REFLEXÃO,
FÁTIMA «ALTARES DE MUITOS MUNDOS»
FÁTIMA é o 5º Império
Fernando Pessoa na sua obra literária, advogou que Portugal iria prevalecer pelo 5º império, que já não seria material mas espiritual, que o legado histórico que iria deixar ao mundo era a espiritual, morreu sem saber que estava a ser o profeta da mensagem de Fátima.
É um facto que Fátima, a sua mensagem e o santuário são hoje reconhecidos no mundo. São já uma marca no mundo, o tal legado espiritual, o 5º império, a marca que Portugal deixa no mundo, aliás pensando bem o legado dos Descobrimentos foi justamente o Cristianismo e a Língua Portuguesa. Como dizia um poeta português « a minha pátria é a língua portuguesa».
Sem nos apercebermos bem a mensagem de Fátima é hoje transversal a tudo o Mundo. Na ideologia nacionalista é o Altar do Mundo, embora existam santuários Marianos com mais projecção, mas Fátima efectivamente ganha terreno entre crentes e não crentes, pela oportunidade da mensagem, a PAZ.
Será pois o 5º império, que irá perdurar, que será o legado para este caminho, futuro a espiritualidade.
FÁTIMA liga Portugal ao Mundo
Fátima, a sua mensagem coloca Portugal na rota do Mundo, na perspectiva politica legitima o Estado-Novo, aliás antecipou-se à hierarquia da Igreja Católica, que numa primeira foi indiferente, depois tentou «silenciar dos pastorinhos»- no sentido de que não contassem o que aconteceu nas aparições. As autoridades locais esses sim perseguiram as crianças, não queriam más línguas para a localidade. Mas a pertinência da mensagem, actualidade, mensagem anti-comunista, ganhou fama alem fronteiras levando a que mais tarde a Igreja reconhece-se o milagre de Fátima, a sua mensagem e protegendo até os pastorinhos e sobretudo Lúcia, que vai para o Carmelo de Coimbra, impedida pelo Bispo de falar, mais tarde, por ordem do Papa, Paulo VI é incitada a escrever o que viu. Documentação que será primordial para propagação, veracidade da mensagem de Fátima.
O Santuário de Fátima é hoje uma marca de Portugal no mundo. Pretende ser a Capital da Paz mundial. Um local que já está para alem do religioso, é um promontório de Paz, elevação espiritual, harmonia de povos e nações, com mensagem transversal para o Mundo de hoje.
Fátima liga efectivamente Portugal ao Mundo.
FÁTIMA liga o mundo com o religioso
Mas a mensagem subliminar de Fátima para mim , que sou um crente, é que permite ligar o mundo não crente, crente mas não vivencial com o religioso, com a Religião e boa pratica religiosa.
Vivida a mensagem de Fátima, cumprindo o que a Nossa Senhora nos pede, tudo se concretiza.
disse
sergio neves