domingo, 31 de dezembro de 2017

Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!

ACONTECIMENTOS,

                                               Os Bispos que em 2017 partiram para o Pai!

                                     
                                                          D.  António Francisco 


D. Manuel Martins 


       Quando se parte para o Pai devia e é motivo de alegria , servir o Senhor e partir com a missão cumprida, o dever de Baptizado concretizado. 
       Ambos os Bispos em diferentes momentos fizeram o que tinham de fazer como sucessores dos discípulos, serem testemunho do Evangelho, fazer o Céu aqui e agora, cumprir o Reino de Deus no presente, partir com um legado perene.    
        D. Manuel Martins  teve uma pastoral difícil, num tempo conturbado, na península de Setúbal, apelidado de Bispo Vermelho, que tudo fez para estar junto dos mais pobres,  junto dos que sofrem, quer fossem Baptizados ou não, junto do povo sofredor, fê-lo muitas vezes contra a posição da CEP, mas na certeza que estava a cumprir os desígnios de Deus e da sua Igreja .
     Foi respeitado por todos, viveu o PREC, em condições dificílimas, soube não ter medo, foi destemido , esteve perto do povo sofredor no pós 25 de Abril numa época em que os salários não eram pagos, a Lay Off era quem mais ordena. Enfim um Bispo modelar , tivessem outros tido a coragem que Ele teve e a Igreja teria mais e mais crentes, seguidores do Evangelho. 
      Quando alguém morre com este calibre e é admirado até por aqueles que em vida eram seus opositores e choram também a sua morte é sinal de elevação, grandeza, importância.
       D. Francisco não teve tempo de aquecer o lugar, morreu prematuramente,  teve um legado difícil substituir imagine-se D. Manuel Clemente , aliás esta cátedra  do Bispado do Porto, teve grandes homens, D. Ferreira Gomes, Júlio Rebimbas, Armindo Coelho.


disse 

sergio neves 
    

Ruth Pfau - A Madre Teresa do Paquistão

REFLEXÃO, 

                                      Ruth Pfau  -  A Madre Teresa do Paquistão


                                        

    Fala-se e muito  e bem a meu ver  na Madre Teresa de Calcutá, mas Ruth Pfau, a Alemã medica e freira que abandonou a sua terra e se dedicou exclusivamente de forma entusiasta junto dos que sofriam, as agruras da Lepra,  fundou centro de acolhimento no Paquistão onde ajudou a que pais e crianças pudessem conviver com a Doença. 
     Alguém que viveu soube sempre onde era o seu lugar, qual o legado de Cristo, estar junto dos que sofrem, dos pobres.  Esteve nas periferias de Karachi, com o povo sofredor, alguém que dedicou a sua vida aos outros.   Era importante que fosse lembrada, que com toda a certeza o processo de Beatificação irá com toda a certeza surgir, são estes exemplos como o de Madre Teresa que me fazem ser com orgulho Cristão nos dias de hoje, apesar de estar acomodado,  no meu metro quadrado, quiçá resignado a nada fazer.  Ruth Pfau soube desde a primeira hora que teria de ir para onde efectivamente precisa. 




      Num pais Muçulmano foi respeitada como Cristã, foi sepultada num cemitério em Karachi,  com honras de estado, alguém que deixa um legado de assistencialismo , de tolerância, mansidão, de testemunho do que é ser Cristão.

disse 

sergio neves 

Carreira das Neves - parte para a Eternidade em 2017

REFLEXÃO,

                                         Carreira das Neves - parte para a Eternidade em 2017
                               

             
  O Professor, o Franciscano Carreira das Neves, faleceu neste ano de 2017, com Ele «morre», um provocador, um homem esclarecido, sem papas na língua, de trato fácil, de palavra fácil, que foi um revolucionário, que destruía  todas as ideias pré-concebidas e tradicionalista . Foi um homem que lutou para que os Cristãos o fossem , mas esclarecidos e não pagãos. Lutou mesmo para que o Cristianismo e Católico vivessem o seu tempo, com olhar do Amor, Caridade, Universalismo mediante o Reino de Deus. 
    Um provocador Esclarecido que pude ouvir, cruzar-me na Católica quando por lá andei. Um grande Sacerdote, sem papas na língua.  Com a sua partida deixa um vazio, utilizou muito bem os órgãos de comunicação social,  sobretudo a TV ao contrário do Padre Dâmaso que utiliza muito a Rádio.   Mal comparado situa-se ao nível de José Hermano Saraiva.





      Carreira das Neves, foi um intelectual que se interessou em divulgar a Palavra de Deus,  sem filtros e para todos. Polémico,  mas rigoroso no que dizia e defendia. Uma grande figura que a Igreja muito fica a dizer , bem como a Universidade Católica, sobretudo a Faculdade de Teologia. Um grande intelectual, o Teólogo do Povo, próximo,  que era directo. Um encanto ouvi-lo foi acima de tudo um Homem esclarecido que procurou esclarecer também os outros.

                                         
                                                                 
         Parte para a eternidade e deixa um legado, a explicação da Vida de Jesus.  Um teólogo, um estudioso da Sagrada Escritura, esclarecido e esclarecedor.
         Para a historia fica o frente a frente com José Saramago um acontecimento histórico.

                                     
                    São  imagens criadas, o que Saramago não percebe é que a Palavra de Deus , não pode ser interpretado à letra. São géneros literários, imagens, personagens de metáforas para dar resposta  á Teologia.
                           
disse

sergio neves