domingo, 21 de maio de 2017

PAPA FRANCISCO -«No altar do Mundo desmistifica Fatimismo»

REFLEXÃO,


                                     PAPA FRANCISCO -«No altar do Mundo desmistifica Fatimismo»


                                                         


      O Papa Francisco foi de facto peregrino, mas também falou para quem o quis ouvir. Foi duro para com todos aqueles que se centram no «endeusamento de Maria» e sobretudo pela «Religião Mariana» que parece grassar em muitos fieis devotos de Fátima, da pedinchice, das promessas, do arremessar velas e mais velas para o forno «milagroso» e pelo beatos e piedosos terços rezados diariamente porque Sim. 
     Francisco falou para todos inclusive para os que o queriam e quiseram ouvir.      Nossa Senhora revelou-se aos simples , aos videntes, aos pastores simples, ás crianças puras de coração, para chegar aos homens de boa vontade.
  Não façamos de Fátima, um mero posto de abastecimento da Religião, um premonitório,  desmistificar o Fatimismo que parece grassar em muitos cristãos culturais e clero tradicionalista. Rezar o terço sim por devoção, por reparação de pecados e aplicação no dia-a-dia.
   Percebo que Fátima é mais que a Igreja e a Fé popular, a forma de religiosidade de muitos peregrinos, mas estamos a falar de Nossa Senhora, aquela que pela simplicidade, se tornou a mãe de Jesus, que no seu seio foi gerado o Salvador dos Homens. Deixemo-nos de folclore, do acessório, é claro que se tem de dar conforme e concretização ás esmolas e oferendas dadas ao Santuário, mas não se devia exagerar, Fátima para alem de altar do mundo, cidade da Paz, devia  também acolher doentes, os pobres.  Ser a capital da caridade, da ajuda. 
     É verdade que uma das missões que  deu aos Pastorinhos e não só era para rezarmos o Rosário todos os dias, mas também fazer o bem, olhar pelos que sofrem, pelos que ninguem reza, pelos afastados, todo isto foi o que  Franciscano transmitiu, retirar Nossa Senhora acima de Deus, coloca-la na simplicidade, sem coroas, sem jóias , afinal era puro, virgem, humilde e simples. 
   Foi duro Francisco é verdade, mas perceba quem o quiser. Desmistifiquemos este Fatimismo Nacionalista, parece resquício do Salazarismo.    

disse

sergio neves 

    

quarta-feira, 17 de maio de 2017

PAPA PEREGRINO ! 13 MAIO DIA DA HUMILDADE


ACONTECIMENTOS,

                                PAPA PEREGRINO !  13 MAIO DIA DA HUMILDADE


                             


    O Papa Francisco  veio a Portugal como peregrino, entre 16h20 dia 12-05-2017 e  16h00 dia 13-05-2017, chegou um Papa cansado, notava-se isso, mas depois do banho de multidão, de  Fé, no manto da Mãe,  Veio com o propósito de celebrar os 100 anos das aparições dos videntes de Fátima ( Lúcia, Jacinta e Francisco),   Mas também  para canonizar de forma oficial os Pastorinhos ( Jacinta e Francisco).
    Estou convencido que o Papa Francisco veio para ver como era esta devoção a Nossa Senhora de Fátima,  Afinal estamos a falar o 5 º santuário Mariano mais visitado do Mundo,  Tento perceber qual a devoção que todos os seus antecessores desde Paulo VI têm para com a mensagem de Fátima e os Videntes.
   Percebeu-se que foi em crescendo, fico estupefacto com a grandeza do Santuário, das gentes, a hospitalidade, a devoção.  As suas primeiras palavras  « temos Mãe, temos mãe.». 
                                
                                          

                                         

  Atribuiu mais uma rosa de ouro ao Santuário, já lá vão 3.   Oferta que  Sua Santidade atribuiu a uma instituição, ou pessoa pelos seu mérito em prol da Cristandade. Em Portugal  só o Sameiro tem igual. 
   
                                       
                                             

       Rezar o terço que foi um momento em que acompanhei em casa, foi fantástico, sentiu-se o poder da oração, da proximidade, da comunhão, o manto protector da mãe, ver o peregrino Papa, num gesto de devoção, humildade foi  arrepiante.

                                               
                                        
                                        
                               
       Os longos minutos de oração em que se fez um absoluto silêncio no santuário onde estavam mais de 1 milhão de peregrinos, é arrepiante,   Mais de 4  minutos, que não chegaram aos 11 minutos de São João Paulo II, ,mas que atestam bem que o Papa se rendeu ao regaço da Mãe.
  
                                     
                                         
                Uma imagem para as posteridade, o Papa em oração e contemplação.  


                                                     DIA 13 MAIO  DIA DA HUMILDADE



                                      

          Um dia de banhos de multidão em comunhão com o seu Pastor, que conquistados com esta peregrinação dos 100 anos, foi a loucura total avaliar quer pelas imagens e testemunhos que fui recebendo pelos familiares e amigos que lá se deslocaram aos 800 mil peregrinos habituais, juntaram-se mais de 250 mil para ver o Papa, estou em crer que desses 250 mil, 50 % nem Católicos são. 
 
                 


          Um momento vivido já na Eucaristia com o abraço afectuoso á criança que foi abençoada pelo milagre por intercessão aos Pastorinhos, milagre que contribuiu para a canonização dos Pastorinhos.





                                         Momento junto aos túmulos de Jacinta e Francisco




A imagens oficiais dos agora SANTOS  

São Francisco Marto 
Santa Jacinta Marto


       Os Santos humildades, os grandes comunicadores , que apesar da idade deram um enorme exemplo Fé, Cristandade, Oração, nunca abdicaram de negar a sua Fé. Mesmo tendo sido vitimas de pressão quer da Igreja Local da época , como do próprio Poder Politico, na pessoa  do regedor de Ourem.
         Um dia em cheio onde a humildade, esteve presente, em todas as festas que foram acontecendo, manifestações, onde se incluiu o euro visão da canção.
      Ficamos com a sensação que o Papa Francisco virá a Portugal, faz todo o sentido, Ele que defende uma Igreja em saída, que vá ao encontro dos outros afastados, ora reduzir presença a Fátima, é fazer o contrario do que se apregoa. Portanto estou convicto que virá a Portugal para uma visita oficial de norte a Sul. 
         Um grande momento este de 22 horas para a Igreja Católica, para a projecção e continuidade da mensagem de Fátima, caminha a passos largos, a ideia de fazer de Fátima a Cidade da Paz.
          
                                                 

disse 


sergio neves