REFLEXÃO,
EPIFANIA DO SENHOR
EPIFANIA DO SENHOR
Epifania do Senhor, manifestação do Menino Jesus, que para a Igreja Ocidental é o que se designa dia de Reis. Entre dia 02 e 08 Janeiro. Em Espanha é dia 06 de Janeiro , assim como para Cristãos orientais, ortodoxos.
Os Espanhóis neste dia trocam as prendas, numa clara alusão aos Magos que vindos do Oriente, da terra dos gentios, que Eles que eram Reis Gentios, apesar da sua autoridade, vinha prestar homenagem aquele que é o Rei e Senhor Jesus Cristo.
É curioso que apesar de a Sagrada Escritura não fazer alusão aos nº de Reis magos, diz-se por tradição que eram 3, de seus nomes Belchior , Baltasar e Gaspar , trariam como presente Ouro - simbolizava Realeza, Incenso - Pureza, Mirra - a Eternidade, seriam um Branco, Amarelo e outro Negro, simbolizando a humanidade.
Ora se no Ocidente celebra-se Natal, Baptismo, Epifania separadamente, os Orientais celebram tudo junto inclusive o primeiro milagre de Jesus as bodas de Canaã.
É bom de perceber que estas tradições lembram o nascimento de Salvador, e não a festa da Família como vulgarmente se quer fazer passar na tradição Republicana, tentando deste modo esvaziar a carga religiosa num estado que se quer laico.
Lembrar pois estes acontecimentos, é digno de registo, perceber as vicissitudes do Cristianismo que se vive e convive.
É um momento de oração , silencio, devoção e contemplação.
disse
sergio neves
Sem comentários:
Enviar um comentário