ACONTECIMENTOS,
Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!
D. António Francisco
Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!
D. António Francisco
D. Manuel Martins
Quando se parte para o Pai devia e é motivo de alegria , servir o Senhor e partir com a missão cumprida, o dever de Baptizado concretizado.
Ambos os Bispos em diferentes momentos fizeram o que tinham de fazer como sucessores dos discípulos, serem testemunho do Evangelho, fazer o Céu aqui e agora, cumprir o Reino de Deus no presente, partir com um legado perene.
D. Manuel Martins teve uma pastoral difícil, num tempo conturbado, na península de Setúbal, apelidado de Bispo Vermelho, que tudo fez para estar junto dos mais pobres, junto dos que sofrem, quer fossem Baptizados ou não, junto do povo sofredor, fê-lo muitas vezes contra a posição da CEP, mas na certeza que estava a cumprir os desígnios de Deus e da sua Igreja .
Foi respeitado por todos, viveu o PREC, em condições dificílimas, soube não ter medo, foi destemido , esteve perto do povo sofredor no pós 25 de Abril numa época em que os salários não eram pagos, a Lay Off era quem mais ordena. Enfim um Bispo modelar , tivessem outros tido a coragem que Ele teve e a Igreja teria mais e mais crentes, seguidores do Evangelho.
Quando alguém morre com este calibre e é admirado até por aqueles que em vida eram seus opositores e choram também a sua morte é sinal de elevação, grandeza, importância.
D. Francisco não teve tempo de aquecer o lugar, morreu prematuramente, teve um legado difícil substituir imagine-se D. Manuel Clemente , aliás esta cátedra do Bispado do Porto, teve grandes homens, D. Ferreira Gomes, Júlio Rebimbas, Armindo Coelho.
disse
sergio neves