domingo, 21 de junho de 2020

Quando Deus está entre muitas escolhas!

Reflexão

                                                  Quando Deus  está  entre muitas escolhas!

                             

      Sabemos que Deus está sempre connosco nunca nos abandona, mas mesmo assim duvidamos, esquecemo-nos, fazemo-nos esquecidos, ignoramos, ou como diz Ruy Belo este enorme poeta Sintrense   «Entre outras e muitas coisas está Deus»,  é assim a natureza humana, mesmo dos crentes, colocamos tudo á frente, Deus lá para 3ª  ou 4ª opção,  por é assim, confundimos liberdade que nos foi dada, com libertinagem, anarquia de valores, pecado, deixamos que o maligno tome decisões por nós, faça as nossas escolhas erradas, preferimos o caminho mais fácil.
       Mas temos um Porto seguro, os Evangelhos, para beber conhecimento, Documentos da Igreja, que nos ajudam a perceber, enquadrar , interpretar essas mesmas leituras. Depois aplicar na vida dia-a-dia.
      Mas dizia Ruy Belo tem esta frase magnânima, até parece um Cristão «Entre outras e muitas coisas está Deus», bolas que verdade, onde coloco Deus nas minhas escolhas? Tantos afazeres  e por vezes nem coloco Deus nele, só quando estou á rasca.
     Em suma Deus deve estar na primazia das escolhas, tarefas, caminho que faço. Ter Deus connosco, dar espaço a Deus, ouvir Deus, não é mau pedir, peça-a o Discernimento diz Francisco na 3ª exortação  Alegrai-vos e Exultai no ponto  166.
    Esta capacidade que Deus nos dá de pasmar, cada dia, pelas pequenas coisas que nos vão acontecendo.
    

disse
Sérgio Neves
     
       

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Ecos da entrevista 5 dias com o Papa! Acerca retiro Quaresma com Curia Romana


Reflexão

    Ecos  da entrevista 5 dias com o Papa! Acerca retiro Quaresma com Cúria Romana
                                   


      Tolentino Mendonça foi o Sacerdote escolhido para presidir, ser orador no retiro Quaresmal da Cúria Romana, que tamanha responsabilidade  esta, mas ver e ouvir a forma humilde como este pensador, poeta e Sacerdote falar é interessantíssimo, belo e inspirador. Alguém que apesar da sua ascensão no Sacerdócio não deixou de ter os pés na terra, foi genuíno, igual a si próprio, falou partindo do Coração para a Oração passando pela contemplação, muito interessante tendo como mote  a «Sêde»,esta procura pelo Divino no meio deste mundo turbulento, quesilhento, do conflito que sai das redes sociais para o mundo real e depois depara-se que não colam, porque a vida real é muito mais do que é escondido nas redes sociais.veja-se o que se passa agora com os movimentos Black Lives Matter, Anti Fa e outros, não que não tenham razão na génese, depois perde-se porque passar do Virtual para o real é anacrónico.
      Esta Sêde da procura, da reflexão, para Padres e Leigos com mais idade, mas que é para todos, Tolentino pode ver aqueles homens poderosos, com imensa responsabilidade da Igreja de Pedro ali prostrados, em oração, dispostos acolher, com ótimo ambiente eclesial, teve oportunidade de estar de perto, ser confessor, dar pistas, se duvidas tivermos sobre a forma como é um retiro esta entrevista explica bem o que é um retiro, em que o orador não é importante, mas a transformação que opera no coração dos que participam no retiro.
       Achei muito interessante estes ecos do Retiro, mal sabíamos o que nos esperava de Fevereiro para cá, o confinamento, o retiro forçado que todos fomos sujeitos, obriga-nos a olhar para o  que fazemos, o que queremos, o que podemos fazer.
        Tolentino é genial.

Saudações em Cristo

Sérgio Neves