DOCUMENTOS DA IGREJA,
Alegria do Amor
Alegria do Amor
Esta exortação apostólica é a resposta do Papa Francisco para a Instituição Família nos dias de hoje, para os casais, para as mães solteiras, famílias mono-nucleares, para os recasados,divorciados, solteiros, Pastores e Leigos em geral.
Parte de uma compilação de prioridades e respostas da Igreja para a Família hoje, as varias formas de família, união , de relacionamento.
Sem tabus o Papa Francisco abre e acolhe todos os que têm, querem acolher a imagem, ideal da Família de Nazaré como modelo.
Uma exortação que é preciso degustar tem muito de interpretativo, similar, adaptável ás diferentes realidades por esse mundo fora.
Tal como o que fiz com exortação apostólica «Alegria do Evangelho» , também com «Alegria do Amor destacarei pontos que me chamaram atenção e farei tantos quantos possíveis e necessário Posta para reflectir sobre este ou aquele ponto .
Assim sendo colocarei pontos relevante para mim claro.
A LUZ DA PALAVRA
- «no desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens e isto incentiva a Igreja»
- «A importância do matrimonio e da Família»
- «Recordando que o tempo é superior ao espaço» ; «mas isto não impede que existam maneiras diferentes de interpretar alguns aspectos da doutrina» ; « é possivel procurar soluções mais inculturadas»
10- « Surpreendentemente a imagem de Deus tem como paralelo explicativo precisamente o casal Homem e Mulher».....«Criador , a fecundidade do casal humano é imagem viva e eficaz sinal visível do acto criador.»
11- «O casal que ama e gera vida é a verdadeira «escultura» viva ( não a pedra ou o ouro, que o decálogo proíbe» ; « O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família o seu reflexo vivente.»
15- « O espaço vital de uma família podia transformar-se em Igreja domestica»
«Esboça-se assim uma casa que abriga no seu interior a presença de Deus, a oração comum e, por conseguinte, a bênção do Senhor.
17- « Os pais , têm o dever de cumprir com seriedade a sua missão educativa, como ensinam frequentemente os sábio da Bíblia»
18- O Evangelho lembra-nos também que os filhos não são uma propriedade da família....»
«Por isso , exalta a necessidade de outros laços mais profundos, mesmo dentro das relações familiares,: « Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a pôem em pratica»
Se não voltardes a voltardes ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino dos Céu. Quem pois , se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu..
23- O facto de o trabalho ser uma parte fundamental da dignidade da vida humana.
24- O trabalho torna possivel simultaneamente o desenvolvimento da sociedade , o sustento da família e também a sua estabilidade e fecundidade.
- Se alguém não quer trabalhar, também não coma
25- Dito isso , compreende-se que que o desemprego e a precariedade laboral gerem sofrimento, como atesta o livro de Rute e como lembra Jesus na parábola dos trabalhadores sentados, em ócio forçado, na praça da localidade.
28- Lá aparece a intimidade delicada e carinhosa entre a mãe e o seu bebé, um recém nascido que dorme nos braços da sua mãe depois de ter sido amamentado.
29- A família é chamada e compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito.
31- O bem da Família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja.
A REALIDADE E OS DESAFIOS DAS FAMÍLIAS
33- Por um lado, há que considerar o crescente perigo representado por um individualismo exagerado que desvirtua os laços familiares e acaba por considerar cada componente da família comi uma ilha..
...mal compreendido, transforma os cidadãos em clientes que só exigem o cumprimento de serviços..
34- No fundo , actualmente é fácil confundir a liberdade genuína com a ideia de cada um julga como lhe parece.
35- Como Cristãos, não podemos renunciar a propor o matrimonio, para não contradizer a sensibilidade actual, para estar na moda.
De nada serve também querer impor normas pela força da autoridade.
36- pelo que nos convém uma salutar reacção autocrítica
Ouras vezes , apresentámos um ideal teológico do matrimonio, demasiado abstracto, construído quase artificialmente, distante da situação concreta e das possibilidades efectivas das famílias tais como são.
37- Somos chamados a formar as consciências , não a pretender substituí-las.
38- Muitos estimam a força da graça que experimentam na reconciliação sacramental e na Eucaristia, que lhes permite enfrentar os desafios do matrimonio e da família.
os ataques ao mundo decadente ,com pouca capacidade de propor e indicar caminhos de felicidade.
39- Sintomas de cultura do provisório, refiro-me por exemplo á rapidez com que as pessoas passam de uma relação afectiva para outra. Creem que o amor, como acontece nas redes sociais, se possa conectar ou desconectar ao gosto do consumidor e inclusive bloquear imediatamente.
O narcisismo torna as pessoas incapazes de olhar para alem de si mesmas..
40- Em alguns países, muitos jovens são frequentemente levados a adiar o matrimonio por problemas de tipo económico ou de estudo.
41- As crises conjugais e sem coragem da paciência, da averiguação do perdão, reciproco, da reconciliação e até do sacrifício.
42- A Igreja rejeita com todas as suas forças as intervenções coercitivas do Estado a favor da contracepção., da esterilização e até mesmo do aborto.
43- O enfraquecimento da Fé e da pratica religiosa ,em algumas sociedades, afecta as famílias.
« uma das maiores pobrezas da cultura actual é a solidão, fruto da ausência de Deus na vida das pessoas e da fragilidade das relações.
44- A falta de habitação digna ou adequada leva muitas vezes a adiar a formalização de uma relação.
Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente.
As famílias sofrem de modo particular com os problemas relativos ao trabalho.
45- Há muitos filhos nascidos fora do matrimonio especialmente em alguns países, e muitos são os que crescem com apenas um dos progenitores.
O abuso sexual das crianças torna-se ainda mais escandaloso quando se verifica em ambientes onde deveriam ser protegidas , particularmente nas famílias e nas comunidades e instituições cristãs
46- A mobilidade humana, que corresponde ao movimento histórico natural dos povos , pode revelar-se uma verdadeira riqueza tanto para a família que emigra como para o pais que a recebe.Caso diferente é a emigração forçada.
Devem ser apoiados todos os esforços para favorecer a permanência das famílias e das comunidades cristãs nas suas terras de origem
47 - Merecem grande admiração as famílias que aceitam , com amor, a prova difícil de um filho deficiente
As pessoas com deficiência são, para a família, um dom e uma oportunidade para crescer no amor.
Tal família providenciará assistência e cuidados e promoverá companhia e carinho em cada fase da vida.
48- A valorização da fase conclusiva da vida é hoje, ainda mais necessária, porque na sociedade actual se tenta de todos os modos possíveis, ocultar o momento da passagem.
A eutanásia e o suicídio assistido são graves ameaças para as famílias, em todo o mundo.
49- Nas situações dificies em que vivem as pessoas mais necessárias , a Igreja deve pôr um cuidado especial em compreender , consolar e integrar, evitando impor-lhes um conjunto de normas como se fossem uma rocha.
50 - Já não há sequer o habito de comerem juntos, e cresce uma grande variedade de ofertas de distracção , para alem da dependência da televisão.
Isto, que é uma questão cultural, é agravado por um futuro profissional incerto, pela insegurança económica ou pelo medo quanto ao futuro dos filhos
52- Já não se considera claramente que só a união exclusiva e indissolúvel entre um homem e uma mulher realiza uma função social plena, por ser um compromisso estável e tornar possivel a fecundidade.
53- Avança,em muitos países, uma desconstrução jurídica da família, que tende adotar formas baseadas quase exclusivamente no paradigma da autonomia da vontade.
56- Somos criaturas, não somos omnipotentes.A criação precede-nos e deve ser recebida como um dom.
O OLHAR FIXO EM JESUS A VOCAÇÃO DA FAMÍLIA
58- Toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma.
61- «Tudo o que Deus criou é bom e nada deve ser rejeitado.
63- A família e o matrimonio foram redimidos por Cristo
67- Definiu o matrimonio como comunidade de vida e amor.
Assim, os conjuges de certo modo consagrados e, por meio de uma graça própria, edificam o Corpo de Cristo e constituem uma Igreja domestica...
68- Pontificie definiu a família ¨caminho da Igreja¨
71- A família é imagem de Deus, que é comunhão de pessoas.
72- O Sacramento do matrimonio não é uma convenção social um rito vazio ou mero sinal externo de um compromisso. O Sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos.
A decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto de um discernimento vocacional.
O Sacramento não é uma «coisa» nem uma «força», mas o próprio Cristo , na realidade.
75- No Sacramento do matrimonio, segundo a tradição latina da Igreja, os ministros são o homem e a mulher que se casam.
Por isso, quando dois conjuges não cristãos recebem o baptismo, não é necessário renovar a promessa nupcial sendo suficiente que não a rejeitem, pois, pelo baptismo que recebem, essa união torna-se automaticamente sacramental.
77- O discernimento da presença da semina Verbi, nas outras culturas pode aplicar-se também à realidade matrimonial e familiar.
78-inspira o cuidado pastoral da Igreja pelos fieis que simplesmente vivem juntos que contraíram matrimonio apenas civil ou são divorciados e voltaram a casar .
79 - Saibam os pastores que, por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações
81- O filho pede para nascer, não de qualquer maneira, mas deste amor, porque ele «não é uma divida, mas uma dádiva»
82- A Igreja «apoia as famílias que acolhem, educam e rodeiam de carinho filhos deficientes».
86- A Igreja é família de famílias
O AMOR NO MATRIMONIO
91- A primeira palavra usada é macrothtmei .A sua tradução não é simplesmente «suporta tudo»
92- O problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas.
93- Vem depois a palavra Jrestévetai - a única vez que aparece em toda a Bíblia -, que deriva de jrestós ( pessoa boa, que mostra a sua bondade nas acções),
94- Como dizia Santo Inácio de Loiola, «o amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras»
95- O verdadeiro amor aprecia os sucessos alheios.
96- Entretanto, esta mesma raiz do amor leva-me a rejeitar a injustiça de alguns terem muito e outros não terem nada, ou induz-me a procurar que os próprios descartáveis da sociedade possam viver um pouco de alegria.
97- Quem ama não só evita falar muito de si mesmo, mas, porque está centrado nos outros.,sabe manter-se no seu lugar.
A ciência incha, ao passo que a caridade edifica.
98- A atitude de humildade aparece aqui como algo que faz parte do amor.
99- Amar é também tornar-se amável.
a cortesia é uma escola de sensibilidade e altruísmo.
Ser amável não é um estilo que o Cristão possa escolher ou rejeitar faz parte das exigências irrenunciaveis do amor.
100- A fim de se predispor para um verdadeiro encontro com o outro , requer-se um olhar amável.
O amor amável gera vínculos
101- Como se diz muitas vezes, para amar os outros é preciso primeiro amar-se a si mesmo.
102- «Recebes-te de graça dai de graça
103- A indignação é saudável quando nos leva a reagir perante uma grave injustiça
104- Para restabelecer a harmonia familiar basta um pequeno gesto, uma coisa de nada. É suficiente uma caricia, sem palavras
107- Faz falta rezar com a própria historia, aceitar-se a si mesmo, saber conviver com as próprias limitações e inclusive perdoar-se, para poder ter esta mesma atitude com os outros.
109- -Rejubila com a verdade, Por outras palavras, alegra-se , com o bem do outro.
112- Não condeneis e não sereis condenados.... Não falai mal uns dos outros, irmãos.
113- O amor convive com a imperfeição, desculpa-a e sabe guardar silencio perante os limites do ser amado.
115- O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar.
118- Martin Luther King ..... A pessoa que mais te odeia, tem algo de bom nela; mesmo a nação que mais odeia, tem de bom nela.
121 - O matrimonio é um sinal precioso...espalha-se...O matrimonio é o ícone do amor de Deus por nós.
123- Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a «amizade maior»
O matrimonio, porem, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projecto estável de partilhar e construir juntos toda a existência.
os filhos, querem não só que os seus pais se amem mas também que sejam fieis e permaneçam sempre juntos.
125- Alem disso, o matrimonio é uma amizade que inclui as características próprias da paixão .
126- No matrimonio , convém cuidar da alegria do amor
«Prestam-se reciproca ajuda e serviço»
127 - O amor de amizade chama-se Caridade.
128- A experiencia estética do amor exprime-se naquele olhar que contempla o outro como fim em si mesmo, ainda que esteja doente, velho ou privado de atractivos sensíveis.
130- a alegria renova-se no sofrimento
131- Este, como instituição social, é protecção e instrumento para o compromisso mutuo, para o amadurecimento do amor, para que a opção pelo outro cresça em solidez, concretização e profundidade, e possa, por sua vez, cumprir a sua missão na sociedade. Por isso, o matrimonio supera qualquer moda passageira e persiste.
132- O amor concretizado num matrimonio diante dos outros.... é manifestação e protecção de um sim que se dá sem reservas nem restrições. Este sim significa dizer ao outro que poderá sempre confiar, não será abandonado se perder atractivo, se tiver dificuldades ou se se se apresentarem novas possibilidades de prazer ou de interesses egoístas.
133- Por isso , os gestos que exprimem este amor devem ser constantemente cultivados.
Na família é necessário utilizar três palavras; com licença, obrigado, desculpa.
134- Esta forma muito particular de amor, que é o matrimonio.
135- Não existem as famílias perfeitas que a publicidade falaciosa e consumista nos propõe
137- Muitas vezes um dos conjuges não precisa de uma solução para os problemas, mas de ser ouvido
138- Tomar essa paixão como ponto de partida para aprofundar o dialogo
139- A unidade , a que temos de aspirar, não é uniformidade, mas uma unidade na diversidade ou uma diversidade reconciliada.
140- É muito importante fundar a própria segurança em opções profundas, convicções e valores, e não o desejo de ganhar uma discussão ou no facto de nos darem razão.
143- O ser humano é um vivente desta terra, e tudo o que faz e busca está carregado de paixões.
150- O próprio Deus criou a sexualidade dos esposos que é um presente maravilhoso para as suas criaturas.
151- O erotismo mais saudável, embora esteja ligado a uma busca de prazer, supõe a admiração e por isso pode humanizar os impulsos.
156- A sexualidade está ao serviço desta amizade conjugal de modo inseparável, porque tende a procurar que o outro viva em plenitude.
162- Uma mulher pode cuidar do marido doente e ali ao pé da Cruz, volta a oferecer o sim do seu amor até á morte.
163- Não é possivel prometer que teremos os mesmos sentimentos durante a vida inteira, mas podemos ter um projecto comum estável.
Cada um dos dois realiza um caminho de crescimento e mudança pessoal. No curso de tal caminho, o amor celebra cada passo, cada etapa nova.
164- Na historia de um casal, a aparência física muda.
Nunca deixe de expressar de alguma forma aquela identidade pessoal que cativou o coração.
Espírito Santo , se não se clama todos os dias pedindo a sua graça, se não se procura a sua força sobrenatural.
166- a Família é o âmbito não só da geração mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus.
O dom de um novo filho, que o Senhor confia ao Pai e á Mãe tem inicio com o seu acolhimento...
167- As famílias são uma alegria para a Igreja.
.... quando explicava que a paternidade responsável não é «procriação ilimitada ou falta de consciência acerca daquilo que é necessário para o crescimento do filho.
168- A gravidez é um período difícil mas também um tempo maravilhoso.
Cada mulher participa do «mistério da criação, que se renova na geração humana»
169- Não é possivel uma família sem o sonho. Numa família quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se
170- «Os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetivel».
Um filho é um filho
O amo dos pais é um instrumento do amor de Deus Pai.
172- Toda a criança tem direito a receber o amor de uma mãe e de um pai, ambos necessários para o seu amadurecimento integro e harmonioso.
173- O enfraquecimento da presença materna com as suas qualidades femininas é um risco grave para a nossa terra.
174-~São elas que testemunham a beleza da vida.
Sem as mães, não somente não haveria novos fieis, mas a Fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo. Queridas mães, obrigado, obrigado, por aquilo que sois na família e pelo que dais á Igreja e ao mundo.
177- Estar presente não significa ser controlador, porque os pais demasiado controladores aniquilam os filhos.
181- «As tuas mãos são a minha caricia,
o meu despertar diario
amo-te porque as tuas mãos
trabalham pela justiça
Se te amos é porque és
o meu amor, o meu cúmplice e tudo
e na rua, lado a lado.
somos muito mais que dois.
183- Deus confiou á família o projecto de tornar «domestico» o mundo.
185 - Enquanto um passa fome, outro fica embriagado
186- Assim a celebração eucarística torna-se um apelo constante a cada um para que «se examine a si mesmos», a fim de abrir as portas da própria família, a uma maior comunhão com os descartados da sociedade e e depois.
«A mística do sacramento tem um carácter social»
Ser filho
188- O próprio Jesus lembrava aos fariseus que o abandono dos pais é contrário á Lei de Deus.
O grande dom da vida é o primeiro presente que recebemos.
Uma sociedade de filhos que não honram os pais é uma sociedade sem honra.
Os idosos
191- Não me rejeites no tempo da velhice
192- Os idosos ajudam a perceber a continuidade de gerações
Com efeito, a atenção aos idosos distingue uma civilização.
Esta civilização irá em frente se souber respeitar a sabedoria dos idosos.
193- Não se pode educar sem memoria
Por isso, numa civilização em que não há espaço para os idosos ou onde eles são descartados porque criam problemas, tal sociedade traz em si o vírus da morte
195- Crescer entre irmãos proporciona a bela experiência de cuidar uns dos outros.
198- Por fim, não se pode esquecer que, nesta família alargada, estão também o sogro, a sogra e todos os parentes do conjugue.
Capitulo VI
201- Por isso exige-se a toda a Igreja uma conversão missionária: é preciso não se contentar com um anuncio puramente teórico e desligado dos problemas reais das pessoas.
202- A principal contribuição para a pastoral familiar é oferecida pela paroquia, que é uma família de famílias, onde se harmonizam os contributos das pequenas comunidades, movimentos e associações eclesiais.
....PODE SER ÚTIL TAMBÉM A EXPERIÊNCIA DA LONGA TRADIÇÃO ORIENTAL DOS SACERDOTES CASADOS...
203-A PRESENÇA DOS LEIGOS E DAS FAMÍLIAS , PARTICULARMENTE A PRESENÇA FEMININA, NA FORMAÇÃO SACERDOTAL, FAVORECE O APREÇO PELA VARIEDADE E COMPLEMENTARIDADE DAS DIFERENTES VOCAÇÕES NA IGREJA.
208- ...Na realidade, cada pessoa prepara-se para o matrimonio, desde o seu nascimento. Tudo o que a família lhe deu deveria permitir-lhe apreender da própria história.
212- ..Queridos noivos tende a coragem de ser diferentes , não vos deixeis devorar pela sociedade do consumo e da aparência. O que importa é o amor que vos une, fortalecido e santificado pela graça.
216- Jesus começou os seus milagres no banquete das bodas de Caná: o vinho bom do milagre do Senhor, que alegra o nascimento de uma nova família, é o vinho novo da Aliança de Cristo como os homens e mulheres de cada tempo...
217- Muitas vezes o tempo de noivado não é suficiente, a decisão de se casar apressa-se por várias razões e, como se não bastasse, atrasou a maturação dos jovens...
218-....É preciso pôr de lado as ilusões e aceitá-lo como é : inacabado, chamado a crescer, em caminho.
221- ...Cada matrimonio é uma historia de Salvação....
222- A opção da paternidade responsável pressupõe a formação da consciência que é «o centro mais secreto e santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser...
...Por outro lado , deve promover-se o uso dos métodos baseados nos ritmos naturais da fecundidade.
223-Os Padre sinodais afirmaram que os primeiros anos do matrimonio são um período, vital e delicado, durante o qual os conjujes crescem na consciência o desafios e do significado do matrimonio.
227- Família que reza unida, permanece unida .
228-O marido não-crente é santificado é santificado pela mulher crente, e a mulher não-crente é santificada pelo marido.
229- A secretaria paroquial deveria ter possibilidades de receber com cordialidade e ocupar-se das urgências familiares, ou encaminha-las facilmente para quem as possa ajudar.
230-A Pastoral familiar deve ser fundamentalmente missionaria, em saída, por aproximação, em vez de se reduzir a ser uma fabrica de cursos a que poucos assistem
233 -....Numa crise não assumida o que mais se prejudica é a comunicação.
241- É preciso reconhecer que há casos em que a separação é inevitável. Por vezes pode tornar-se até moralmente necessária.
242- Os Padres disseram que é indispensável um discernimento particular para acompanhar pastoralmente os separados, os divorciados, os abandonados.
243- Quanto às pessoas divorciadas que vivem numa nova união, é importante fazer-lhes sentir que fazem parte da Igreja.
245- ....Peço aos pais separados: «Nunca e nunca tomeis o filho como refêm!
247- Os matrimonios entre catolicos e outros batizados apresentam , na sua fisionomia particular.
....Procure-se uma colaboração cordial entre o ministro catolico e o não catolico, desde o momento da preparação para o matrimonio e para as nupicias....
....Embora os esposos de um matrimonio misto tenham em comum os sacramentos do Batismo e do matrimonio, a partilha da Eucaristia pode ser apenas excepcional....
248- OS MATRIMONIOS COM DISPARIDADE DE CULTO CONSTITUEM UM LUGAR DE PRIVILEGIADO DE DIALOGO INTER-RELIGIOSO....
250- Cada pessoa, independentemente da propria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito..,
256- ....A bilbia fala de um Deus que nos criou por amor e fez-nos de uma maneira tal que a nossa vida não termina com a morte....
Capitulo VII
REFORÇAR A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
260- Os pais devem orientar e alertar as crianças e os adolescentes para saberem enfrentar situações onde possa haver risco....
261- A obsessão porem não é educativa; e também não é possivel ter o controlo de todas as situações que um filho poderá enfrentar. Vale pois o principio de que o tempo é superior ao espaço.
264- A tarefa dos pais inclui uma educação da vontade e um desenvolvimento de hábitos bons e tendências afectivas para o bem.
268- De igual modo, é indispensável sensibilizar a criança e adolescente para se aperceberem de que as más acções têm consequências...
274- A família é a primeira escola dos valores humanos onde se aprende o bom uso da liberdade
275- ...uma tarefa importantíssima das famílias é educar para a capacidade de esperar..
23- O facto de o trabalho ser uma parte fundamental da dignidade da vida humana.
24- O trabalho torna possivel simultaneamente o desenvolvimento da sociedade , o sustento da família e também a sua estabilidade e fecundidade.
- Se alguém não quer trabalhar, também não coma
25- Dito isso , compreende-se que que o desemprego e a precariedade laboral gerem sofrimento, como atesta o livro de Rute e como lembra Jesus na parábola dos trabalhadores sentados, em ócio forçado, na praça da localidade.
28- Lá aparece a intimidade delicada e carinhosa entre a mãe e o seu bebé, um recém nascido que dorme nos braços da sua mãe depois de ter sido amamentado.
29- A família é chamada e compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito.
31- O bem da Família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja.
A REALIDADE E OS DESAFIOS DAS FAMÍLIAS
33- Por um lado, há que considerar o crescente perigo representado por um individualismo exagerado que desvirtua os laços familiares e acaba por considerar cada componente da família comi uma ilha..
...mal compreendido, transforma os cidadãos em clientes que só exigem o cumprimento de serviços..
34- No fundo , actualmente é fácil confundir a liberdade genuína com a ideia de cada um julga como lhe parece.
35- Como Cristãos, não podemos renunciar a propor o matrimonio, para não contradizer a sensibilidade actual, para estar na moda.
De nada serve também querer impor normas pela força da autoridade.
36- pelo que nos convém uma salutar reacção autocrítica
Ouras vezes , apresentámos um ideal teológico do matrimonio, demasiado abstracto, construído quase artificialmente, distante da situação concreta e das possibilidades efectivas das famílias tais como são.
37- Somos chamados a formar as consciências , não a pretender substituí-las.
38- Muitos estimam a força da graça que experimentam na reconciliação sacramental e na Eucaristia, que lhes permite enfrentar os desafios do matrimonio e da família.
os ataques ao mundo decadente ,com pouca capacidade de propor e indicar caminhos de felicidade.
39- Sintomas de cultura do provisório, refiro-me por exemplo á rapidez com que as pessoas passam de uma relação afectiva para outra. Creem que o amor, como acontece nas redes sociais, se possa conectar ou desconectar ao gosto do consumidor e inclusive bloquear imediatamente.
O narcisismo torna as pessoas incapazes de olhar para alem de si mesmas..
40- Em alguns países, muitos jovens são frequentemente levados a adiar o matrimonio por problemas de tipo económico ou de estudo.
41- As crises conjugais e sem coragem da paciência, da averiguação do perdão, reciproco, da reconciliação e até do sacrifício.
42- A Igreja rejeita com todas as suas forças as intervenções coercitivas do Estado a favor da contracepção., da esterilização e até mesmo do aborto.
43- O enfraquecimento da Fé e da pratica religiosa ,em algumas sociedades, afecta as famílias.
« uma das maiores pobrezas da cultura actual é a solidão, fruto da ausência de Deus na vida das pessoas e da fragilidade das relações.
44- A falta de habitação digna ou adequada leva muitas vezes a adiar a formalização de uma relação.
Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente.
As famílias sofrem de modo particular com os problemas relativos ao trabalho.
45- Há muitos filhos nascidos fora do matrimonio especialmente em alguns países, e muitos são os que crescem com apenas um dos progenitores.
O abuso sexual das crianças torna-se ainda mais escandaloso quando se verifica em ambientes onde deveriam ser protegidas , particularmente nas famílias e nas comunidades e instituições cristãs
46- A mobilidade humana, que corresponde ao movimento histórico natural dos povos , pode revelar-se uma verdadeira riqueza tanto para a família que emigra como para o pais que a recebe.Caso diferente é a emigração forçada.
Devem ser apoiados todos os esforços para favorecer a permanência das famílias e das comunidades cristãs nas suas terras de origem
47 - Merecem grande admiração as famílias que aceitam , com amor, a prova difícil de um filho deficiente
As pessoas com deficiência são, para a família, um dom e uma oportunidade para crescer no amor.
Tal família providenciará assistência e cuidados e promoverá companhia e carinho em cada fase da vida.
48- A valorização da fase conclusiva da vida é hoje, ainda mais necessária, porque na sociedade actual se tenta de todos os modos possíveis, ocultar o momento da passagem.
A eutanásia e o suicídio assistido são graves ameaças para as famílias, em todo o mundo.
49- Nas situações dificies em que vivem as pessoas mais necessárias , a Igreja deve pôr um cuidado especial em compreender , consolar e integrar, evitando impor-lhes um conjunto de normas como se fossem uma rocha.
50 - Já não há sequer o habito de comerem juntos, e cresce uma grande variedade de ofertas de distracção , para alem da dependência da televisão.
Isto, que é uma questão cultural, é agravado por um futuro profissional incerto, pela insegurança económica ou pelo medo quanto ao futuro dos filhos
52- Já não se considera claramente que só a união exclusiva e indissolúvel entre um homem e uma mulher realiza uma função social plena, por ser um compromisso estável e tornar possivel a fecundidade.
53- Avança,em muitos países, uma desconstrução jurídica da família, que tende adotar formas baseadas quase exclusivamente no paradigma da autonomia da vontade.
56- Somos criaturas, não somos omnipotentes.A criação precede-nos e deve ser recebida como um dom.
O OLHAR FIXO EM JESUS A VOCAÇÃO DA FAMÍLIA
58- Toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma.
61- «Tudo o que Deus criou é bom e nada deve ser rejeitado.
63- A família e o matrimonio foram redimidos por Cristo
67- Definiu o matrimonio como comunidade de vida e amor.
Assim, os conjuges de certo modo consagrados e, por meio de uma graça própria, edificam o Corpo de Cristo e constituem uma Igreja domestica...
68- Pontificie definiu a família ¨caminho da Igreja¨
71- A família é imagem de Deus, que é comunhão de pessoas.
72- O Sacramento do matrimonio não é uma convenção social um rito vazio ou mero sinal externo de um compromisso. O Sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos.
A decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto de um discernimento vocacional.
O Sacramento não é uma «coisa» nem uma «força», mas o próprio Cristo , na realidade.
75- No Sacramento do matrimonio, segundo a tradição latina da Igreja, os ministros são o homem e a mulher que se casam.
Por isso, quando dois conjuges não cristãos recebem o baptismo, não é necessário renovar a promessa nupcial sendo suficiente que não a rejeitem, pois, pelo baptismo que recebem, essa união torna-se automaticamente sacramental.
77- O discernimento da presença da semina Verbi, nas outras culturas pode aplicar-se também à realidade matrimonial e familiar.
78-inspira o cuidado pastoral da Igreja pelos fieis que simplesmente vivem juntos que contraíram matrimonio apenas civil ou são divorciados e voltaram a casar .
79 - Saibam os pastores que, por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações
81- O filho pede para nascer, não de qualquer maneira, mas deste amor, porque ele «não é uma divida, mas uma dádiva»
82- A Igreja «apoia as famílias que acolhem, educam e rodeiam de carinho filhos deficientes».
86- A Igreja é família de famílias
O AMOR NO MATRIMONIO
91- A primeira palavra usada é macrothtmei .A sua tradução não é simplesmente «suporta tudo»
92- O problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas.
93- Vem depois a palavra Jrestévetai - a única vez que aparece em toda a Bíblia -, que deriva de jrestós ( pessoa boa, que mostra a sua bondade nas acções),
94- Como dizia Santo Inácio de Loiola, «o amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras»
95- O verdadeiro amor aprecia os sucessos alheios.
96- Entretanto, esta mesma raiz do amor leva-me a rejeitar a injustiça de alguns terem muito e outros não terem nada, ou induz-me a procurar que os próprios descartáveis da sociedade possam viver um pouco de alegria.
97- Quem ama não só evita falar muito de si mesmo, mas, porque está centrado nos outros.,sabe manter-se no seu lugar.
A ciência incha, ao passo que a caridade edifica.
98- A atitude de humildade aparece aqui como algo que faz parte do amor.
99- Amar é também tornar-se amável.
a cortesia é uma escola de sensibilidade e altruísmo.
Ser amável não é um estilo que o Cristão possa escolher ou rejeitar faz parte das exigências irrenunciaveis do amor.
100- A fim de se predispor para um verdadeiro encontro com o outro , requer-se um olhar amável.
O amor amável gera vínculos
101- Como se diz muitas vezes, para amar os outros é preciso primeiro amar-se a si mesmo.
102- «Recebes-te de graça dai de graça
103- A indignação é saudável quando nos leva a reagir perante uma grave injustiça
104- Para restabelecer a harmonia familiar basta um pequeno gesto, uma coisa de nada. É suficiente uma caricia, sem palavras
107- Faz falta rezar com a própria historia, aceitar-se a si mesmo, saber conviver com as próprias limitações e inclusive perdoar-se, para poder ter esta mesma atitude com os outros.
109- -Rejubila com a verdade, Por outras palavras, alegra-se , com o bem do outro.
112- Não condeneis e não sereis condenados.... Não falai mal uns dos outros, irmãos.
113- O amor convive com a imperfeição, desculpa-a e sabe guardar silencio perante os limites do ser amado.
115- O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar.
118- Martin Luther King ..... A pessoa que mais te odeia, tem algo de bom nela; mesmo a nação que mais odeia, tem de bom nela.
121 - O matrimonio é um sinal precioso...espalha-se...O matrimonio é o ícone do amor de Deus por nós.
123- Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a «amizade maior»
O matrimonio, porem, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projecto estável de partilhar e construir juntos toda a existência.
os filhos, querem não só que os seus pais se amem mas também que sejam fieis e permaneçam sempre juntos.
125- Alem disso, o matrimonio é uma amizade que inclui as características próprias da paixão .
126- No matrimonio , convém cuidar da alegria do amor
«Prestam-se reciproca ajuda e serviço»
127 - O amor de amizade chama-se Caridade.
128- A experiencia estética do amor exprime-se naquele olhar que contempla o outro como fim em si mesmo, ainda que esteja doente, velho ou privado de atractivos sensíveis.
130- a alegria renova-se no sofrimento
131- Este, como instituição social, é protecção e instrumento para o compromisso mutuo, para o amadurecimento do amor, para que a opção pelo outro cresça em solidez, concretização e profundidade, e possa, por sua vez, cumprir a sua missão na sociedade. Por isso, o matrimonio supera qualquer moda passageira e persiste.
132- O amor concretizado num matrimonio diante dos outros.... é manifestação e protecção de um sim que se dá sem reservas nem restrições. Este sim significa dizer ao outro que poderá sempre confiar, não será abandonado se perder atractivo, se tiver dificuldades ou se se se apresentarem novas possibilidades de prazer ou de interesses egoístas.
133- Por isso , os gestos que exprimem este amor devem ser constantemente cultivados.
Na família é necessário utilizar três palavras; com licença, obrigado, desculpa.
134- Esta forma muito particular de amor, que é o matrimonio.
135- Não existem as famílias perfeitas que a publicidade falaciosa e consumista nos propõe
137- Muitas vezes um dos conjuges não precisa de uma solução para os problemas, mas de ser ouvido
138- Tomar essa paixão como ponto de partida para aprofundar o dialogo
139- A unidade , a que temos de aspirar, não é uniformidade, mas uma unidade na diversidade ou uma diversidade reconciliada.
140- É muito importante fundar a própria segurança em opções profundas, convicções e valores, e não o desejo de ganhar uma discussão ou no facto de nos darem razão.
143- O ser humano é um vivente desta terra, e tudo o que faz e busca está carregado de paixões.
150- O próprio Deus criou a sexualidade dos esposos que é um presente maravilhoso para as suas criaturas.
151- O erotismo mais saudável, embora esteja ligado a uma busca de prazer, supõe a admiração e por isso pode humanizar os impulsos.
156- A sexualidade está ao serviço desta amizade conjugal de modo inseparável, porque tende a procurar que o outro viva em plenitude.
162- Uma mulher pode cuidar do marido doente e ali ao pé da Cruz, volta a oferecer o sim do seu amor até á morte.
163- Não é possivel prometer que teremos os mesmos sentimentos durante a vida inteira, mas podemos ter um projecto comum estável.
Cada um dos dois realiza um caminho de crescimento e mudança pessoal. No curso de tal caminho, o amor celebra cada passo, cada etapa nova.
164- Na historia de um casal, a aparência física muda.
Nunca deixe de expressar de alguma forma aquela identidade pessoal que cativou o coração.
Espírito Santo , se não se clama todos os dias pedindo a sua graça, se não se procura a sua força sobrenatural.
166- a Família é o âmbito não só da geração mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus.
O dom de um novo filho, que o Senhor confia ao Pai e á Mãe tem inicio com o seu acolhimento...
167- As famílias são uma alegria para a Igreja.
.... quando explicava que a paternidade responsável não é «procriação ilimitada ou falta de consciência acerca daquilo que é necessário para o crescimento do filho.
168- A gravidez é um período difícil mas também um tempo maravilhoso.
Cada mulher participa do «mistério da criação, que se renova na geração humana»
169- Não é possivel uma família sem o sonho. Numa família quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se
170- «Os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetivel».
Um filho é um filho
O amo dos pais é um instrumento do amor de Deus Pai.
172- Toda a criança tem direito a receber o amor de uma mãe e de um pai, ambos necessários para o seu amadurecimento integro e harmonioso.
173- O enfraquecimento da presença materna com as suas qualidades femininas é um risco grave para a nossa terra.
174-~São elas que testemunham a beleza da vida.
Sem as mães, não somente não haveria novos fieis, mas a Fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo. Queridas mães, obrigado, obrigado, por aquilo que sois na família e pelo que dais á Igreja e ao mundo.
177- Estar presente não significa ser controlador, porque os pais demasiado controladores aniquilam os filhos.
181- «As tuas mãos são a minha caricia,
o meu despertar diario
amo-te porque as tuas mãos
trabalham pela justiça
Se te amos é porque és
o meu amor, o meu cúmplice e tudo
e na rua, lado a lado.
somos muito mais que dois.
183- Deus confiou á família o projecto de tornar «domestico» o mundo.
185 - Enquanto um passa fome, outro fica embriagado
186- Assim a celebração eucarística torna-se um apelo constante a cada um para que «se examine a si mesmos», a fim de abrir as portas da própria família, a uma maior comunhão com os descartados da sociedade e e depois.
«A mística do sacramento tem um carácter social»
Ser filho
188- O próprio Jesus lembrava aos fariseus que o abandono dos pais é contrário á Lei de Deus.
O grande dom da vida é o primeiro presente que recebemos.
Uma sociedade de filhos que não honram os pais é uma sociedade sem honra.
Os idosos
191- Não me rejeites no tempo da velhice
192- Os idosos ajudam a perceber a continuidade de gerações
Com efeito, a atenção aos idosos distingue uma civilização.
Esta civilização irá em frente se souber respeitar a sabedoria dos idosos.
193- Não se pode educar sem memoria
Por isso, numa civilização em que não há espaço para os idosos ou onde eles são descartados porque criam problemas, tal sociedade traz em si o vírus da morte
195- Crescer entre irmãos proporciona a bela experiência de cuidar uns dos outros.
198- Por fim, não se pode esquecer que, nesta família alargada, estão também o sogro, a sogra e todos os parentes do conjugue.
Capitulo VI
201- Por isso exige-se a toda a Igreja uma conversão missionária: é preciso não se contentar com um anuncio puramente teórico e desligado dos problemas reais das pessoas.
202- A principal contribuição para a pastoral familiar é oferecida pela paroquia, que é uma família de famílias, onde se harmonizam os contributos das pequenas comunidades, movimentos e associações eclesiais.
....PODE SER ÚTIL TAMBÉM A EXPERIÊNCIA DA LONGA TRADIÇÃO ORIENTAL DOS SACERDOTES CASADOS...
203-A PRESENÇA DOS LEIGOS E DAS FAMÍLIAS , PARTICULARMENTE A PRESENÇA FEMININA, NA FORMAÇÃO SACERDOTAL, FAVORECE O APREÇO PELA VARIEDADE E COMPLEMENTARIDADE DAS DIFERENTES VOCAÇÕES NA IGREJA.
208- ...Na realidade, cada pessoa prepara-se para o matrimonio, desde o seu nascimento. Tudo o que a família lhe deu deveria permitir-lhe apreender da própria história.
212- ..Queridos noivos tende a coragem de ser diferentes , não vos deixeis devorar pela sociedade do consumo e da aparência. O que importa é o amor que vos une, fortalecido e santificado pela graça.
216- Jesus começou os seus milagres no banquete das bodas de Caná: o vinho bom do milagre do Senhor, que alegra o nascimento de uma nova família, é o vinho novo da Aliança de Cristo como os homens e mulheres de cada tempo...
217- Muitas vezes o tempo de noivado não é suficiente, a decisão de se casar apressa-se por várias razões e, como se não bastasse, atrasou a maturação dos jovens...
218-....É preciso pôr de lado as ilusões e aceitá-lo como é : inacabado, chamado a crescer, em caminho.
221- ...Cada matrimonio é uma historia de Salvação....
222- A opção da paternidade responsável pressupõe a formação da consciência que é «o centro mais secreto e santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser...
...Por outro lado , deve promover-se o uso dos métodos baseados nos ritmos naturais da fecundidade.
223-Os Padre sinodais afirmaram que os primeiros anos do matrimonio são um período, vital e delicado, durante o qual os conjujes crescem na consciência o desafios e do significado do matrimonio.
227- Família que reza unida, permanece unida .
228-O marido não-crente é santificado é santificado pela mulher crente, e a mulher não-crente é santificada pelo marido.
229- A secretaria paroquial deveria ter possibilidades de receber com cordialidade e ocupar-se das urgências familiares, ou encaminha-las facilmente para quem as possa ajudar.
230-A Pastoral familiar deve ser fundamentalmente missionaria, em saída, por aproximação, em vez de se reduzir a ser uma fabrica de cursos a que poucos assistem
233 -....Numa crise não assumida o que mais se prejudica é a comunicação.
241- É preciso reconhecer que há casos em que a separação é inevitável. Por vezes pode tornar-se até moralmente necessária.
242- Os Padres disseram que é indispensável um discernimento particular para acompanhar pastoralmente os separados, os divorciados, os abandonados.
243- Quanto às pessoas divorciadas que vivem numa nova união, é importante fazer-lhes sentir que fazem parte da Igreja.
245- ....Peço aos pais separados: «Nunca e nunca tomeis o filho como refêm!
247- Os matrimonios entre catolicos e outros batizados apresentam , na sua fisionomia particular.
....Procure-se uma colaboração cordial entre o ministro catolico e o não catolico, desde o momento da preparação para o matrimonio e para as nupicias....
....Embora os esposos de um matrimonio misto tenham em comum os sacramentos do Batismo e do matrimonio, a partilha da Eucaristia pode ser apenas excepcional....
248- OS MATRIMONIOS COM DISPARIDADE DE CULTO CONSTITUEM UM LUGAR DE PRIVILEGIADO DE DIALOGO INTER-RELIGIOSO....
250- Cada pessoa, independentemente da propria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito..,
256- ....A bilbia fala de um Deus que nos criou por amor e fez-nos de uma maneira tal que a nossa vida não termina com a morte....
Capitulo VII
REFORÇAR A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
260- Os pais devem orientar e alertar as crianças e os adolescentes para saberem enfrentar situações onde possa haver risco....
261- A obsessão porem não é educativa; e também não é possivel ter o controlo de todas as situações que um filho poderá enfrentar. Vale pois o principio de que o tempo é superior ao espaço.
264- A tarefa dos pais inclui uma educação da vontade e um desenvolvimento de hábitos bons e tendências afectivas para o bem.
268- De igual modo, é indispensável sensibilizar a criança e adolescente para se aperceberem de que as más acções têm consequências...
274- A família é a primeira escola dos valores humanos onde se aprende o bom uso da liberdade
275- ...uma tarefa importantíssima das famílias é educar para a capacidade de esperar..
276- A família tem de inventar todos os dias, novas formas de promover o reconhecimento mutuo.
283- Frequentemente a educação sexual concentra-se no convite a proteger-se, procurando um sexo seguro.... Assim a união sexual no matrimonio aparecerá como sinal de um compromisso totalizante , enriquecido por todo o caminho anterior.
287- por isso é bonito auando as mães ensinam os filhos pequenos a enviar um beijo a Jesus...
....De grande ajuda é a catequese familiar, enquanto método eficaz para formar os pais jovens e torna-los conscientes da sua missão como evangelizadores da sua própria família..
290- ...Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Só a partir desta experiencia é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domesticas e fermento evangelizador na sociedade.
296- Duas logicas percorrem toda a historia da Igreja; marginalizar e reintegrar
297- Ninguem pode ser condenado para sempre, porque esta não é a logica do Evangelho!
NORMAS E O DISCERNIMENTO
304-No ambito da ação, a verdade ou a retidão pratica não são iguais, em todas as aplicações particulares....
305- Por isso um pastor não se pode sentir satisfeito apenas a aplicar leis morais, àqueles que vivem em situações irregulares.
....possa crescer na graça de Deus , possa amar e possa tambem crescer na vida de graça e de caridade, recebendo para isso ajuda da Igreja...
306- A caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos.
307- Actualmente , mais importante do que uma pastoral das falências é o esforço pastoral para consolidar os matrimonios e assim evitar as rupturas
309- A esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus que vai ao encontro detodos sem excluir ninguem
310- ....Mas a Igreja não é alfandega; É A CASA PATERNA, ONDE HÁ LUGAR PARA TODOS COM A SUA VIDA FADIGOSA.
312- Isto fornece-nos um quadro e um clima que nos impedem de desenvolver uma moral fria de escritório, quando nos ocupamos dos temas mais delicados.....discernimento pastoral chio de amor misericordioso, que sempre se inclina para compreender, perdoar, acompanhar, esperar e sobretudo integrar.
.....fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.
315- Espiritualidade matrimonial é uma espiritualidade do vinculo habitado pelo amor divino.
316- ...o fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus.
318- ...O alimento da Eucaristia é força e estimulo para viver cada dia a aliança matrimonial como Igreja Domestica.
319- ....Cada manhã, auando se levanta, o conjuge renova diante de Deus esta decisão de fidelidade, suceda o que suceder ao longo do dia...
321- Deus convida-os a gerar e a cuidar. Por isso mesmo, a familia foi desde sempre o Hospital mais proximo. Prostemo-nos cuidados apoiemo-nos e estimulemo-nos mutuamente e vivamos tudo isto como parte da nossa espiritualidade familiar. A vida em casal é uma participação na obra fecunda de Deus, e cada um é para o outro uma permanente provocação do Espirito.
322- Toda a vida da familia é um pastoreio misericordioso.
323- É uma experiencia espiritual profunda contemplar cada ente querido com os olhos de Deus e reconhecer Cristo nele. Isto exige uma disponibilidade gratuita.
324-Sob o impulso do Espirito, o nucleo familiar não só acolhe a vida gerando-a no próprio seio mas abre-se aos outros...Esta abertura exprime-se particularmente na Hospitalidade.
...A familia vive a sua espiritualidade propria e uma celula viva para transformar o mundo.
325- ....nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento sua capacidade de amar.
....Aquilo que se promete é sempre mais.
283- Frequentemente a educação sexual concentra-se no convite a proteger-se, procurando um sexo seguro.... Assim a união sexual no matrimonio aparecerá como sinal de um compromisso totalizante , enriquecido por todo o caminho anterior.
287- por isso é bonito auando as mães ensinam os filhos pequenos a enviar um beijo a Jesus...
....De grande ajuda é a catequese familiar, enquanto método eficaz para formar os pais jovens e torna-los conscientes da sua missão como evangelizadores da sua própria família..
290- ...Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Só a partir desta experiencia é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domesticas e fermento evangelizador na sociedade.
296- Duas logicas percorrem toda a historia da Igreja; marginalizar e reintegrar
297- Ninguem pode ser condenado para sempre, porque esta não é a logica do Evangelho!
NORMAS E O DISCERNIMENTO
304-No ambito da ação, a verdade ou a retidão pratica não são iguais, em todas as aplicações particulares....
305- Por isso um pastor não se pode sentir satisfeito apenas a aplicar leis morais, àqueles que vivem em situações irregulares.
....possa crescer na graça de Deus , possa amar e possa tambem crescer na vida de graça e de caridade, recebendo para isso ajuda da Igreja...
306- A caridade fraterna é a primeira lei dos cristãos.
307- Actualmente , mais importante do que uma pastoral das falências é o esforço pastoral para consolidar os matrimonios e assim evitar as rupturas
309- A esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus que vai ao encontro detodos sem excluir ninguem
310- ....Mas a Igreja não é alfandega; É A CASA PATERNA, ONDE HÁ LUGAR PARA TODOS COM A SUA VIDA FADIGOSA.
312- Isto fornece-nos um quadro e um clima que nos impedem de desenvolver uma moral fria de escritório, quando nos ocupamos dos temas mais delicados.....discernimento pastoral chio de amor misericordioso, que sempre se inclina para compreender, perdoar, acompanhar, esperar e sobretudo integrar.
.....fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.
315- Espiritualidade matrimonial é uma espiritualidade do vinculo habitado pelo amor divino.
316- ...o fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus.
318- ...O alimento da Eucaristia é força e estimulo para viver cada dia a aliança matrimonial como Igreja Domestica.
319- ....Cada manhã, auando se levanta, o conjuge renova diante de Deus esta decisão de fidelidade, suceda o que suceder ao longo do dia...
321- Deus convida-os a gerar e a cuidar. Por isso mesmo, a familia foi desde sempre o Hospital mais proximo. Prostemo-nos cuidados apoiemo-nos e estimulemo-nos mutuamente e vivamos tudo isto como parte da nossa espiritualidade familiar. A vida em casal é uma participação na obra fecunda de Deus, e cada um é para o outro uma permanente provocação do Espirito.
322- Toda a vida da familia é um pastoreio misericordioso.
323- É uma experiencia espiritual profunda contemplar cada ente querido com os olhos de Deus e reconhecer Cristo nele. Isto exige uma disponibilidade gratuita.
324-Sob o impulso do Espirito, o nucleo familiar não só acolhe a vida gerando-a no próprio seio mas abre-se aos outros...Esta abertura exprime-se particularmente na Hospitalidade.
...A familia vive a sua espiritualidade propria e uma celula viva para transformar o mundo.
325- ....nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento sua capacidade de amar.
....Aquilo que se promete é sempre mais.
Um apanhado exaustivo da Alegria do Amor. Desfrutem
disse
sergio neves
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