 
   -   Haja coragem para  quebrar o segredo de confissão para estes casos abusos.


disse 

sergio neves 





NOSSA SENHORA e a Historia de Portugal

COMUNICAÇÃO,


                                            NOSSA SENHORA  e a Historia de Portugal
         

                                               


   Nesta 2 ª edição  D. Francisco Senra Coelho,  faz a síntese das 5 alianças que Portugal  com Nossa Senhora e também a analogia com as alianças de que Deus fez com o seu Povo ao longo dos tempos.
        As alianças  de Portugal  com Nossa Senhora: 

   1 ª  -  Dom Afonso Henriques  

         Dedica o Mosteiro de Cárquere em Resende 
         Motivo:   Agradecer Nossa Senhora a protecção na fundação da Nacionalidade.


   2 ª -  Dom João I 
       
         Dedica o Mosteiro de Santa Maria da Vitoria na Batalha, que servirá também de panteão para dinastia de Avis.
          Motivo:   protecção de Nossa Senhora na independência fase a Castela.


   3 ª - Dom Manuel I 

        Dedica o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Mosteiro Jerónimos.
        Motivo:  As façanhas dos portugueses na Expansão.

  
  4 ª - Dom João IV 

         Dedica o Santuário de Vila Viçosa  
         Motivo: Consagração de Nossa Senhora como Rainha de Portugal


  5 ª - Dom João VI  
   
         Dedica  a Ordem Nossa Senhora Conceição do Rio  de Janeiro 
         Motivo: protecção Nossa Senhora fase invasões Francesas


  6 ª - Dom Carlos

         Dedica o santuário Sameiro  à Imaculada Conceição


  7 ª -  Cardeal Cerejeira

          Dedica Santuário de Fátima  


  O  autor aproveita a obra para  republicar as homilias de consagração de Nossa Senhora , tem esse mérito  de reunir num só livro todas essas homilias 

   Cardeal Cerejeira 1940, 1942, 1957 e 1959.

   D. Manuel   d'Azevedo Trindade  1975, 1983 

   D. António Ribeiro  1981 

   D. Manuel Clemente 2016


     Como dizia anteriormente, o autor liga as alianças  /consagrações de Portugal  a Nossa Senhora com as Alianças  de  Deus com Povo de Deus   Adão e Eva , Noé, Abraão, Filhos de Abraão,  época Mosaica, David e  Jesus Cristo.
    O livro está muito bem fundamentado, o autor serve-se dos seus conhecimentos, de profundo conhecedor da Historia das Religiões, de Portugal , para recentrar Nossa Senhora com os destinos de Portugal, com a sua historia e o seu tempo. 
    É muito curioso verificar as homilias dos Bispos da Igreja em Fátima ao longo dos anos e nos diferentes momentos da  Historia. 
    Um livro que é uma referência para outras leituras, em termos históricos muito correcto,  com muitas entradas, notas de roda-pé, ficam muitas indicações, livro de fácil leitura, liga bem a politica, os acontecimentos politico-religiosos.
      Fica pois um hino de ação de graças a Nossa Senhora. 


disse 

sergio neves