domingo, 28 de abril de 2019

As pessoas têm fraca melhoria!|

REFLEXÃO,

                                                   As pessoas têm fraca melhoria!|


                                                 



        Interrogo-me constantemente pela falta de memoria que as pessoas no seio da Igreja, movimentos,  grupos têm,  andamos nas coisas sem reflectirmos muito sobre o que fazemos, o que testemunhamos, dizemos,  os nossos silencios, ausências, pequenas mentiras, omissões e depois admiramo-nos com o que acontece, como  injustiças, afastamentos, saídas, fugas, virar de costas, falta de partilha, vivência em comum, neste momento sinto isso, culpa de todas atenção, mas fico estupefacto como as pessoas vivem os compromissos, as partilhas.
              De facto nestas coisas quando se chega a uma beco sem saída, sem dialogo, sem espírito de equipa união, mais vale sair, e ter a coragem de deixar as coisas assim, assumir a culpa, do outro lado que fiquem com a razão - mesmo que não a tenham, porque de facto nem se apercebem do mal que fazem aos outros ou não fazendo mal, tambem não se chega-, portanto é melhor assim, o tempo tratará das feridas, do que ficou por dizer, talvez quem sabe individualmente um dia se diga alguma coisa.
             Para já  a união que pelos vistos nunca houve ou deixou de  existir, pelo menos que fique com o grupo que sobrou, saio sem mágoa, se calhar já vou tarde, tudo fiz para dar á volta cansei-me de ter de aturar tudo, aceitar tudo, agora  acham a minha saída absurda,  fico com a sensação que afinal nunca nos conhecemos, fica os momentos  bons vividos, os outros não importa agora falar. 
          Em jeito de comentário final de facto :      As pessoas têm melhor curta, fraca, ou então acham-se o centro do universo.
          Tenho pena dos que pelo meio nada contribuíram para um desfecho assim, em linguagem militar direi que são os danos colaterais.

disse 

sergio neves   


domingo, 7 de abril de 2019

Afinal , o que restou?

REFLEXÃO,

                                                                 Afinal , o que restou?


                 


    Da minha...perdão nossa passagem pelas Equipas, o que ficou, as amizades, as ferramentas individuais e em casal para  superação, convívio, relacionamento, com o Eu, com o Nós e com o Outro.   A importância de o Eu se abrir ao outro -  esposa ou esposo-, mas tambem aos outros, não ser uma ilha, dentro de uma ilha.    
       De 2010 a  Março de 2019  foram as reuniões de equipa, de sector, os encontros  Regionais, Nacionais, acções de formação, as festas varias, os jubileus de Sacerdotes e de outros casais, os retiros, as partilhas sentidas - enquanto as houve-, o Pôr em Comum - quando se fazia-, as orientações do Conselheiro espiritual - quando teve preocupação de as fazer-, no sector quando fizemos ligações, uma experiencia superlativa, única, esses momentos não se esquecem, os maus momentos com saídas de casais, do movimento mas tambem do Sacramento Matrimonio, a morte, algumas coisas que não tendo sido esclarecidas no seu devido tempo levaram a nossa saída. 
        No global foi bom, cumpriu-se, não chegamos aos 10 nos, foi pena, muita coisa ficou para trás, em prol do movimento, que é excelente desde que não seja adulterado os seus princípios, respeitados  cada lugar, quando há efectivamente uma harmonia  entre casais, no crescimento espiritual, quando se torna em meros encontros de amigos e conhecidos á volta da mesa - que  é bom que haja-, não pode, não deve ficar por aí. 
         Uns puxam por outros, atenção, caridade, o conselho oportuno  faz toda a diferença, quando o desleixo toma parte, o veneno está a correr no sangue da equipa, criando temores com cura irreparável, porque a essência da equipa fica ferida de morte. 
      Mas a vida continua, as amizades é o que mais fica, ficamos mais ricos, sobretudo como a imagem o traduz, no dever de sentar- a melhor ferramenta que podemos aplicar numa vida a dois.
        Bem hajam todos que se cruzaram connosco, ao longo destes anos, até uma dia, a seara é grande vamos trabalhar noutros locais e valências.
        Restou o dever de sentar.

Saudações  Equipistas 
sergio



terça-feira, 2 de abril de 2019

O Legado de São João Paulo II - 15 ANOS APÓS A SUA MORTE!

REFLEXÃO,

                                 O Legado de São João Paulo II  - 15 ANOS APÓS A SUA MORTE!
                                         

                                       






       Um Papa com um pontificado de mudança, de grandes convulsões, que teve de lidar com o fim do bloco Socialista, curioso porque se foi  Ele que ajudou a quebrar muros, cortinas, foi tambem  Ele que quis liderar a ponte religiosa e politica do leste com o ocidente, que ao mesmo tempo que falava para os jovens , era exigente e intransigente com a pratica religiosa, que era simultaneamente progressista e implacável contra os meios anti conceptivos, alguém que morreu no seu posto, sem abdicar, quando outros lhe diziam para resignar, Ele manteve-se até ao fim, imagem de marca, agarrado ao baco de Pastor, todo alquebrado , qual cântico Bíblico de David do Antigo Testamento.
     Lembrar que nasceu 18-05-1920 na Polónia, viveu tempos difíceis a guerra, do pós guerra, na Igreja no pós Concilio Vaticano II, alguém que concretizou a mensagem de Fátima, vez Dela o Altar do Mundo, tal era a sua devoção por Nossa Senhora.
      Um Papa que nos deixou em 02-04-2005 mas é eterno , no sorriso, na dedicação aos outros, pela estima que tinha pelos jovens, pelas visitas apostólicas que gostava de fazer.  Pelo que escreveu mas muito mais pela sua ação.