domingo, 20 de novembro de 2016

ESTAR AO SERVIÇO DA IGREJA

REFLEXÃO

                                                   ESTAR AO SERVIÇO DA IGREJA

                                                       


PALAVRA DE DEUS 

Mt 23, 1-15  

 23 Condenação do Farisaísmo (Mc 12,38-40; Lc 11,39-52; 20,45-47) 1*Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: 2*«Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. 3Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. 4*Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. 5*Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. 6Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. 7Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres' pelos homens.
8*Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres', pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. 9E, na terra, a ninguém chameis 'Pai', porque um só é o vosso 'Pai': aquele que está no Céu. 10Nem permitais que vos tratem por 'doutores', porque um só é o vosso 'Doutor': Cristo. 11*O maior de entre vós será o vosso servo. 12Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.13*Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o Reino do Céu! Nem entrais vós nem deixais entrar os que o querem fazer.14*Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações! Por isso, sereis mais rigorosamente julgados.15*Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito e, depois de o terdes seguro, fazeis dele um filho do inferno, duas vezes pior do que vós!



REFLEXÃO 

     Este excerto da Bilbia do Evangelho de Mateus, explica bem a todos que temos de estar ao Serviço do Senhor, da Igreja, dos outros, mesmo que humilhados, pois todos temos uma missão, projecto, dado por Deus Nosso Senhor, mesmo que os trabalhos nos movimentos, na paroquia, comunidade não seja do nosso agrado, que muitas vezes seja até para nos humilhar aos olhos dos outros, devemos aceitar o que nos é pedido, servir o Senhor com alegria, porque Ele e só Ele nos compensará, posso não gostar do que o meu Pároco faz e fez, mas tenho de aceitar - acreditem isto para mim é terrivelmente difícil -, ou mesmo nalgum movimento em que faça parte, mas era tudo tão fácil se nos lembrássemos desta leitura , ser o mais humilde dos servos, colocar a nossa soberba de lado, perceber que ´nosso Senhor é Jesus Cristo.
     Podemos ser instrumentos de Deus, para algo que nem nos passa pela cabeça,  temos uma missão que pode aos nosso olhos e dos outros ser insignificante, menor fase ás nossas capacidades, dons e talentos, mas se nos for confiada é porque o Senhor nos quer nesse lugar, hora, tempo. 
      Perceber que nunca nos humilhamos aos olhos do Senhor Nosso  Deus.  
      Tudo que fazemos em nome  Dele,  na  sua casa  ou fora dela, é sempre em Nome Dele, é sempre pelas suas forças e méritos. Nunca por nós, para nossa vaidade ou grandeza. Tudo por Ele.
Amen.




sergio neves         



Sem comentários:

Enviar um comentário