terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Alegria do Amor

DOCUMENTOS DA  IGREJA,

                                                                    Alegria do Amor


                                         


      Esta exortação apostólica é a resposta do Papa Francisco para a Instituição Família nos dias de hoje, para os casais, para as mães solteiras, famílias mono-nucleares, para os recasados,divorciados, solteiros, Pastores e Leigos em geral.
     Parte de uma compilação de prioridades e respostas da Igreja para a Família hoje,  as varias formas de família, união , de relacionamento.
      Sem tabus o Papa Francisco abre e acolhe todos os que têm, querem acolher a imagem, ideal da Família de Nazaré como modelo.
      Uma exortação que é preciso degustar tem muito de interpretativo, similar, adaptável ás diferentes realidades por esse mundo fora.
     Tal como o que fiz com exortação apostólica  «Alegria do Evangelho» , também com «Alegria do Amor   destacarei pontos que me chamaram atenção e  farei  tantos quantos possíveis e necessário Posta para reflectir sobre este ou aquele ponto .
      Assim sendo colocarei pontos relevante para mim claro. 

                            A LUZ DA PALAVRA 
  1. «no desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens e isto incentiva a Igreja»
  2. «A importância do matrimonio e da Família»
  3. «Recordando que o tempo é  superior ao espaço» ; «mas isto não impede que existam maneiras diferentes de interpretar alguns aspectos da doutrina» ; « é possivel procurar soluções mais inculturadas»
      10- « Surpreendentemente a  imagem de Deus tem como paralelo explicativo precisamente o casal  Homem e Mulher».....«Criador , a fecundidade  do casal humano é imagem viva e eficaz sinal visível do acto criador.»

      11- «O casal que ama e gera vida é a verdadeira  «escultura» viva ( não a pedra ou o ouro, que o decálogo proíbe» ; « O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família o seu reflexo vivente.»

    15- « O espaço vital de uma família podia transformar-se em Igreja domestica»

          «Esboça-se  assim uma casa que abriga no seu interior a presença de Deus, a oração comum e, por conseguinte, a bênção do  Senhor.

   17- « Os pais , têm o dever de cumprir com seriedade a sua missão educativa, como ensinam frequentemente os sábio da Bíblia»

   18- O Evangelho lembra-nos também  que os filhos não são uma propriedade da família....»

       «Por isso , exalta a necessidade de outros laços mais profundos, mesmo dentro das relações familiares,: « Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a pôem em pratica»

        Se  não voltardes a voltardes ser  como as criancinhas, não podereis entrar no Reino dos Céu.   Quem pois , se fizer humilde como este  menino será o maior no Reino do Céu..


 23- O facto de o trabalho  ser uma parte  fundamental da dignidade da vida humana.

24- O trabalho torna possivel  simultaneamente o desenvolvimento  da sociedade , o sustento  da família e também  a sua estabilidade  e fecundidade.

  - Se alguém  não quer  trabalhar, também não coma

25- Dito isso , compreende-se que    que o  desemprego  e a precariedade laboral gerem sofrimento, como atesta o livro de  Rute e como lembra Jesus na parábola dos trabalhadores sentados, em ócio forçado, na praça da localidade.

28- Lá aparece a intimidade delicada e carinhosa entre a mãe e o seu bebé, um recém nascido que dorme nos braços da sua mãe depois de ter sido amamentado.  

29- A família é chamada  e compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se  cada vez mais um templo onde habita o Espírito. 

31-  O bem da Família é decisivo para o futuro  do mundo e da Igreja.

                          A  REALIDADE E OS DESAFIOS DAS FAMÍLIAS 

33- Por um lado, há que considerar o crescente perigo representado por um  individualismo exagerado que desvirtua os laços  familiares e acaba por considerar cada componente  da família comi uma ilha..

...mal compreendido, transforma os cidadãos  em clientes que só exigem o cumprimento de serviços..

34- No fundo , actualmente  é fácil confundir a liberdade  genuína com a ideia de cada  um julga  como lhe parece.

35- Como Cristãos, não podemos renunciar a propor  o matrimonio, para não  contradizer a sensibilidade actual, para estar na moda.

De nada serve também   querer    impor normas pela força da autoridade.

36- pelo que nos convém uma salutar reacção autocrítica

Ouras vezes , apresentámos um ideal teológico do matrimonio, demasiado abstracto, construído quase artificialmente, distante da situação concreta e das possibilidades efectivas das famílias tais como são.

37- Somos chamados a formar  as consciências , não a pretender substituí-las.

38- Muitos estimam a força da graça que experimentam  na reconciliação sacramental e na Eucaristia, que lhes  permite enfrentar os desafios  do matrimonio  e da família. 


os ataques  ao  mundo decadente ,com pouca  capacidade de propor e indicar  caminhos de  felicidade.

39- Sintomas de cultura do provisório, refiro-me por exemplo  á rapidez com que as pessoas  passam de uma relação afectiva para outra. Creem que o amor, como acontece nas redes sociais, se possa conectar ou desconectar ao gosto do consumidor  e inclusive bloquear imediatamente.

O narcisismo torna  as pessoas  incapazes  de olhar para alem de si mesmas..

40-  Em alguns  países, muitos  jovens são frequentemente  levados a adiar  o matrimonio por problemas de tipo  económico ou de estudo.

41- As crises  conjugais e sem coragem da paciência, da averiguação do perdão, reciproco, da reconciliação e até  do sacrifício.

42- A Igreja rejeita  com todas as suas forças  as intervenções coercitivas  do Estado a favor  da contracepção., da esterilização  e até mesmo  do aborto.

43- O enfraquecimento  da Fé  e da pratica  religiosa ,em algumas  sociedades, afecta  as famílias.

« uma das maiores  pobrezas da  cultura  actual  é a solidão, fruto da ausência de Deus na vida das pessoas e da fragilidade das relações.

44- A falta de habitação  digna ou adequada leva muitas vezes a adiar a formalização de uma relação.

Uma família  e uma casa são duas  realidades  que se reclamam mutuamente.
As famílias  sofrem de modo particular  com os  problemas relativos ao trabalho.

45- Há muitos filhos  nascidos  fora do matrimonio  especialmente  em alguns  países, e muitos  são os que crescem com apenas um  dos progenitores. 

O abuso sexual  das crianças  torna-se  ainda  mais escandaloso quando se verifica em ambientes onde deveriam ser protegidas , particularmente nas famílias e nas comunidades e instituições cristãs

46- A mobilidade  humana, que corresponde ao movimento histórico natural dos povos , pode  revelar-se uma verdadeira  riqueza tanto para a família que emigra como para o pais que a recebe.Caso diferente é a emigração forçada.

Devem ser apoiados  todos os esforços  para favorecer a permanência das famílias  e das comunidades  cristãs  nas suas terras de origem 

47 - Merecem grande admiração  as famílias  que aceitam , com amor, a prova difícil de um filho deficiente

As pessoas com deficiência são, para a  família, um dom e uma oportunidade para crescer no amor.

Tal família providenciará assistência e cuidados e promoverá companhia e carinho em cada fase da vida. 

48- A valorização  da fase  conclusiva da vida é hoje, ainda mais necessária, porque  na sociedade actual se tenta de todos os modos possíveis, ocultar o momento da passagem.

A eutanásia e o suicídio  assistido  são graves ameaças  para as famílias, em todo o mundo.

49- Nas situações  dificies em que vivem as pessoas mais necessárias , a Igreja  deve pôr  um cuidado especial em compreender , consolar e integrar, evitando impor-lhes um conjunto de normas como se fossem uma rocha.

50 - Já não  há sequer o habito de comerem  juntos, e cresce uma grande variedade de ofertas de distracção , para alem da dependência da televisão.  

Isto, que é uma  questão cultural, é agravado por um futuro profissional incerto, pela insegurança económica ou pelo medo quanto ao futuro dos filhos

52- Já não  se considera claramente que só a união exclusiva e indissolúvel entre um homem e uma mulher realiza uma função social plena,  por ser  um compromisso estável e tornar possivel a fecundidade.

53- Avança,em muitos países, uma desconstrução jurídica da família, que tende adotar   formas baseadas quase exclusivamente no paradigma da autonomia da vontade.

56- Somos criaturas, não somos omnipotentes.A criação  precede-nos e deve ser  recebida como um dom.

                     O OLHAR FIXO EM JESUS A VOCAÇÃO DA FAMÍLIA


58- Toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma.

61- «Tudo o que  Deus criou é bom e nada deve ser rejeitado.

63- A família  e o matrimonio foram redimidos por Cristo

67- Definiu o matrimonio como comunidade de vida e amor.

Assim, os conjuges de certo modo consagrados e, por meio de uma graça própria, edificam o Corpo de Cristo e constituem uma Igreja  domestica...

68- Pontificie  definiu a família ¨caminho da Igreja¨

71- A família é imagem de Deus, que é comunhão de pessoas.

72- O Sacramento do matrimonio  não é uma  convenção social  um rito vazio ou mero sinal externo de um compromisso. O Sacramento é um  dom  para a santificação e a salvação dos esposos.

A decisão  de se casar e formar  uma família deve ser  fruto de um discernimento vocacional.

O Sacramento não é uma «coisa» nem uma «força», mas o próprio Cristo , na realidade.

75- No Sacramento do matrimonio, segundo a tradição latina da Igreja, os ministros são o homem e a mulher que se casam.

Por isso, quando dois conjuges não cristãos recebem o baptismo, não é necessário renovar a promessa nupcial sendo suficiente  que não a rejeitem, pois, pelo baptismo que recebem, essa união torna-se automaticamente sacramental.

77- O discernimento  da presença da semina Verbi, nas outras  culturas pode aplicar-se  também à realidade matrimonial  e familiar.

78-inspira o cuidado pastoral da Igreja pelos fieis que simplesmente vivem juntos que contraíram matrimonio apenas civil ou são divorciados e voltaram a casar .

79 - Saibam os pastores que, por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações   

81- O filho pede para nascer, não  de qualquer maneira, mas deste amor, porque ele «não é uma divida, mas uma dádiva»

82- A Igreja «apoia as famílias que acolhem, educam e rodeiam de carinho filhos deficientes».

86- A Igreja  é família de famílias

                                                 O AMOR NO MATRIMONIO 

91- A primeira palavra usada é macrothtmei .A sua tradução não  é simplesmente «suporta tudo»

92- O problema surge quando  exigimos que as relações sejam idílicas.

93- Vem depois  a palavra Jrestévetai - a única vez que aparece em toda a Bíblia -, que deriva de jrestós ( pessoa boa, que mostra a sua bondade nas acções),

94- Como dizia Santo Inácio de Loiola, «o amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras»

95-  O verdadeiro  amor aprecia os sucessos alheios.

96- Entretanto, esta  mesma raiz do amor leva-me a rejeitar a injustiça de alguns terem muito  e outros não terem nada, ou induz-me a procurar que os  próprios descartáveis da sociedade  possam viver um  pouco de alegria.

97- Quem ama não  só evita falar muito de si mesmo,  mas, porque está centrado nos outros.,sabe manter-se no seu lugar.

A  ciência incha, ao passo que a caridade edifica.

98- A atitude de humildade  aparece aqui como algo que faz parte do amor.

99- Amar é também tornar-se amável. 

a cortesia   é uma  escola de sensibilidade e altruísmo.

Ser amável não é  um estilo  que o Cristão possa escolher ou rejeitar faz parte das exigências  irrenunciaveis do amor. 

100-  A fim de se predispor para um verdadeiro encontro  com o outro , requer-se  um olhar amável.

O amor amável gera vínculos

101- Como se diz muitas vezes, para amar os outros é preciso primeiro amar-se a si mesmo.

102- «Recebes-te de graça dai de graça

103- A indignação  é saudável  quando  nos leva  a reagir perante uma grave injustiça 

104- Para restabelecer a harmonia familiar basta um pequeno gesto, uma coisa de nada. É suficiente uma caricia, sem palavras 

107- Faz falta rezar com a própria historia, aceitar-se a si mesmo, saber conviver com as próprias limitações e inclusive perdoar-se, para poder ter esta mesma atitude com os outros. 

109- -Rejubila com a verdade, Por outras palavras, alegra-se , com o bem do outro.

112- Não condeneis  e não sereis condenados.... Não falai mal uns dos outros, irmãos.

113- O amor convive com a imperfeição, desculpa-a e sabe guardar silencio perante os limites do ser amado.

115- O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar.

118- Martin Luther King  ..... A pessoa  que mais te odeia, tem algo  de bom nela; mesmo a nação que mais odeia, tem de bom nela.

121 - O matrimonio é um sinal precioso...espalha-se...O matrimonio  é o ícone do amor de Deus por nós.

123- Depois do amor que nos une a Deus, o amor  conjugal é a «amizade maior»

O matrimonio, porem, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se  expressa no projecto estável de partilhar e construir juntos toda a existência.

os filhos,  querem não só que os seus pais se amem mas também que sejam fieis e permaneçam sempre juntos.

125- Alem disso, o matrimonio é uma amizade que inclui as características próprias da paixão .

126- No matrimonio , convém cuidar da alegria do amor


«Prestam-se reciproca ajuda e serviço»

127 - O amor  de amizade chama-se  Caridade.

128-  A experiencia estética do amor  exprime-se naquele olhar que contempla o outro como fim em si mesmo, ainda que esteja doente, velho ou privado de atractivos sensíveis. 

130- a alegria renova-se no sofrimento

131- Este, como instituição  social, é protecção e instrumento para o compromisso mutuo, para o amadurecimento do amor, para que a opção pelo outro cresça  em solidez, concretização e profundidade, e possa, por sua vez, cumprir a sua missão na sociedade. Por isso, o matrimonio supera qualquer moda passageira e persiste.

132- O amor concretizado num matrimonio diante dos outros.... é manifestação  e protecção  de um sim que se dá  sem reservas nem restrições. Este sim significa dizer ao outro que poderá sempre confiar, não será abandonado se perder atractivo, se tiver dificuldades ou se se se apresentarem novas possibilidades de prazer  ou de interesses egoístas. 

133- Por isso , os gestos que exprimem este amor devem ser  constantemente cultivados.

Na família é necessário utilizar três palavras;  com licença, obrigado, desculpa.

134- Esta forma muito particular  de amor, que é o matrimonio.

135- Não existem as famílias  perfeitas que a publicidade falaciosa e consumista nos propõe

137- Muitas vezes um dos conjuges não precisa de uma solução para os problemas, mas de ser ouvido

138- Tomar essa paixão  como ponto de partida para aprofundar o dialogo 

139- A unidade , a que  temos de aspirar, não é uniformidade, mas uma unidade na diversidade  ou uma  diversidade reconciliada.

140-  É muito importante  fundar a própria segurança  em opções profundas, convicções e valores, e não o desejo de ganhar uma discussão ou no facto de nos darem razão.

143- O ser humano é um vivente desta terra, e tudo o que faz e busca está carregado  de paixões.

150- O próprio Deus criou a sexualidade dos esposos que é um presente maravilhoso para as suas criaturas.

151-  O erotismo  mais saudável, embora  esteja ligado a uma busca de prazer, supõe a admiração  e por isso pode humanizar os impulsos.

156- A sexualidade  está ao serviço desta amizade conjugal de modo inseparável, porque tende a procurar que o outro viva em plenitude.

162- Uma mulher pode cuidar do marido doente e ali ao pé da Cruz, volta a oferecer o sim do seu amor até  á morte.

163- Não é possivel prometer que teremos os mesmos sentimentos durante a vida inteira, mas podemos ter um projecto  comum estável.

Cada um dos dois realiza um caminho de crescimento e mudança pessoal. No curso  de tal caminho, o amor celebra cada passo, cada etapa nova.

164- Na historia de um casal, a aparência física muda.

Nunca deixe de expressar  de alguma forma aquela identidade pessoal que cativou o coração.

Espírito  Santo , se não se clama todos os dias  pedindo a sua graça, se não se procura a sua força sobrenatural.

166- a Família é o âmbito não só da geração mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus.

O dom de um novo filho, que o Senhor confia ao Pai e á Mãe tem inicio com o seu acolhimento...

167- As famílias são uma alegria para a Igreja.

.... quando explicava que a paternidade responsável não é «procriação ilimitada ou falta de consciência   acerca daquilo que é necessário para o crescimento do filho.

168- A gravidez é um período difícil mas também um tempo maravilhoso.

Cada  mulher participa do «mistério da criação, que se renova na geração humana»

169- Não é possivel uma família sem o sonho. Numa família quando se perde  a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se  e apaga-se

170- «Os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetivel».

Um filho é um filho

O amo dos pais é um instrumento do amor de Deus Pai.

172- Toda a criança tem direito a receber o amor de uma mãe e de um pai, ambos necessários para o seu amadurecimento integro e harmonioso.

173- O enfraquecimento da presença materna com as suas  qualidades femininas é um risco grave para a nossa terra.

174-~São elas que testemunham a beleza da vida.

Sem as mães, não somente não haveria novos fieis, mas a  Fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo. Queridas mães, obrigado, obrigado,  por aquilo que sois na família e pelo que dais á Igreja e ao mundo.

177- Estar presente não significa ser controlador, porque os pais demasiado controladores aniquilam os filhos.

181- «As tuas mãos são a minha caricia, 
 o meu despertar diario
amo-te porque as tuas mãos
trabalham pela justiça

Se te amos é porque és
o meu amor, o meu cúmplice e tudo
 e na rua, lado a lado. 
somos muito mais que dois.

183- Deus confiou á família o projecto  de tornar «domestico» o mundo.

185 - Enquanto um passa fome, outro fica embriagado

186- Assim a celebração eucarística torna-se um apelo constante a cada um para que  «se examine a si mesmos», a fim de abrir as portas  da própria família, a uma maior comunhão com os descartados da sociedade e  e depois.

«A mística do sacramento tem um carácter social»

Ser filho 
188- O próprio Jesus  lembrava aos fariseus que o abandono  dos pais é contrário  á  Lei de Deus.

O grande  dom da vida  é o primeiro presente que recebemos.


Uma sociedade de filhos que não honram os pais é uma sociedade sem honra.

Os idosos
191-  Não me rejeites no tempo da velhice

192- Os idosos ajudam a perceber a continuidade de gerações 

Com efeito, a atenção aos idosos distingue uma civilização.

Esta civilização irá em frente se souber respeitar a sabedoria dos idosos.

193- Não se pode  educar sem memoria

Por isso, numa civilização em que não há  espaço para os idosos ou onde eles são descartados porque criam problemas, tal sociedade traz em si o vírus da morte

195-  Crescer entre irmãos proporciona a bela experiência de cuidar uns dos outros.

198- Por fim, não se pode esquecer que, nesta família alargada, estão também o sogro, a sogra e  todos os parentes do conjugue.

           Capitulo VI 

201- Por isso exige-se a toda a Igreja uma conversão missionária: é preciso não se contentar com um anuncio puramente teórico e desligado dos problemas reais  das pessoas.

202- A principal contribuição para a pastoral familiar  é oferecida pela paroquia, que é uma família de famílias, onde se harmonizam os contributos das pequenas comunidades, movimentos e associações eclesiais.
....PODE SER ÚTIL TAMBÉM A EXPERIÊNCIA DA LONGA TRADIÇÃO ORIENTAL DOS SACERDOTES CASADOS...


203-A PRESENÇA DOS LEIGOS E DAS FAMÍLIAS , PARTICULARMENTE A PRESENÇA FEMININA, NA FORMAÇÃO SACERDOTAL, FAVORECE O APREÇO PELA VARIEDADE E COMPLEMENTARIDADE DAS DIFERENTES VOCAÇÕES NA IGREJA.


208- ...Na realidade, cada pessoa prepara-se para o matrimonio, desde o seu nascimento. Tudo o que a  família lhe  deu deveria permitir-lhe apreender da própria história. 

212- ..Queridos  noivos tende a coragem de ser diferentes , não vos deixeis devorar pela sociedade do consumo e da aparência. O que importa é o amor que vos une, fortalecido e santificado pela graça.

216- Jesus começou os seus milagres no banquete das bodas  de Caná: o vinho bom do milagre do Senhor, que alegra o nascimento de uma nova família,  é o vinho novo da Aliança de Cristo como os homens e mulheres de cada tempo...

217- Muitas vezes o tempo de noivado não é suficiente, a decisão de se casar  apressa-se  por várias razões e, como se  não bastasse, atrasou a maturação dos jovens...

218-....É preciso pôr de lado as ilusões e aceitá-lo como é : inacabado, chamado a crescer, em caminho.

221- ...Cada matrimonio é uma historia de Salvação.... 

222- A opção  da paternidade responsável pressupõe a formação da consciência que é  «o centro mais secreto e santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir  na intimidade do seu ser...

...Por outro lado , deve promover-se o uso  dos métodos baseados nos  ritmos naturais da fecundidade.

223-Os Padre sinodais afirmaram que os primeiros anos do matrimonio são um período,  vital  e delicado, durante o qual os conjujes crescem na consciência  o desafios e do significado do matrimonio.

227- Família que reza unida, permanece unida .

228-O marido não-crente é santificado é santificado pela mulher crente, e a mulher não-crente é santificada pelo marido.

229- A secretaria paroquial deveria ter possibilidades de receber  com cordialidade e ocupar-se das urgências familiares, ou encaminha-las  facilmente para quem as possa ajudar.

230-A Pastoral familiar deve ser  fundamentalmente missionaria, em saída, por aproximação, em vez de se reduzir a ser uma fabrica de cursos a que poucos assistem 

233 -....Numa crise não assumida o que mais  se prejudica é a comunicação.

241- É preciso reconhecer que há casos em que a separação é inevitável. Por vezes pode tornar-se até moralmente necessária.

242- Os Padres disseram que é indispensável um discernimento particular para acompanhar pastoralmente os separados, os divorciados, os abandonados.

243- Quanto às pessoas divorciadas que vivem  numa nova união, é importante fazer-lhes sentir que fazem parte da Igreja.

245- ....Peço aos pais  separados: «Nunca e nunca  tomeis o filho como refêm!

247- Os matrimonios entre  catolicos e outros batizados apresentam , na sua fisionomia particular.

....Procure-se  uma colaboração  cordial entre o ministro catolico e o não catolico, desde o momento da preparação para o matrimonio e para as nupicias....

....Embora  os esposos  de um matrimonio misto tenham em comum os sacramentos do Batismo e do matrimonio, a partilha da Eucaristia  pode ser apenas excepcional....

248- OS MATRIMONIOS COM DISPARIDADE DE CULTO CONSTITUEM UM LUGAR DE PRIVILEGIADO DE DIALOGO  INTER-RELIGIOSO....

250- Cada pessoa, independentemente  da propria orientação sexual, deve ser respeitada na sua dignidade e acolhida com respeito..,

256- ....A bilbia fala  de um Deus que nos criou por amor e fez-nos de uma maneira  tal que a nossa vida não termina com a morte....

                             Capitulo VII  

  REFORÇAR A EDUCAÇÃO DOS FILHOS 

 260-  Os pais  devem orientar e alertar  as crianças  e os adolescentes para  saberem enfrentar situações onde possa haver risco....

261- A obsessão porem não é educativa; e também não é possivel ter o controlo de todas as situações que um filho poderá enfrentar. Vale pois o principio de que o tempo é superior ao espaço.

264- A tarefa dos pais inclui uma educação da vontade e um desenvolvimento de hábitos bons e tendências afectivas para o bem.

268-  De igual modo, é indispensável sensibilizar a criança e adolescente para se aperceberem de que as más acções têm consequências...

274- A família é a primeira escola dos valores humanos onde se aprende o bom  uso da liberdade

275- ...uma tarefa importantíssima das famílias  é educar para a capacidade de esperar..

276-  A família tem de inventar  todos os dias, novas formas de promover o reconhecimento mutuo.

283- Frequentemente  a educação sexual concentra-se no convite a proteger-se, procurando um sexo seguro.... Assim a união sexual no matrimonio aparecerá como sinal de um compromisso totalizante , enriquecido por todo o caminho anterior.

287- por isso é bonito auando as mães ensinam os filhos pequenos a enviar um beijo  a Jesus...

....De grande ajuda  é a catequese familiar, enquanto método eficaz para formar os pais jovens e torna-los conscientes da sua missão como evangelizadores da sua própria família..

290- ...Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Só a partir desta experiencia é que  a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domesticas e fermento evangelizador na sociedade.

296- Duas logicas  percorrem toda a historia da Igreja; marginalizar e reintegrar

297- Ninguem pode ser condenado para sempre, porque esta não é a logica do Evangelho!

NORMAS  E O DISCERNIMENTO

304-No ambito  da ação, a verdade ou a retidão pratica não são iguais,  em todas as aplicações particulares....

305- Por isso um pastor não se pode sentir satisfeito apenas a aplicar leis morais, àqueles que vivem em situações irregulares.

....possa crescer na graça de Deus , possa amar  e possa tambem crescer na vida de graça  e de caridade, recebendo para isso ajuda da Igreja...

306- A caridade fraterna  é a primeira  lei dos cristãos.

307- Actualmente , mais importante do que uma pastoral das falências é o esforço pastoral para consolidar os matrimonios e assim evitar as rupturas 

309- A esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus que vai ao encontro  detodos sem excluir ninguem

310-  ....Mas a Igreja não é alfandega; É A CASA PATERNA, ONDE  HÁ LUGAR PARA TODOS COM A SUA VIDA FADIGOSA.

312- Isto fornece-nos um quadro e um clima que nos impedem de desenvolver uma moral fria de escritório, quando nos ocupamos dos temas mais delicados.....discernimento pastoral chio de amor misericordioso, que sempre se inclina para compreender, perdoar, acompanhar, esperar e sobretudo integrar.

.....fazer  a experiência  de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.

315- Espiritualidade  matrimonial é uma  espiritualidade do vinculo  habitado pelo amor divino.

316- ...o fechar os olhos diante do próximo torna cegos também  diante de Deus.

318-  ...O alimento  da Eucaristia é  força e estimulo para viver cada dia a aliança matrimonial como Igreja Domestica.

319- ....Cada manhã, auando se levanta, o conjuge renova diante de Deus esta decisão  de fidelidade, suceda o que suceder ao longo do dia...

321- Deus convida-os a gerar e a cuidar. Por isso mesmo, a familia foi desde sempre o Hospital mais proximo. Prostemo-nos cuidados apoiemo-nos e estimulemo-nos mutuamente e vivamos tudo isto como parte da nossa espiritualidade familiar.  A vida em casal é uma  participação na obra fecunda de Deus, e cada um é para o outro uma permanente provocação do Espirito.

322- Toda a vida da familia  é um pastoreio  misericordioso.

323- É uma experiencia espiritual profunda contemplar  cada ente querido com os olhos de Deus e reconhecer Cristo nele. Isto exige uma disponibilidade gratuita.

324-Sob o impulso do Espirito, o nucleo familiar não só acolhe a vida gerando-a no próprio seio mas abre-se aos outros...Esta abertura exprime-se particularmente na Hospitalidade.

 ...A familia  vive a sua espiritualidade propria e  uma celula viva para transformar o mundo.

325-   ....nenhuma família  é  uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento sua capacidade de amar.


....Aquilo que se promete  é sempre mais.


    
  Um apanhado exaustivo da Alegria do Amor.  Desfrutem 

disse 

sergio neves 

St Patrick's Church- Catolicismo no Centro de Londres

ACONTECIMENTOS,

                                        St Patrick's Church-   Catolicismo no Centro de Londres

                                           




        No passado dia 13 de Janeiro de 2018 estive nesta Igreja, para participar na celebração Eucaristia dominical do II Domingo Tempo Comum, fui a Londres para celebrar também os 23 anos de Casamento com a Dora, minha esposa. 
           Fiquei encantado com a Cidade, mas sobretudo por ter assistido a uma celebração em território Inglês,  Eucaristia Católica e na língua de Camões, na celebração estavam pouco mais de 30 pessoas, e se calhar estou a exagerar, chegamos já a celebração tinha começado estavam a cantar o cântico inicial, a celebração era animada por membros da Comunidade Shalon, por diferentes irmãos em Cristo Brasileiros, sempre tão amistosos, calorosos, uma celebração muito ao jeito do Shalon e sobretudo -pelo menos pareceu-, do Renovamento Carismático, o Sr.Padre parecia ser de uma pais de expressão oficial Portuguesa,  nem demos pelo tampo passar mas a missa foi mais que uma hora, foi muito vivida, deu especial gozo ser em Português, Católica no centro de Londres, a nossa amiga Sara Miranda já nos havia dado a dica da hora, mais ou menos o local, ,mas depois o engraçado é encontrar pelas nossas mãos as coisas.  
          Uma Igreja belíssima, em pedra , muito acolhedora e como em todas as casas britânicas, óptimo isolamento térmico. Muito confortável, fomos ainda convidados a um momento de partilha no salão,  um cházinho.
              Ficamos muito contentes com o convite dos irmãos brasileiros que deste momento mantêm viva a língua de Camões por estas paragens.
                                   

Programa da semana em que lá estivemos.


        Tenho pena de não ter fotos, apesar de as ter tirado, não as consigo visualizar,mas fica as recordações, as memorias, de participar numa celebração em Português e Católica, em plena Londres, no Centro, Soho, West end. Muito bom que calor humano.
            Uma viagem a repetir e assistir a celebração sem duvidas.   Para chegarmos a Soho Square, estávamos em Piccadilly Circus, linha roxa até Leicester Square para fazer transfere para linha preta (Northen), saímos em Tottenham Court Road. Foi fácil vimos as traseiras da igreja.
             Cristo está em todo o lado nesse dia 13 de Janeiro senti isso mesmo.

disse 

sergio neves