domingo, 29 de janeiro de 2017

SERVO INÚTIL - HÁ PESSOAS QUE APESAR DA IDADE NÃO PERCEBERAM NADA ATÉ AGORA!

REFLEXÃO,

   SERVO INÚTIL -  HÁ PESSOAS QUE APESAR DA IDADE NÃO PERCEBERAM NADA!      ATÉ AGORA!


                       



      Escrevo este post , amargurado com atitude de alguns, por inveja,  falta de respeito, não percebem que qualquer missão ao serviço da Igreja, é uma entrega ao Outro,  somos instrumentos operantes activos nas mãos de Deus.   Ter inveja, ter maledicência,  amuar porque um foi convidado para uma coisa  e Ele não foi, e com isso destruir tudo, é vergonhoso. 
        Tenho maior revolta quando esse comportamento vem de alguém que estimamos, que temos como amigo,  peço a Deus que o acompanhe. Mas não podia deixar aqui a minha revolta. 
         Há pessoas que pensam que a Idade, os anos num Movimento,  são garante de tudo,  atrevo-me a dizer que NÃO PERCEBERAM NADA , e pior minam os ambientes, nem se quer se dão  conta do mal que estão afazer.   
        Por amizade e caridade fraterna e  compreendendo que a Idade deve ser respeitada calo-me,  as atitudes ficam para as quem as pratica.   Agora Inveja, Egoísmo, Egocentrismo, é tudo o que Nosso Senhor Jesus Cristo  veio combater.  
        Tenho defeitos, sou um pecador, agora não faria o que estão a fazer.  
     Amuos é digno de crianças pequenas, não de Homens pais de filhos que deveriam ser exemplos, testemunho,   apoiar os mais novos, justamente por terem a experiências e cabelos brancos,  mesmo nas injustiças , aí é que se vêem os homens de bom coração. 
        Lamento escrever este post pois apercebo-me que o diabo anda aí a tentar, veste a pele de muitos Cristãos, travestidos  de Cristãos Crentes e praticantes. 
          Se calhar t~em de reler as leituras do Servo inútil.   E mais apesar da idade  passam pelas coisas e não percebem nada disto. não perceberam nada até agora. 


                       LC 17, 7-10                  


                      7-Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: 'Venha agora e sente-se para comer'?
8Ao contrário, não dirá: 'Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber'?
9Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado?
10Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever' ".




       JESUS confia-nos tarefas  não para nosso proveito, para servir os outros, não para ficarmos cheios de soberba. Mas para cumprimento do DEVER. 



DISSE 

SÉRGIO NEVES 




quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E O CASAL À SUA IMAGEM

REFLEXÃO,

                                 
            DEUS CRIOU  O HOMEM À SUA IMAGEM  E O CASAL À SUA IMAGEM 

                                 



                                       

PALAVRA DE DEUS 

Gn 1, 26-28
O ser humano – 26Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» 27Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. 28Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai--vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.»



Gn 2, 22-25 
 22Da costela que retirara do homem, o SENHOR Deus fez a mulher e conduziu-a até ao homem.
23Então, o homem exclamou:
«Esta é, realmente,
osso dos meus ossos
e carne da minha carne.
Chamar-se-á mulher,
visto ter sido tirada do homem!»
24Por esse motivo, o homem deixará o pai e a mãe, para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne.

Transgressão – 25Estavam ambos nus, tanto o homem como a mulher, mas não sentiam vergonha.

REFLEXÃO 

     Deus criou o homem à sua imagem e semelhança não o criou igual porque o homem é um produto inacabado vai se construindo ao longo de uma vida na terra e no Céu, nunca será perfeito, nem penso que terá sido esse o preposito de Deus, senão estaria a criar pequenos Deus, pequenas copias.  
    Da mesma forma que criou o Homem e Mulher  não como seres iguais mas parecidos, semelhante, que se complementam, que têm fecundidade, que unidos formam um só efectivamente. Que os filhos são fruto dessa fecundidade , desse amor , dessa união.  Traduzida também pela  adopção parental. 
    O ponto de fuga da Criação do Homem por Deus á sua imagem e semelhança entra um ponto de fuga, comum na vida de Casal que pela sua união ganham complementaridade numa fuga para a Graça de Deus. 

disse 

sergio neves 


A conversão de São Paulo

REFLEXÃO,

                                                             A conversão de São Paulo


                                     


     Paulo de Tarso, de perseguidor autorizado dos Cristãos a apostolo dos gentios, o Santo que evangelizou nos ambientes mais hostis, aquele que teve a coragem de pregar onde outros se acobardaram,   Paulo  ou Saulu  deu tudo pela Evangelização dos não Judeus e Judeus também, num território difícil, Corinto, Tessalonica,  Filipos, Éfeso e outros locais.  

                                           


    Conquistou a a simpatia da maioria mas também o ódio de morte de outros.  Mas não desistiu. 
     Lembrar a figura de São Paulo,  no acto sublime que foi a sua conversão  é lembrar também a nossa conversão permanente. 
     
  Livro dos Actos dos Apóstolos 22,3-16. 
Naqueles dias, Paulo disse ao povo: «Eu sou judeu e nasci em Tarso da Cilícia. Fui, porém, educado nesta cidade de Jerusalém e recebi na escola de Gamaliel uma formação estritamente fiel à Lei dos nossos pais. Era tão zeloso no serviço de Deus, como vós todos sois hoje.
Persegui até à morte esta nova religião, algemando e metendo na prisão homens e mulheres, 
como podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todo o Senado. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco e para lá me dirigi, com a missão de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem castigados em Jerusalém. 
Sucedeu, porém, que, no caminho, ao aproximar-me de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao redor de mim uma intensa luz vinda do Céu. 
Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque Me persegues?’. 
Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’. E Ele respondeu-me: ‘Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’. 
Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 
Então perguntei: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’. E o Senhor disse-me: ‘Levanta-te e vai a Damasco; lá te dirão tudo o que deves fazer’. 
Como eu deixei de ver, por causa do esplendor daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. 
Entretanto, veio procurar-me certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei e de boa fama entre todos os judeus que ali viviam. 
Ele veio ao meu encontro e, ao chegar junto de mim, disse-me: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista’. E, no mesmo instante, pude vê-lo. 
Ele acrescentou: ‘O Deus dos nossos pais destinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e ouvires a voz da sua boca. 
Tu serás sua testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. 
Agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome’». 




     Paulo foi escolhido como todos nós fomos escolhidos, temos uma missão temos de a descobrir no Silencio.   O projecto de Paulo era converter os gentios, tal como Ele o foi.  Nós os privilegiados deste tempo o que fazemos? Pouco ou nada, somos sujeitos passivos do curso da historia. 
      Tenhamos no exemplo de São Paulo a confiança, discernirnento e a coragem de acreditar e confiar no Senhor Deus.
      Obrigado São Paulo pelo testemunho. 


disse 

sergio neves 




       

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

EPIFANIA DO SENHOR

REFLEXÃO,

                                                                  EPIFANIA DO SENHOR



                                           


      Epifania do Senhor, manifestação do Menino Jesus, que para a Igreja Ocidental é o que se designa dia de Reis. Entre dia 02 e 08 Janeiro.   Em Espanha é dia 06 de Janeiro , assim como para Cristãos orientais, ortodoxos.
    Os Espanhóis neste dia trocam as prendas, numa clara alusão aos Magos que vindos do Oriente, da terra dos gentios, que Eles que eram Reis Gentios, apesar da sua autoridade, vinha prestar homenagem aquele que  é o Rei e Senhor Jesus Cristo. 
       É curioso que apesar de a Sagrada Escritura não fazer alusão aos nº de Reis magos, diz-se por tradição que eram 3, de seus nomes Belchior , Baltasar e Gaspar , trariam como presente Ouro - simbolizava Realeza, Incenso - Pureza, Mirra - a Eternidade, seriam um Branco, Amarelo e outro Negro, simbolizando a humanidade.
    Ora se no Ocidente celebra-se Natal, Baptismo,  Epifania  separadamente, os Orientais celebram tudo junto inclusive o primeiro milagre de Jesus as bodas de Canaã.
       É bom de perceber que estas tradições lembram o nascimento de Salvador, e não a festa da Família como vulgarmente se quer  fazer passar na tradição Republicana, tentando deste modo esvaziar a carga religiosa num estado que se quer laico. 
  Lembrar pois estes acontecimentos, é digno de registo,  perceber as vicissitudes do Cristianismo que se vive e convive. 
       É um momento de oração , silencio, devoção e contemplação. 


disse 

sergio neves 

CURSILHO DE HOMENS 539 - 4 ANOS PASSADOS!

ACONTECIMENTOS,

                                CURSILHO DE HOMENS 539 - 4 ANOS PASSADOS! 

                               


     4 anos passaram para estes valentes do 539.   Cursilho de Cristandade  feito para e de homens valentes, dispostos a viver a Fé, á pressão e em Graça em todos os Ambiente. 
     Viver o 4 º dia tem sido isto , com dias melhores e outros menos bons, mas com a certeza que apoiados nos joelhos que são as alavancas e na oração tudo se supera, em Ordem a Deus Nosso Senhor Jesus Cristo. 
     Recordo pois com saudade os 4 dias vividos no Turcifal, onde amizade, camaradagem, união e comunhão estiveram lá. 
     Hoje sempre que nos cruzamos palpita o coração porque o que se viveu foi único, foi belo, foi  DE COLORES.
      Fica a lista do corajosos do 539 : 


Direcção Espiritual :    Pe. Paulo Araújo
                                           Pe.Loreno Dias 


  Reitor:   Etelvino  Silva

EQUIPA DIRIGENTE
  • Carlos Vermelho 
  • Carlos Massano
  • Custodio Palhais
  • Luis Moura
  • Rui Negrão
  • Carlos Madeira 
  • Daniel Matos
  • Paulo Bicho

NOVOS 

  • Paulo Lopes
  • Ricardo Simões 
  • João Valbordo
  • Nuno Vicente 
  • Nuno Pires 
  • Francisco Cardoso
  • Antonio Sequeira 
  • João Oliveira
  • Paulo Fernandes
  • Vitor Hilario 
  • Mario Abreu
  • João Melo
  • Pedro Inacio
  • Nuno Dias
  • Sergio Neves
  • João Aragão
  • Alvaro Lima
  • Fernando Santos 
  • Frederico Durão
  • Vitor Varzea
  • Jose Silva 
  • Wilber Carvalho
  • João Tomas
  • João Bernardo

                  Fica a saudade de um tempo bem passado de 23 a 26 Janeiro de 2013 

      O que me marcou  «Recebi um banho de Humildade em frente do Sacrário»
       Para alem de todos os rolhos em especial do Rolho da Comunidade  dado pelo Rui Negrão.


DECOLORES

disse 

sergio neves    
    





       

sábado, 7 de janeiro de 2017

EUCARISTIA - A MAIOR CRIAÇÃO DE DEUS

REFLEXÃO,

                                           EUCARISTIA - A MAIOR CRIAÇÃO DE DEUS


                                                                


      A Eucaristia é o Sacramento, momento, a criação, maior  da Criação de Deus. 
     A Eucaristia permite a comunhão de valores, sentimentos, praticas entre baptizados, perder uma Eucaristia  é pois privarmos  de estar com o outro, porque só nos salvamos em comunidade. 
    A  Eucaristia é isto, espaço de comunidade, solidariedade, pertença, presença  viva  e de comunhão do próprio Deus.  
      Uma criação onde Deus, se dá a comer à sua criatura, sendo que esta criatura somos nós. 
      Espaço de escuta da palavra,  reflexão,saborear duplamente a Palavra e alimento de Deus. 
      Mais que um Sacramento - sinal da presença de Deus -, transcende a própria realização, pois realiza-se sempre que  trazemos a missa, para vida do dia-a-dia. 
       Perder a convivência e vivência,  desta criação maior é perder tudo.  
       Ir à assembleia dos baptizados, estar em Eucaristia e não comungar, é não preencher o acto maior de um Cristão no seu acto de acolhimento do próprio Deus, que se deixa comer, saborear.
       O espaço onde se realiza a Eucaristia, é importante - a Igreja-, mas de maior realização na abertura ao outro, ao que sofre, ao Cristo que há no outro.
        Ficam as palavras do Papa Francisco na Carta Apostólica «Laudato  Si»,  «Mundo Cristão é um  sacramento de comunhão» (LSI 9), «a criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia.A graça ,que se  tende a manifestar de modo sensível ,atinge uma expressão maravilhosa quando o próprio  Deus, feito homem, chega ao ponto de se fazer comer pela sua criatura». (LSI 236).
         Portanto a  Eucaristia é um acto de amor, entrega, comunhão, mas vivencial de cada um e de todos. 
         Expressão maior da Criação e de amor de Deus por nós, que sacrificou na boa-tradição judaica o seu filho por nós.


Louvado seja Deus


sergio neves