ACONTECIMENTOS,
60 ANOS - ENS EM PORTUGAL
O Movimento criado pelo Padre Henri Caffarel, chegou a Portugal por volta de 1956 /57, grande importância teve o Sr.Padre Feytor Pinto, que organizou grupo de casais formou equipa, sempre em crescendo, o casal Sá Carneiro esteve no inicio dessa equipa, o movimento cresceu de forma gradual,ganha grande pujança nos anos 80, hoje está espalhada em todo os pais, mesmo nas ilhas e é Portugal que fomenta ainda ENS nas antigas «colónias portuguesas», o método parece simples, 1 conselheiro espiritual, 1 casal responsável de equipa, máximo de 7 casais, que pode ter viúvos/as. O conjunto de cada equipa é um sector, conjunto sectores é uma região, conjunto regiões Província e por aí fora.
O objectivo do Movimento é viver a Espiritualidade Conjugal, o Sacramento Matrimonio, na partilha também, com deveres - os Pontos Concretos de Esforço-. Partindo de um tema o casal conversa, faz partilha, tem o dever de falar - Dever de Sentar-.
Ora ENS fez 60 anos, como outros movimentos já vivem apogeu, agora caminha seguro, já não é novidade, no entanto mantêm-se pujante, formou-se já a ENS -JOVENS, que estão a fazer o seu caminho.
Faço parte das equipa desde 2010, tenho feito caminho na Equipa Monte Abraão I, Sector Sintra C, Região Sintra e Oeste.
É um movimento de partilha, de aprofundamento da Espiritualidade Conjugal.
Os temas são actuais, sem moralismos, mas colocar e situar os casais casados pela Igreja no Mundo. É um movimento de casais casados pela Igreja. Mesmo que fiquem viúvos/as podem e devem ficar na Equipa Base.
O movimento promove também o apoio ás equipas mais velhas, no apoio aos mais velhos.
Um movimento que promove o casal, as equipas devem estar ligadas, ao sector e suas dinâmicas, actividades.
Muitos equipistas chegam ENS, por via, de outros movimentos como MCC, Legião Maria, Oficinas Oração.
Promove-se a vivência dos sacramentos, a trabalhar na vinha do Senhor, da Igreja.
Outro aspecto do método e do carisma das ENS, é na oração, as correntes de oração, promove-se o retiro e formação durante vida da equipa de modo a que se não crie equipas ilha fechadas.
Nestes 60 anos tem sido as ENS responsáveis pela defesa do Casamento Católico.
Espera-se que o processo de Beatificação de Henri Caffarel chegue a bom porto,esta comunhão entre Padres e Casais, este acompanhar o crescimento dos filhos, partilhas problemas. Em equipa percebemos que não estamos sós.
disse
sergio neves