Chega a hora, o Salvador nasce e nasce para todos. Veio para romper com a tradição, do poder instituído, veio para libertar o homem das amarras do pecado, desesperança, solidão, veio para acrescentar, para ser ultreia - ir mais alem, veio para ser CAMINHO, VERDADE E VIDA.
Sempre que no Natal houver quem viva na solidão, na guerra, desolação, sofrimento, tirania, então é sempre preciso um novo Natal, uma nova luz, Nós que somos filhos da Luz.
Natal é Nascimento, Renascimento de um novo homem, em Família, em Família de Famílias - a Igreja - tanto melhor.
Sempre a Guerra ocorra então o Natal do Senhor está-se por cumprir, que São José, o que acolhe o Natal por excelência desde sempre saiba também nos fazer acolhê-lo.
O Natal é todos os dias, está gasta esta frase, é um facto mas sempre que o filho da Luz, o Messias se está por cumprir é preciso dizer que quem sofre todos os dias, precisa de Natal.
Um santo Natal para todos. Crentes, não crentes.
O Natal está no coração de cada um, urge descobri-lo.
silence Night - Frank Sinatra .
PS. O DIA DE NATAL termina na 8ª Natal daqui a 1 semana.
III DOMINGO DO ADVENTO - DOMINGO DA ALEGRIA/ESPERANÇA
É o domingo em que é levantado a cor, do roxo carregado, dorido, meditado para um Rosa mais alegre de esperança, no Messias que é anunciado a sua chegada em breve.
As leituras são mais suaves, que prenunciam uma conversão para todos assim tenhamos coragem de carregar a nossa vida. É um apelo do crente para que seja salvo.
Ficam as leituras, a reflexão, a alegria de receber e acolher o Salvador em cada momento da vida, do ambiente onde estamos inseridos.
Leituras do 3º Domingo do Advento – Ano A – 11 de dezembro de 2016
LEITURA I – Is 35,1-6a.10
Leitura do Livro de Isaías
Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e do Sáron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-nos». Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. Voltarão os que o Senhor libertar, hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 145 (146)
Refrão 1: Vinde, Senhor, e salvai-nos.
Refrão 2: Vinde salvar-nos, Senhor.
O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos.
O Senhor ilumina os olhos dos cegos,
o Senhor levanta ao abatidos,
o Senhor ama os justos.
O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores.
O Senhor reina eternamente.
O teu Deus, ó Sião,
é rei por todas as gerações.
LEITURA – Tg 5,7-10
Leitura da Epístola de São Tiago
Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como modelos de sofrimento e de paciência os profetas, que falaram em nome do Senhor.
Palavra do Senhor.
EVANGELHO – Mt 11,2-11
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».
ACONTECIMENTOS, DIA 8 DEZEMBRO DIA IMACULADA CONCEIÇÃO
Por decisão e bula Papal de Pio IX , é consagrado o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, aquela que foi escolhida para acolher o Filho de Deus. Deu a luz um filho sem mancha de pecado, por transcendência de Deus , que só Ele tudo pode. Maria e José aceitaram o desafio de ser os pais de Jesus, educa-lo confiando em Deus os seus desígnios, mesmo sabendo que poderiam escandalizar a sociedade de então, mas a pureza de Nossa Senhora está justamente neste sim, convicto, de serviço, entrega, de aceitação pela Fé e pelo Testemunho.
Lembrar a Imaculada Conceição é reconhecer o papel de Mãe de Nossa Senhora, que é também a Nossa ma~e do Céu, que nos acompanha, que serve de medianeira entre os Homens e o Filho Jesus.
A Cristandade e Portugal muito devem á protecção de Nossa Senhora nas lutas que travamos para desígnio de uma Nação, porque dela esperamos o manto protector, a Ela nos consagramos a Coroa Real. Nossa Senhora que é a Padroeira de Portugal.
Lembremo-nos por um instante que dia 08 de Dezembro é feriado religioso, de festa a Nossa Senhora, e não mais um dia descanso, de consumo materialista, vazio de espiritualidade. Antes pelo contraio lembrar que é uma data feliz para olharmos para Maria como um símbolo da simplicidade, do Sim,
SÍNODO 2016 - MOMENTO 30-11 A 04-12-2016 « O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS »
D. Manuel Clemente no seguimento do desafio feito pelo Papa Francisco na «Alegria do Evangelho » de uma Igreja em Saída, ao encontro do outro, propôs um Sínodo Diocesano, ou seja uma grande reflexão de toda a Diocese, quer sejam leigos, movimentos, grupos, consagrados, para uma abordagem : A transformação missionária da Igreja, Na crise do compromisso comunitário, O anuncio do Evangelho, A dimensão social da Evangelização.
Eu participei como Catequista, Cursista do MCC, no envio das conclusões para grupo de trabalho, para documento de trabalho - vide link abaixo-.
Portanto na Casa de retiros do Patriarcado do Turcifal vai decorrer de 30 de Novembro a 04 de Dezembro de 2016.
VIDEO PROMOCIONAL SÍNODO 2016
HINO DO SÍNODO DIOCESANO 2016
A partir do documento de trabalho, composição membros do Sínodo :
1.° Os Bispos Auxiliares: D. Joaquim Augusto da Silva Mendes; D. Nuno Brás da Silva Martins; D. José Augusto Traquina Maria. ***
2.° Os Vigários Gerais e o Vigário Judicial: Cón. Francisco José Tito Espinheira e Cón. Nuno Isidro Nunes Cordeiro; P. Doutor Ricardo Jorge Alves Ferreira ***
3.° Os Cónegos da Igreja Catedral: Cón. Carlos Alberto Pessoa Paes; Cón. António da Franca Melo da Horta Machado Marim; Cón. Doutor Samuel Saul Rodrigues; Cón. António Pereira Rego; Cón. António Manuel de Almeida Janela; Cón. Armando Manuel da Guia Pereira Duarte; Cón. Álvaro Ferreira Bizarro; Cón. Doutor José Manuel dos Santos Ferreira; Cón. Francisco Pereira Crespo; Cón. Eduardo Fernandes de Brito Coelho; Cón. Doutor João Maria Félix da Costa Seabra; Cón. Luís Manuel Pereira da Silva; Cón. Armindo Marques Garcia; Cón. Alfredo Manuel Cerca; Cón. Luís Alberto Martins de Carvalho; Cón. Mário Luís Henriques Pais; Cón. Daniel Batalha Henriques. ***
Jubilados: Cón. Doutor Manuel Alves Lourenço; Cón. João Carlos Pereira da Conceição Rocha. ***
Por motivos de saúde dispenso de participar no Sínodo os: Cón. Doutor João António de Sousa; Cón. Manuel de Jesus Ferreira Pires de Campos; Cón. Joaquim da Conceição Duarte. ***
4.° Os membros do Conselho Presbiteral (que não participam no Sínodo a outro título): P. Abílio Jorge Correia Ramos, CMF; P. Agostinho Marques de Castro, O.Carm; P. Alberto Manuel Pêgo Matos Gomes; P. António Manuel Baptista Lopes, SVD; P. António Manuel de Pina Fernandes Ramires; P. Arsénio José Fernandes Isidoro; P. Carlos Manuel Pereira Azevedo; P. Duarte Nuno Ferreira Morgado; P. Fernando José Martins André; P. Fernando Almeida Leite Sampaio, CM; P. Filipe José Rocha dos Santos; P. Hugo Emanuel da Assunção Gonçalves, P. Jorge Manuel Tomaz Dias; P. José António Magalhães Rodrigues; P. José António Rebelo da Silva; P. José Ezequiel Inácio; P. Doutor José Manuel Pereira de Almeida; P. José Miguel Barata Pereira; P. José Miguel Lourenço Ramos; P. Luís Fernando Miranda de Barros; P. Luís Filipe Nogueira Pedro; P. Luís Manuel Alvarez Garcia, SSCC; P. Luís Miguel Proença Leal; P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, SCJ; P. Nuno Alexandre Machado Tavares; P. Nuno João Amador Silvestre Carlos; P. Nuno Manuel Nunes do Rosário Fernandes; P. Octávio Gil Morgadinho; P. Paulo César Serralheiro Franco; P. Paulo Jorge Marques da Costa Malícia; P. Ricardo José da Silva Jacinto; P. Ricardo Manuel Alves Cristóvão; P. Ricardo Miguel Sousa Franco; P. Rui Sérgio Gomes de Jesus; Mons. Vítor Francisco Xavier Feytor Pinto. ***
5.° Os fiéis leigos eleitos pelo Conselho Pastoral Diocesano: Pedro Maria Godinho Vaz Patto; Teresa Isabel de Almeida Figueiredo Canotilho; Jorge e Michelle Sá Nogueira; Sofia Cristina Pereira Coutinho Reimão; Henrique Manuel Marques Joaquim; Simão Pedro Collares Pereira da Silveira Botelho. ***
7.° Os Vigários Forâneos (que não participam no Sínodo a outro título): P. António José de Barros Cardoso; P. António Alexandre da Rocha Ferreira, mccj; P. Bruno Miguel Moreira de Almeida Machado; P. Carlos Manuel Fernandes Gonçalves; P. Filipe Alexandre Gomes de Sousa; P. Joaquim Francisco Jacinto Ludovino; P. José dos Santos Dionísio; P. Nuno Filipe Fernandes Coelho; P. Rui Manuel Sousa Valério, SMM; P. Sidónio Gomes Peixe; P. Teodoro Dias de Sousa; P. Valter Henrique Machado Malaquias; P. Vítor Manuel Fernandes Gonçalves. ***
9.° Os Superiores dos institutos religiosos e de sociedades de vida apostólica eleitos por:
Religiosos: P. Miguel Alexandre Fernandes Ribeiro, CSSp; P. Albino Brás, MC; P. António da Silva Martins, OFMcap; P. José Morais, OFM; P. Luís Reyes, OSA; P. Fabrizio Bordin, OFMconv; P. João Goulão, SJ; P. José Melo, Padres Instituto Secular de Shoenstatt; P. Tarcízio de Castro Morais, SDB.*** Religiosas: Irmã Maria Deolinda de Jesus Rodrigues, MDR; Irmã Glória Lopes, CSSp; Irmã Mafalda Maria Gaudêncio Franco Leitão, SNF; Irmã Marlene Triguinha Rosa, FCSVP*** Institutos Seculares: Elisabete Maria Dantas de Pulga, Cooperadoras da Família; Paula Noronha Jordão, Fraternidade Missionária Verbum Dei***
10.º Comissão Preparatória (que não participam no Sínodo a outro título): P. Rui Pedro Trigo de Carvalho; Diác. Duarte João Nabais Nunes Ayres de Oliveira; Cláudia Maria Simões Lourenço; Inês Monteiro Souta. ***
11.º Diáconos Permanentes: Diác. José Noronha de Andrade; Diác. Horácio Félix; Diác. Leopoldo Manuel da Cunha Vaz. ***
12.º Por minha escolha: P. Doutor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma; P. Mário Rui Leal Pedras; P. Tiago Miguel Fialho Neto; Dr. João Pedro Tavares; Dr. Jorge Salvador de Sande e Castro Wemans; Dr. José Luciano Vaz Marcos; Manuel José Ferin Cunha de Magalhães e Albuquerque; Marta de Gouveia Limbert***
12.1.º Por minha escolha: Adelina Maria Rocha de Almeida; Custódio Rodrigues Alves; Gonçalo de Medina Figueiredo Barros; João Nuno Farmhouse de Castro e Athayde de Carvalhosa; Joaquim Alexandre Completo Correia da Silva; José Frias Gomes; Maria de Fátima Nunes; Maria Helena Guerreiro das Neves***
Os fiéis leigos representantes das Vigararias e a representante da Ação Católica no Conselho Pastoral Diocesano: Teresa Quintela de Brito; Ana Teresa Sousa; Sónia Filipa Silva Gaspar; Nuno Gonçalo de Oliveira Castanho Luís Fortes; Agostinho de Jesus Botelho; Luís Fernando da Silva Costa; Gonçalo Corrêa d’Oliveira; Maria Justina Simões Catarino Miguel; Vanda Cristina Moita Gouveia Oliveira; José António Paulo Felgueiras; Maria de Fátima Ramalho Fernandes Salgueiro; António Augusto Silva Antunes; Rui Tiago Ferreira Fernandes Moniz; Gonçalo Filipe Carvalho Patrocínio; Maria Filomena Santos Costa Fernandes; Maria das Neves Amaral***
ASSEMBLEIA SINODAL – HORÁRIO
30 Novembro | 4ª feira
19h00Acolhimento
20h00Jantar
21h30Invocação do Espírito Santo e Profissão de Fé
22h00Recepção de inscrições para intervenções livres
22h30Completas
23h00Descanso
01 Dezembro | 5ª feira
08h00Laudes _ Eucaristia
09h00Pequeno-almoço
09h30Plenário _ Intervenções livres
11h00Intervalo
11h30Plenário _ Intervenções livres
13h00Almoço
14h30Plenário _ Intervenções livres
17h00Intervalo
17h30Trabalhos de grupo [1º Capítulo]
19h30Vésperas
20h00Jantar
21h30Adoração
22h30Descanso
02 Dezembro | 6ª feira
08h00Laudes _ Eucaristia
09h00Pequeno-almoço
09h30Trabalhos de grupo [2º Capítulo]
11h00Intervalo
11h30Trabalhos de grupo [3º Capítulo]
13h00Almoço
14h30Trabalhos de grupo [3º Capítulo]
17h00Intervalo
17h30Trabalhos de grupo [3º Capítulo]
19h30Vésperas
20h00Jantar
21h30Momento cultural
23h00Descanso
03 Dezembro | Sábado
08h00Laudes _ Eucaristia
09h00Pequeno-almoço
10h00Recoleção
12h30Entrega da terceira redacção do documento final
13h00Almoço
14h30Análise individual da terceira redacção do documento final
17h00Intervalo
17h30Análise e votação individual da terceira redacção do documento final
19h00Plenário _ Entrega da Votação
19h30Vésperas
20h00Jantar
21h30Oração mariana
22h30Descanso
04 Dezembro | Domingo
08h30Laudes
09h00Pequeno-almoço
10h00Plenário _ Apresentação dos resultados das votações
10h30Plenário _ Intervenções livres
11h30Eucaristia
13h00Almoço
DOCUMENTO DE TRABALHO : http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/docs/2016814sinodo2016_doc_trabalho_nov16.pdf Só nos resta orar, reflectir e aguardar as conclusões. disse sergio neves